sábado, 19 de janeiro de 2013

TREINAMENTO DE BASE - DUNAS


Dunas - Stella Maris
Como o próprio nome diz, o Treinamento de Base serve de alicerce para o ciclo que se inicia, fortalecendo o atleta para aguentar o tranco das competições vindouras. Quem faz uma boa base (1 a 2 meses) estará menos suscetível a lesões ao longo da temporada.


Segundo Marcelo Augusti este é um momento em que "além do aprimoramento da resistência aeróbica, os corredores devem ter uma preocupação extra no que diz respeito aos treinos de força e resistência muscular, que podem ser realizados por meios de circuitos, corridas em encostas, na areia da praia ou fazendo musculação". Para ele, os treinos desta etapa devem consistir em “rodagens de média e longa duração em ritmo confortável/moderado e fartleks, onde a velocidade será trabalhada".

Em sentido horário: Chico, Valdir, Tia Lalá, eu, Bruno, Gil, Carlinhos, Alan, Rubem, Pedro, Luzia, Vanuza e Adautro
Foi assim que, em nome da ciência, 13 corredores viram-se “obrigados” a desfrutar de algumas horas de contato com a natureza na Lagoa de Dois Dois, em Stella Maris.

Na “academia ao ar livre dada pelo Papai do Céu”, como diz o Mestre Carlinhos, traçamos um percurso de aproximadamente 2,5km.


O resultado observado no grupo, ao final de quase duas horas de vai e vem (sobe e desce) em meio às dunas saltava aos olhos: companheirismo, espíritos revigorados, rostos felizes e, claro, resistência aeróbica e muscular, afinal, foi só por isso que fomos lá (eu juro! rs).


Até a próxima!















parceria  nas 5 voltas e haja estoria...rs

Endorfinada


Bruno comemorando a primeira das suas 3 passagens pela ladeira da misericórdia


A fera está de volta aos treinos



20 comentários:

  1. Beto, não pude ir, mas vendo as fotos estou tão sentida de não ter ido.


    Agora só posso treinar aos sábados em fevereiro, se tiver treino vcs me convocam! Dia de domingo dá para treinar.

    E Bruno está bem hein!?

    Bjs e Boa semana para vcs.

    ResponderExcluir
  2. Quando eu crescer quero ser igual a vcs... kkkkkkkkkkkkkk, acordar essa hora pra treinar ainda nas dunas e na chuva é pros fortes!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, parabéns!
    Giselly

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gi,
      Convidada vc estava..rs... é tão pertinho de sua casa que acho que devia experimentar qualquer dia deste.
      Valeu!

      Excluir
  3. Só tenho a agradecer o convite, não consigo expressar em uma palavra o sentimento, com certeza positivo, de esta ai com vocês. Essa galera, e porque não "guerreiros" são do bem, e vivem para o bem. Sempre que possivel, contem comigo, pois pretendo e gostaria de tambem poder contar com vocês. As palavras de incentivos e os conselhos, a cada vez que encontrava-nos no percurso, fez muita diferença, diferença que fara efeito pra sempre... Mais uma vez, aproveito para em nome de Vanuza agradecer a todos voces, até a proxima

    Bruno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno,
      Reconheço que aquela galera (da qual faço parte..rs) realmente tem um astral contagiante... mas o grande mérito de tudo que você conseguiu lá é seu mesmo... sua determinação, seu carisma e sua bondade e tenho certeza que posso afirmar isso em nome de todos.
      Abraços e até a próxima!

      Excluir
  4. Pena não ter tido condições de participar. Quem sabe na próxima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberto, belíssimo treino. Eu tenho que ficar mais forte antes de encarar esses treinos de subida, por enquanto só musculação.
      Mas que dá vontade de esquecer a planilha e imitar esse treino, isso dá!

      Parabéns pelo treino, parabéns pelo grupo de amigos endorfinados!

      Abraços
      Drica Peixoto (http://correndonaviagem.blogspot.com)

      Excluir
    2. Drica,
      O treino lá é realmente bem legal e por ser em circuito dá para juntar pessoas de vários níveis. É algo mais ligado a força e resistência que corrida propriamente dita..e claro... o imenso prazer que a gente sente por ter encarado as dificuldades também faz muito bem à cabeça. Mente sã, corpo são.
      Abraços!

      Excluir
  5. Valeu Galera! Adorei!
    Agradeço ao grupo e especialmente a Roberto pelos momentos que desfrutamos nas areias das Dunas de Stela Maris. Tenho uma ligação forte com a natureza e gosto muito de correr, viajar e estar em contato, tipo pé no chão mesmo! Já treinei muito nas areias do J. de Alá e Armação, mas nem se compara; aumentam as dificuldades assim como o prazer; é como um "bailado" nas dunas, sobe e desce o tempo todo!!!...
    Pedro Bueno

    ResponderExcluir
  6. Pedro Bueno,
    A gente é que agradece sua companhia neste treino e aproveitando o ensejo, aqui vai um novo convite:
    No domingo (para que possa juntar mais gente) iremos fazer um treino em torno de 24 km saindo e chegando na Paralela. Não vai faltar natureza... haverá grama, dunas e trecho de praia (Itapoan-Jaguribe)... dali retornamos a Paralela via Pinto de Aguiar.
    Espero que possa comparecer.
    Abraços!
    P.S. Aqui um link de um longuinho bem parecido que fizemos no ano passado. só vamos tirar o retorno por dentro do parque para diminuir um pouco a distância já que estamos em começo de temporada: http://corridaderuaecicloturismo.blogspot.com.br/search?q=d'aventura
    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Roberto,
    Parabéns ao grupo que encarou a ladeira com areia e participou de mais um belíssimo treino.
    Abração!
    Gilmar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Gilmar.
      Vi a publicação na CR falando da Ultra Salvador Aracaju.
      Abraços!

      Excluir
  8. Que belo treinamento, hum que "inveja".Um abraços a todos.
    Show de bola.

    ResponderExcluir
  9. Roberto! Tudo bem contigo meu irmão?!

    Ainda estou me decidindo quanto à próxima cicloviagem. Mínhas férias serão em julho desse ano, mas, desde o dia 24 de junho, já estarei livre do trabalho.
    Como não sei ainda para onde vou, estou pesquisando vários roteiros, um deles foi a chapada diamantina. Que lugar maravilhoso! Você já pedalou até lá? Me fala algo. Em julho, seria uma boa? O clime nesta época é propício? Abraços

    ResponderExcluir
  10. Olá,Claudio!
    No dia 22 de junho tenho uma corrida (Desafrio Urubici) que fecha o ciclo de competição do 1º semestre e para mim uma cicloviagem neste período cairia muito bem, inclusive porque terei alguns dias de férias. Toparia, por exemplo, fazer nosso passeio Recife-Salvador.... ou mesmo Recife-Maragogi.
    Quanto a Chapada, as serras exigem bem mais da gente mas há cidades maravilhosas no caminho: Lençóis,Rio de Conta, Andaraí, etc...
    Um boa opção de pedal daqueles lados também seria fazer um ponto final em Bom Jesus da Lapa, entretanto se for para sair de Recife a quilometragem aumenta bastante e vai requerer muito mais dias. Vamos tentar acertar algo via fone/email? 71 8228-2209 - (bikeselva@hotmail.com)... Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Roberto,

    Parabéns pelo excelente trabalho. Pessoas como você é muito importante na vida dos que te cercam, tens o dom da motivação. Agradeço por possibilitar melhorar a saúde e qualidade de vida de todos nos. Espero em 2013 desfrutar dos desafios com todos os amigos que treinam duro, assim, como treinamos nas dunas. Sempre avante!

    Rubem Fernandes

    ResponderExcluir
  12. Rubem,
    Obrigado... vc chegou muito bem e com certeza vai somar neste grupo.
    Não esquece de fazer sua inscrição na Corrida da Folia.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  13. Beto como é o processo da inscrição?

    ResponderExcluir
  14. No canto superior esquerdo deste blog, logo abaixo da montagem de foto da abertura há uma aba com o nome III CIRCUITOS DA FOLIA.
    Entra lá. Registra seus dados e faz a votação. Camisa agora só há tamanho M.
    Abraços!

    ResponderExcluir