quarta-feira, 1 de maio de 2013

UMA ESTREIA NA CORRIDA RAIMUNDO BALTHAZAR DA SILVEIRA



A despeito da sua simplicidade, a Raimundo Baltazar da Silveira é uma corrida pela qual sempre tive muito carinho. São muitas (e boas) lembranças desta prova, mas a edição 2013, realizada neste feriado do trabalhador, com certeza será guardada num local de destaque em minha caixa de recordações.

Senta que lá vem estória...

Há cerca de um mês estava no Performance dando um trato no cabelo quando Ivone (que é podóloga no mesmo Salão), deixando transparecer uma certa euforia, pediu-me para que não fosse embora sem antes falar com ela.

Curioso, logo que a “mata foi derrubada” dirigi-me à sua sala para descobrir o motivo da ansiedade e o que ouvi me deixou muito feliz.

Não sou daqueles que ficam enchendo o saco de ninguém com conselhos do tipo: deixe a bebida, o sedentarismo, o cigarro, etc., mas se tem uma coisa que me deixa feliz (e graças a Deus acontece muito comigo) é quando, em reencontro com pessoas com as quais tenha convivido, fico sabendo que começaram a andar, correr ou pedalar, influenciados pelas conversas entusiasmadas e por minha rotina “corrida”.

Pois bem, Ivone, animada por minhas tagarelices sobre corrida (toda vez que entrego meus pés aos seus cuidados), começou a correr.

Perguntando-lhe detalhes sobre tempo, distância e frequência, descobri que ela estava remando, e era exatamente na ida e volta destas aulas que começara a arriscar suas passadas.

- Remando onde? Perguntei-lhe.
- Na Sede Náutica do Santa Cruz, na Ribeira.

É exatamente ali defronte que se dá a largada da Baltazar da Silveira e a proposta para que ela fizesse sua estreia naquela corrida saiu quase que de imediato.

- Esta corrida passa em frente a minha casa, há muitos anos que acompanho da janela o desfile de corredores e nunca pensei que um dia poderia fazer parte dela.

O brilho nos olhos de Ivone enquanto dizia esta frase era um indiscutível “SIM, eu topo!”.

* * *
com Amâncio, e Ivone 



Foi assim que nesta manhã, ao chegar ao bairro da Ribeira já encontrei Ivone “pronta” (número de peito pregado às costas rs) para encarar o desafio de vencer os 8km da Corrida Baltazar da Silveira.

Sabia que o máximo (estimado) que ela já havia corrido era algo em torno de 5km, por isso (e tencionando ir apresentando-a à galera) cheguei mais cedo que de costume para ir dando algumas orientações.

Com uma maratona para fazer daqui a 04 dias, correr ao lado dela seria uma espécie de “trote de luxo”, que se coadunava perfeitamente com minha planilha.


Às 07:37 foi dada a largada e lá fomos nós. Com poucos minutos já estávamos sendo escoltados pelos motociclistas que fecham o cortejo.

Chegarmos em último estava dentro da minha lista de previsões e, de verdade, não seria nenhuma vergonha. Não fizera sequer uma corrida ao lado de Ivone antes, mas por meio de uma “anamnese” havia julgado que minha amiga seria capaz de completar feliz o percurso, independentemente da colocação.



O passo miúdo e a fala tranquila (algumas vezes precisei pedir-lhe para que não conversasse muito ainda) mostravam-me que ela estava indo com sobra e não demorou para fazermos nossa primeira ultrapassagem.

Ao sair da orla e chegar à Baixa do Bonfim muitos atletas à frente começavam a alternar corrida e caminhada. Mesmo sem ter direito de cobrar nada, anunciei à novel corredora que, caso ela mantivesse o ritmo constante, em breve deixaríamos boa parte daquele povo para trás.


Ao que parece a mulher já nasceu competitiva.

Sem parar de correr em momento algum, aos poucos ela foi ultrapassando corredoras experientes e até mesmo homens (oba, não seria o último! rs) e logo, já demonstrando grande felicidade pela certeza da vitória próxima, mostrou-me sua casa, onde a aguardava, máquina fotográfica em punho, seu orgulhoso marido que, atendendo a pedidos saiu para acompanhá-la nos metros finais de sua corrida de estreia.


Com 1 hora, 02 minutos e 07 segundos de prova, Ivone cruzava pela primeira vez um pórtico de chegada, obtendo o 30º lugar na colocação geral e o 5º na Categoria 45/49 (havia 07 mulheres disputando esta faixa).

Ótimo pontapé inicial! Bem-vinda ao clube!


                                                                                              
Gil, Pataro, Amâncio, Ivone e eu

Ualace Sacramento


Éverton, eu, Guinoildo, Nevaldo e Amâncio


Igreja do Bonfim ao fundo



voando baixo





Passando na porta de casa

Ivone observada pelo esposo

Amâncio registrando chegada de Ivone

A primeira medalha a gente nunca esquece

28 comentários:

  1. Maravilha campeão! Quem começa a correr, motivado por você, jamais vai parar. Tenho certeza que a Ivone em breve estará frequentando os pódiuns! Encontrar você e os amigos do Pró-Maratona é sempre um prazer especial! Este 1º de maio jamais será esquecido. Um abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Amâncio!
      Ivone surpreendeu positivamente ontem e a gente que sempre quer mais um no clube torce para que ela tenha vindo para ficar.
      Abraços!

      Excluir
  2. Roberto,

    É muito bom, depois de um feriado e de um abandono "forçado" das corridas, curtir uma história como essa! Lembrei de quando fiz minha primeira prova. Seis km aqui em Riachão, sem muito treino e ainda chegar em primeiro! Foi o pontapé inicial para o caso de amor com a corrida. Depois do incentivo de suas histórias,vou tentar organizar minha vida para poder voltar ao prazer da corrida. Boa maratona para você.
    Abraços,
    Val

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Val,
      Corri hoje em Valente, se eu tivesse lembrado teria marcado uma corridinha aí em Riachão com você..rs Cava um tempo e volta devagar, a gente sabe o quanto esse nosso vício melhora nosso astral.
      Abraços!

      Excluir
    2. Bruno,
      Vício dos bons. Receito-lhe uma corridinha com a gente no próximo final de semana.

      Excluir
  3. É verdade!!
    Com tudo o que sempre impressiona é a sua solidariedade com os que estão começando e no processo! Parabéns a Ivone e a você! Isso não tem preço!
    Abraços e boas corridas!
    Cristina Cangussu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Cristina!
      Estamos organizando um longuinho para o dia das mães e gostaria de contar com sua presença. Na próxima semana passarei os detalhes do treino.
      Abraços!

      Excluir
  4. Que pena, Se soubesse da prova com certeza teria participado.
    Parabéns a mais nova corredora e a vc por sempre está transmitindo energia boa pra quem tá começando e pra quem gosta desse esporte maravilho.
    Apesar de não ter participado dessa prova fiz um treino bacana na paralela.
    No próximo me dá um alô que estarei presente.
    Bjs,
    Érica Sampaio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Érica,
      Falei até com Bruno na terça-feira e imaginei que o convite ia chegar a você também..rs. mas tudo bem já que mandou bem lá na Paralela. Quando voltar de Brasília entrarei em contato pra que a gente acerte o longuinho no domingo das mães.
      Abraços!

      Excluir
    2. Boa sorte na prova e estarei esperando o longuinho. rsrsrsrs

      Excluir
  5. Ivone, seja bem vinda ao mundo maravilhoso e da corrida. Roberto, incentivar é um dos grandes dons dos vencedores. Parabéns e uma excelente prova em Brasília em busca do seu RP.

    ResponderExcluir
  6. Valeu, Samuel!
    É uma pena que você não estará por lá também.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Roberto,

    Voce me avisou e nao conseguir ir, em funcao de ter treinado na terca pela manha e pela noite, mas estou muito feliz e emocionado com este post. Na semana que vem, estaremos juntos, e sabe que pode contar sempre, boa viagem, boa prova, e bom retorno.
    Abraco
    Bruno Fraga
    Ah, hoje ja treinei pela manha e vou novamente a noite... kkkkkkkk, seria isso um vicio????? rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno,
      Vício dos bons. Receito-lhe uma corridinha com a gente no próximo final de semana.1

      Excluir
  8. Salve meu irmaozinho

    Parabens para Ivone por cumprir sua prova e com boa colocação...
    Cara, quem ja correu com vcs (vc, gil, pataro, samuel) uma ou duas vezes sabe que vcs nao se importam de forma alguma em reduzir o seu passo para cuidar dos amigos iniciantes...
    o poder de uma boa inspiração heim??? "Sem parar de correr em momento algum, aos poucos ela foi ultrapassando corredoras experientes e até mesmo homens..."

    Quanto a maratona de brasilia nao vou aceitar nada menos q uma prata heim.... :)

    boa prova por la meu irmao

    Rodrigo

    ResponderExcluir
  9. Rodrigo,
    Tudo bem. Vamos tentar um bronze por lá (Gil e eu) mas não se esqueça que você faltou a seu compromisso na Ribeira no domingo e está me devendo 300 fraldas..rs
    Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Que relato lindo! Faz todo mundo voltar no tempo e lembrar da sua primeira prova, da emoção de fazer parte de um universo novo, de ultrapassar a linha de chegada... longa vida à vida de corridas da nova integrante desse grupo maravilhoso! Parabéns Ivone! Você foi muito bem apadrinhada!

    ResponderExcluir
  11. Valeu, Lu.
    É ótimo saber dessas viagens provocadas por algo que a gente dedica tempo e carinho.
    Obrigado pelas palavras.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  12. É isso ai Mega!
    Com você todo mundo ganha! Inicia, tem incentivo para os treinos, superação nos desafios e quando gosta vai embora!!!
    Valeu! Parabéns Ivone! Uma Pró-maratonista a mais no grupo.
    Um abraço
    Pataro

    ResponderExcluir
  13. É isso ai, Ivone participar de uma prova é sempre bom, a sensação gostosa é quando completa, nossa é maravilhoso, agente pede pra correr mais, muito bom, continua assim.!!! Vanuza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Vanuza!
      Parabéns pelo título da Categoria na Meia de Juazeiro.
      Abraços!

      Excluir
  14. Com certeza quem começa a correr do seu lado não para mais nunca! Parabéns a Ivone pela corrida, a primeira agente nunca esquece e ainda mais, passando pela porta de casa!

    Sensacional!!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Lucas!
      Conto com sua presença no longuinho das mães!
      Abraços!

      Excluir
  15. Oi, Roberto.

    Visito seu blog pela primeira vez e já estou te seguindo. ;)
    Parabéns pela iniciativa de correr com uma amiga. Acho que todo corredor precisa experimentar esta sensação. Ivone e você estão de parabéns por terem completado o circuito!!
    Também tenho um blog de corrida, quando der apareça por lá.
    Abraços e bons treinos.

    Helena
    correndodebemcomavida.blogspot.com
    @Correndodebem

    ResponderExcluir
  16. Helena,
    Obrigado pela visita e comentário.
    Mais tarde também darei uma passada em seu blog para conhecê-lo.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  17. Me senti tão emocionada completando minha primeira prova, superando meus limites mas só agora fiquei sabendo destes comentários. A emoção aumentou ainda mais ao ler todas estas palavras de incentivo e carinho. Não pretendo parar mais nunca. Mesmo depois de tantos dias ainda estou contagiada pela alegria daquele momento. Saber que ia correr ao lado de um atleta foi algo que me tirou o sono por muitos dias, tinha medo de atrapalhar de não conseguir, mas Roberto que não me deixou sozinha em nenhumm momento me transmitiu o tempo inteiro uma tranquilidade que aos poucos fui esquecendo os medos e ficando à vontade.
    Muito obrigado!
    Ass: Maria Ivone

    ResponderExcluir
  18. Ivone,
    Você mandou muito bem do começo ao fim na prova. Já disse no texto e repito aqui: É um prazer muito grande servir de inspiração e poder estar presente (tentando não atrapalhar) em sua estreia.
    Abraços!

    ResponderExcluir