segunda-feira, 27 de maio de 2013

RUNNING DAVENTURA 2013

Criação da Atleta e Designer Guza Rezê (5ª lugar geral  nos 14 km)
O Running Daventura continua lindo.

Realizada neste sábado, a RD, corrida que tem como pano de fundo a Mata Atlântica e se desenvolve pelos mais diversos terrenos naturais da Reserva da Sapiranga, em Praia do Forte, é praticamente uma unanimidade entre os atletas baianos.

www.runningdaventura.com.br
A diversão começa muito antes de soar a buzina.

No castelo Garcia D’Ávila (palco de largada e chegada) é contagiante a alegria de todos por estar naquele lugar paradisíaco. As 04 opções atuais de distâncias (05, 08, 14 e 21km) fortalecem (e favorecem) o conceito de corrida entre família e amigos.

Família Fraga
Numa decisão muito acertada dos Organizadores, que alteraram a ordem de largada, às nove horas da manhã foi liberado o pelotão masculino (a mulherada só sairia 5 minutos mais tarde), evitando as famosas cotoveladas no início da trilha estreita.

Parti tranquilo. Sabia que correria um pouco mais forte que o ano passado (quando vinha da Maratona de Porto Alegre), mas sem grandes preocupações com colocação na prova, já que no momento o foco são os 52km da Ultra Corrida de Montanha de Urubici no próximo mês.

Um ano depois de correr por aquelas bandas, mesmo propagando o tempo inteiro que a RD é a melhor prova que a gente tem aqui no Estado, foi surpreendente a sensação de bem estar que me invadiu por estar trilhando novamente aquelas estradas.

foto tirada por Samuel Barreto
Aquelas trilhas exercem em mim um mágico poder, o pensamento fica mais limpo e o corpo cheio de energia, vem uma vontade imensa de ter ali todas as pessoas que amo. Nada de relógio, ali quem manda é o coração. “Como seria bom treinar aqui todo dia!” Pensando assim aumenta ainda mais a admiração e o agradecimento aos Organizadores que nos proporcionam, a preços razoáveis, estar ali tendo apoio, hidratação e segurança.

Sei que fora da Bahia há várias provas do gênero em lugares maravilhosos (Urubici é uma delas), mas a RD continua sendo daquelas provas que, a despeito de toda dificuldade enfrentada, a gente já acaba pensando no próximo ano.

A Corrida


Lá pelo km 2, quando a prova se estabilizou (todas as distâncias largaram juntas), notei que meus amigos e parceiros de CT, Chico e Carlinhos (este último corria sem inscrição), seguiam juntos um pouco adiante.

Sem forçar a barra, aos poucos fui ultrapassando as pessoas que nos separavam. Na última quinta-feira fizemos um treino muito bom de mais de 20km em fartlek, mas apesar da grande vontade de curtir um pouco a viagem ao lado dos meus “inimigos de Categoria” (rs), não consegui ultrapassar na trilha o último atleta que estava entre a gente.

Em certo momento perdi contato com o corredor à minha frente e, só,  fui seguindo meu caminho. Somente quando estava entrando na praia é que voltei a avistar o rapaz que ia adiante  e Carlinhos (Chico já havia sumido), que saia da praia.


Por volta do km 18 alcancei Carlinhos, que desejando boa sorte mandou-me seguir adiante.

Finalmente a trilha nos levou ao local onde pela manhã as vãs estavam fazendo os traslados, dali até o final seria uma subida de 1,8km.

O rapaz de amarelo ia uns 500 metros à minha frente e, crendo que ele não era da minha faixa de idade, já estava acomodado com a colocação quando uma menina (com pinta de quem havia ganhado a distância a que concorrera) alertou-me, para minha surpresa, que eu estava entre os primeiros colocados:
“Só passaram 5 ou 6 dos 21k e  você está bem mais inteiro que o pessoal que tá aí na frente”.

Torcendo para ela não dizer a mesma coisa pra quem vinha atrás de mim, agradeci a dica e disparei na caça do “camisa amarela” que eu seguia desde o comecinho da corrida.

Na passagem pelo km 20 a distância diminuiu bastante e senti que, caso ele não reagisse, daria tempo de fazer a ultrapassagem.

Já nas grades dentro do Castelo, faltando apenas uns 200 metros para a chegada, respirei fundo antes de emparelhar com ele; tendo o cuidado de proteger com o cotovelo a cor do meu número (que revelava disputarmos a mesma distância), ultrapassei-o como um raio; com um “rabo de olho” vi que ele não esboçou reação, mas mesmo assim, na dúvida, mantive o sprint até cruzar a linha de chegada com 1h 36.

Mais tarde descobriria que havia conseguido chegar em quinto lugar (entretanto, para o pódio seriam chamados apenas os três primeiros), tudo bem, Chico estava nele com a terceira colocação (01h32), deixando para mim o título de Campeão da nossa categoria. Nada mal para um treino de luxo!

Chico e o belo troféu de 3º lugar
Outra coisa que só descobri quando saiu o resultado foi que o tal "rapaz" que havia ultrapassado apenas nos metros finais era na verdade um concorrente de faixa. Santa menina (rs)!

Boa semana a todos. Para engrossar o coro: que venha a RD 2014!

Com Daniela Abade

Wallace

Carlinhos, Valdir e Valdeci
com Darlene

com Ivan

 
Regenerando em Valente no Domingo





Caminho para chegar na praia
Prof. André (Corpus Vitalle) e Samuel Moreira

com Dart e Bruno
Samuel recebendo das mãos de Carol o prêmio por ter ganhado o concurso de frases com
"Correr a Running Daventura é contemplar a natureza na sua verdadeira essência".




17 comentários:

  1. Beto, a corrida foi muito boa mesmo apesar de todos os obstáculos.
    Mas ela foi no sábado viu amigo!

    Bjs e boa semana.

    Se for treinar quarta leve me fala

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivone,
      Por causa da proximidade com Urubici tô alternando apenas treinos fortes com descanso. A partir de julho, se Deus quiser, iremos marcar encontros visando dar volume a galera que vai fazer nossa maratona.
      Já corrigi o dia no texto, obrigado.

      Excluir
  2. Reitero todos os elogios a esta, que sem duvida é a melhor corrida do nosso estado, e sem duvida tem nivel internacional, ao menos de satisfacao e entusiasmo dos atletas. Parabens pelo resultado e olha que o pé estava castigado kkkk, vamos que vamos, e estaremos juntos sempre.
    Abraço
    Bruno Fraga

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Amor!!!
    Mais uma vez você conseguiu um bom resultado sem deixar de curtir a prova! Mas o melhor do fim de semana ainda estava por vir. Dessa vez você me enganou direitinho. AMEI a surpresa!!!

    ResponderExcluir
  4. "Titia" Lalá,
    Agradeço a Deus que me deu forças para enfrentar mais 300 km (de moto) depois da prova para lhe fazer esta surpresa.
    Também gostei muito de ter passado o resto do final de semana ao seu lado.
    Ósculos..rs

    ResponderExcluir
  5. Roberto parabéns pela corrida. Mesmo quando você não quer dá seu melhor acaba dando e arrebentando. Resultado excelente. Muito bom mesmo!Esta corrida é a melhor que temos por aqui.
    Abração e desejo uma boa corrida em Urubici

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dart,
      Foi um treino bem forte mas como não é a corrida principal tinha que chegar ao fim com sensação de que poderia, se preciso fosse (RS) fazer nova volta. Se Deus quiser chegarei bem em Urubici, uma colocação como a que consegui no RD já vai estar de bom tamanho, mas o negócio lá é beeeeemmmm mais complicado.
      Abraços!

      Excluir
  6. Parabéns campeão por mais uma excelente prova. Temos orgulho de você. Sabemos que você é de "aço", mas depois de uma prova dessa rodar 300 km de moto, não é mesmo para qualquer um!, mas, "Titia Lalá" merece! Mais uma vez, seu relato está ótimo. abraços.

    ResponderExcluir
  7. Amâncio,
    A única coisa que poderia tornar esta prova ainda melhor era a sua presença, mas tô sabendo que andou enfrentando umas dunas em Cumbuco...rs.
    A Tia Lalá merece sim e fazer e a gente sabe quão bom é estar com a média alta com nossas mulheres (rs, que fique claro que o plural significa: a minha, a sua, a dele).
    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Muito legal o texto! Corri 8 km... adorei o percurso, o clima da corrida, tudo! Foi a primeira vez que fui numa corrida Daventura. Ano que vem, pretendo repetir... quem sabe em 14 km. Abraços...

    ResponderExcluir
  9. Érica,
    Ainda dá tempo.
    Urubici 23/06 -SE não quer topar encarar os 52 (solo) arranja alguém para fazer o revezamento (27 subindo - 25 descendo) ou quem sabe para sentir a prova participar da novidade deste ano lá: 8 km.
    Ainda dá tempo.
    Ainda dá tempo..rs
    Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Roberto:

    Mais uma vez, PARABÉNS pela sua excelente prova!

    Realmente há algo de mágico naquelas trilhas...

    Estivemos no evento desde a primeira edição e nossa emoção de participar se renova e aumenta a cada ano.

    Participamos da escolha e marcação destas trilhas, junto com a organização do evento, mas fazê-las no dia da prova é sempre um desafio a mais.

    Esperávamos lhe encontrar na cerimônia de abertura (junto com a Lalá!). Foi um momento muito bom.

    Aquela pequena "resenha" que tivemos com Pataro no final da prova, apesar de breve, foi ótima!

    Um grande abraço e mais sucesso para você em Urubici.

    André e Angela
    Corpus Vitalle

    P.S.: O relato, como sempre, está muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Profs.
      Parabéns pelo envolvimento com a RD. A gente sabe que tudo que tem a participação de vocês fica com maior credibilidade porque carregam consigo a sensibilidade e a visão de atleta.
      Parabéns especial a Profa. Ângela pelo pódio na prova principal.
      P.S. O Pataro já está refeito e doido pra saber quem é o cara de 70 anos que chegou na frente dele... rs.. só ficou mais calmo quando disse pra ele que o corredor que aparece no site olhonoatleta com o número do tal septuagenário (1672) tem menos cabelo branco do que ele..rs

      Excluir
  11. Parabéns pela prova e pela colocação.
    Arrebentou, adorei o post. Também concordo com você que essa prova é a melhor do estado.
    Acho que te vi hoje na largada da prova da Riachuelo, mas fiquei tímida em me aproximar e cumprimentar.
    Boa sorte na ultra-maratona.
    Bjs.
    Cássia (http://cassinhags.blogspot.com.br/)

    ResponderExcluir
  12. Roberto correr num lugar desse maravilhoso é bom demais, da ate para ficar correndo mais horas, parabéns mestre...Agora tem que treinar sprint final para não bobear na chegada dos concorrentes hein...E ai esse ano vai ter Double Maratona do Rio???

    Boa semana e bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir