sábado, 22 de setembro de 2012

JUAZEIRO DA BAHIA


Após o “controle do fogo” e tendo a possibilidade de chegar um pouco mais tarde no trabalho, este sábado restou perfeito para um verdadeiro city tour pela cidade de Juazeiro.

Prevendo 03 horas de corrida, às 5:00 da manhã saí do Hotel em direção à Lagoa do Calu, onde pretendia dar algumas voltas antes de seguir viagem pelas ruas juazeirenses.


A pista em volta da Lagoa tem 900 metros de extensão; na quinta-feira havia feito um treino de 20 voltas em fartlek (10 fortes, 10 fracas) por lá e, sendo hoje sábado, imaginei que ali poderia encontrar alguém ou algum grupo preparando-se para um longão.

Não deu outra.

Logo nas primeiras voltas abordei um corredor que estivera se alongando e iniciava seu trote em direção à rua. Ao descobrir que ele iria fazer 07 quilômetros, sem cerimônias convidei-me para fazer parte do seu treino.

Eugênio (sol da primavera nascendo ao fundo)
Após pouco mais de meia hora de ritmo moderado / intenso estávamos de volta à Lagoa do Calu, onde despedi-me do veloz Eugênio e, “baixando a bola”, segui meu caminho.
Av. Adolfo Viana
Descendo pela Adolfo Viana vieram-me à cabeça lembranças da Meia-Maratona Tiradentes, que ao chegar neste ponto faz com que espichemos o olhar o tempo todo no afã de ver chegar logo a orla para poder finalizar a corrida.

Muito longe de terminar o longão de hoje, ao dobrar a esquina não havia pórtico de chegada algum, porém o quadro que se descortinou é daqueles que a gente não se cansa nunca de apreciar: o Velho Chico, suas embarcações e a Ponte Presidente Dutra.


Após muito “sobe e desce” pelas ruas próximas à orla peguei a rampa para atravessar a ponte (claro que não iria deixar de dar esse tom interestadual ao longão) e chegar a Petrolina/PE.



“Petrolina nem chegaste a perceber...”


Do lado pernambucano, apesar da grande dimensão da cidade-irmã, por causa do adiantado da hora mantive-me correndo ao lado do Rio São Francisco (tendo privilegiadíssima vista da cidade de Juazeiro) até chegar o momento de tomar o caminho de volta pra “casa”.

Nego D'água - Diz a Lenda que sua diversão é assustar os embarcados

O dia de trabalho com toda certeza seria mais feliz, principalmente porque já sabia que no fim da tarde a paisagem dessa linda cidade ficaria ainda mais bela com a chegada da "tia" Lalá.


 Até a próxima!



3 comentários:

  1. Esse sim é um treino sem igual!!
    Com uma paisagem dessas, dá vontade de correr o dia todo...

    Abração!

    ResponderExcluir
  2. Rapaz já estive neste lugar ha 30 anos me lembro como se fosse hoje muito belo e correr ai então deve ter sido muito bom em? espero um dia passar novamente nesta ponte juazeiro Petrolina correndo ou pedalando grande abraço amigo.Joel motorzinho

    ResponderExcluir
  3. Lucas e Joel!
    É realmente uma paisagem lindíssima e que aumenta ainda mais nossa vontade de correr.
    O preocupante é que não muito longe dali o Velho Chico agoniza e a discussão sobre a tão polêmica TRANSPOSIÇÃO está longe das mídias.
    Abraços!


    ResponderExcluir