domingo, 6 de janeiro de 2013

SALVADOR/DIAS D'ÁVILA (93 KM) - O BATISMO DE VALDIR


Valdir na BA 093
Promessa de Ano Novo, a pedalada desta manhã exigia-me a gratificante tarefa de levar o amigo Valdir a realizar sua primeira "viagem" a bordo de uma bike.

Não seria a primeira vez que pedalaríamos, o veinho, como carinhosamente o chamamos,  em algumas oportunidades já demonstrara grande intimidade sobre duas rodas, deixando boquiaberto quem achava que o negócio dele era "apenas" voar nas corridas de rua. 
Valdir e Gil em tiros de 3.000 mts (foto de arquivo)
Como esses pedais geralmente aconteceram pela Estrada do Coco, onde a variação é mínima, sem avisá-lo, tracei para hoje um percurso que lhe ofereceria situações  mais parecidas (ladeiras, trânsito intenso, pista estreita, etc) com as encontradas num dia comum de viagem pela estrada.


                            

Com Gil completando o time, saímos as 5:15 da manhã (via BR 324  e BA 093) para Dias D'avila, onde chegamos após 1:42 minutos de pedal tranquilo, mas consistente.

Enquanto registrávamos uma foto no portal daquela cidade e "destruíamos" uns sanduiches de queijo com geléia, notei que o velocímetro estava marcando exatos 42,200 o que me deu uma boa idéia para uma corridinha (rs)... aguardem.


                        

Pronto, agora era atravessar a cidade (6 km) para fazer o retorno pelo Pólo e pela "Via Parafuso" e exatamente quando estávamos saindo de Dias D'Avila encontramos outro trio que tornou a festa ainda melhor.

Sabendo que estávamos na estrada,  Joel (que fez seu primeiro pedal comigo justamente neste percurso), Mário e Egídio trilharam o caminho inverso para nos encontrar e, se houvéssemos combinado não teria sido tão perfeito este encontro, pois estávamos praticamente na metade da viagem..


Egídio, Joel, Mário, eu, Gil e, em destaque, Valdir
O time A do nosso ciclismo deu meia volta e agora éramos seis alegres e ruidosas crianças a caminho de casa.


                        

Não obstante as ladeiras do final da Via Parafuso, com enorme facilidade, Valdir manteve a pegada junto com a galera e em menos de 4 horas estávamos de volta a Cajazeiras. Nada mal para quem estava estreando na estrada e no dia anterior havia encarado quase duas horas de treino nas Dunas.


Com Alan, Valdir eVanuza                      
Por falar em Dunas, permitam-me um parênteses. 

Dizendo que veio para ficar,  Vanuza, que além de amiga e Pró-Maratonista é a atual Vice-Campeã do Beach Cross, ontem começou a fazer parte dos nossos treinos semanais nas areias. Olha quanta honra!
Pódio Geral Feminino da Beach Cross 2012
Sei que o amigo Valdir voltou agradecido e muito feliz consigo próprio. Provavelmente ele nem se deu conta, mas já me retribuiu com um enorme muito obrigado quando, perto de finalizar a pedalada, lançou-me a seguinte pergunta?

"Neste ritmo será que dá para eu ir a Castro Alves?".

- Claro. - Respondi-lhe.


Castro Alves  é a terra natal do "veinho" e está a 194 km de Salvador. Será que o bichinho do cicloturismo mordeu ele?


              

Boa semana!


  
                       

                        


                       

                       

                     


Matéria no Diário de Pernambuco 


12 comentários:

  1. Maravilha! Maravilha! Maavilha! Parabéns a todos. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Que grupo sangue bom viu Roberto! Gosto muito de vcs por esse companheirismo tanto para quem já pertence ao grupo como para quem está chegando.

    Valdir, seu lindo, agora está tirando onda de bike! e vai para Castro Alves assim!

    Manda um beijo para todos viu Beto,

    Boa semana,

    Bj

    PS.: E meus treinos para os 25k de Aracaju e a maratona de SP começam qdow

    ResponderExcluir
  3. Ivone,
    Se vai correr a Maratona de São Paulo os 25 de Aracaju já entrará como treino.
    Para Sampa devo começar os treinos específicos somente em meados de fevereiro, agora é caprichar na base que também não é mole não...rs
    Semanalmente estamos fazendo treinos de areia (resistência), grama (velocidade e regenerativos) e rodagens no barro... é só se encaixar.
    Os longões sem preocupação de ritmo (quando começarem) acontecerão de 15 em 15 dias já que irão alternar com os longuinhos (em ritmo de maratona.
    Por falar em Castro Alves no sábado viajaremos para lá. No domingo teremos um longuinho pelas serras com direito a ponto de chegada numa belíssima cachoeira onde devemos passar a manha tomando banho antes de retornar a Salvador...O carro de Valdir ainda tem vaga...vamos?

    ResponderExcluir
  4. Robertão, quando aquela pedalada se tornar realidade, espero poder fazer outra com a tua galera pelas estradas da Bahia! Só que para acompanhar vocês terei que colocar um pneu mais fino na minha bike... sem contar que esse sexteto deve ter um fôlego de leão! Abraços e boas pedaladas

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Cláudio,
      Estava pensando nisso estes dias. Várias vezes já pedalei daqui de Salvador para Recife, então se você não se opor minha preferência é fazer Recife-Salvador.... eu poderia ir para Recife apenas um dia antes de iniciarmos a viagem... daí quando vc chegar aqui... você conhece a galera.
      Estes dias atualizei as fotos que compõem a página principal do blog. Já viu que coloquei nossa foto lá?
      Abraços!

      Excluir
  6. Ei, quero ver essa reportagem que você postou do pedal até Exu! Parabéns por estar sempre colocando mais gente na pista, seja de bike, seja correndo! Vc tá arrasando!
    Manda ai o site pra eu ler a reportagem na íntegra!

    beijinhos e sucesso sempre nos esportes!

    Ana Carla (Ainda volto a ser parceira desse time! rsrsrsrs)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aninha!
      Mesmo sumida sua vaga no time ninguém toma.
      Vamos correr a folia? 07 de fevereiro. Opções 16 ou 08 km.
      Na próxima semana irei colocar o convite e uma inscrição aqui no blog para saber quantos seremos... se não for para me dar o prazer de tê-la jogando novamente jogando ao nosso lado que venha para somar na doação dos alimentos que iremos arrecadar.
      Um beijo!

      Excluir
  7. Roberto,
    Já estou vendo uma maratona surgindo no horizonte de salvador...
    Adorei as fotos. Excelente desafio!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  8. Gilmar (Anacarol
    Dia 1 de setembro. Vê se dá para encaixar nessa agenda de vocês super apertada.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Muito bom este batismo do Valdir. Legal o treino.

    Um abração

    ResponderExcluir