quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

CORRIDA SAGRADA 2013 / LAVAGEM DO BONFIM


A Atleta  Angelina concentrada na subida da Colina Sagrada

Reza a lenda que na Bahia o ano só começa após o carnaval.

Não sei o quanto de verdade existe nesta afirmação, mas como baiano peço licença para afirmar que esta regra não se aplica aos corredores de rua desta terra. Para a galera que gosta de vencer os 6,8km a pé (mas em boa velocidade) o verdadeiro réveillon baiano é a Corrida (e Lavagem) do Bonfim.


A escolha de uma data festiva tão importante para os baianos como ponto de partida para o ano competitivo foi uma grande sacada da FBA.

Com a "titia" Lalá e o casal de corredores fantasiados de padre e freira
Na Corrida Sagrada o clima de confraternização é total. É uma festa o que se vê de corredores (em sua maioria vestidos de branco) abraçados e desejando-se mutuamente Feliz Ano Novo antes de soar a buzina de largada.

A FESTA 
"Quem tem fé vai a pé." (dito popular)

A procissão da Lavagem do Bonfim é acompanhada por milhares de fieis que, vestidos de branco, a pé ou desfilando em carroças e bicicletas enfeitadas, seguem em busca da Proteção do Nosso Senhor do Bonfim (Oxalá para os seguidores do Candomblé) e do purificador banho de cheiro.




O ponto alto desta festa é quando o cortejo das baianas, que saíram da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia carregando seus vasos de flores, água de cheiro e vassouras, chegam à Colina Sagrada para lavar as escadarias e o átrio da Igreja de Nosso Senhor do Bonfim.



Além do bloco Afoxé Filhos de Gandhi, bandas de sopro, grupos de samba e as mais incríveis figuras são garantia de alegria e muita diversão durante todo o trajeto.



A CORRIDA 
“Quem segue crendo vai correndo.”  (Prof. André Araújo)

Muito antes das baianas (apesar do sempre lamentável atraso) e com bem menos balangandãs, os corredores baianos enfim puderam iniciar seu ano competitivo.

Essa é a sétima vez que participo desta corrida, que para mim tem um sabor muito especial por ter sido palco de minha estreia em 2007 e, também, do meu primeiro pódio.

Chegando com a "Tia" Lalá (49'20)

Competindo pela primeira vez dentro da Faixa Etária 45/49, para minha surpresa, obtive a terceira colocação nesta complicada Categoria. Infelizmente a FBA (repetindo a mesma alegação do ano passado) limitou-se a premiar apenas o Campeão da Faixa.

Fechando a prova em 24’33 (19ª colocação geral), restou-me apenas comemorar o RP desta prova, o que, diga-se de passagem, já está de bom tamanho.

Graças a Deus!
 O Atleta Isaias  dando seu recado

Axé!

Amâncio distribuindo simpatia

Agnaldo (direto de Porto Seguro para a Corrida Sagrada)

Prof. André "Quem segue crendo vai correndo" (foto retirada do FB)
Pró-maratonistas na resenha pós-corrida 
Na colina com "o Fera".

as burrinhas


o cantor Gerônimo


esperando o cortejo

Lá está ela

Mar de branco

Agradecendo ao Sr. do Bonfim
                                 Clique para ouvir o Hino do Sr. do Bonfim

12 comentários:

  1. Beleza meu amigo Roberto! você é campeão também em fazer a postagem com rapidez no seu blog. Está muito legal! Muito obrigado pela foto e a referência elogiosa. Valeu! Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Perfeito Roberto, pena que nao pude demorar muito, cheguei, peguei a medalha e tiver que sair. Mas nodia 07 estarei la com vcs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Berilo,
      Após 7 anos nesta corrida pela primeira vez fiquei para aproveitar a festa e foi bem legal.
      A gente se encontra na Corrida Folia ou antes disse se Deus quiser?
      Sábado vamos treinar nas dunas quer ir conosco?

      Excluir
  3. Na minha época eu ia era atrás de Gerônimo.... Atrás de vc eu "num guento"... rsrsrsrsrsrsr

    Giselly

    ResponderExcluir
  4. Giselly,
    " 'Seu' tempo é quando". Ir atrás do Gerônimo é coisa boa sempre. A gente pode até marcar uma terça-feira desta. Podemos ir todos juntos... ou você vai com a Tia Lalá e eu por um preço bem legal presto meus serviços de babá ao pequeno Davi.
    Amanhã vamos treinar nas Dunas aí pertinho, estenda a Helder o convite.
    Robert

    ResponderExcluir
  5. Mais uma vez os amigos reunidos que maravilha. Não tive tempo para poder participar desta corrida,(estava trabalhando)mas, parabéns a todos.
    Curtir de mais as fotos show.

    ResponderExcluir
  6. MARAVILHOSO RELATO E FOTOS INCRÍVEIS.FOI MINHA 1ªCORRIDA SAGRADA,APESAR DAS FALHAS NA ORGANIZAÇÃO VER OS AMIGOS,FAZER NOVAS AMIZADES E MANIFESTAR A NOSSA FÉ NÃO TEM PREÇO.ABRAÇOS ROBERTO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra,
      Obrigado pela visita e pelo elogio.
      A corrida do "Bonfim" é realmente muito especial. Parabéns pela estreia.
      Abraços!

      Excluir
  7. Olá, muito legal seu post falando da primeira corrida do ano em Salvador. Ainda não tive oportunidade de correr essa prova, pra quem é trabalha é complicado folgar bem no dia da Lavagem do Bonfim...o chefe ficaria doido! Mas ano que vem vou tentar participar.
    É a minha primeira visita no seu blog.
    Voltarei mais vezes, também sou uma apaixonada por corrida, mas ainda muito iniciante na modalidade.
    Bjs
    Cássia (http://cassinhags.blogspot.com.br/)

    ResponderExcluir