segunda-feira, 26 de março de 2012

TEMPO RUN - 15KM ENTRE STELLA MARIS E JARDIM DE ALAH

Foto retirada do Blog do Augusto César 

A uma semana da Maratona de Santiago (principal desafio do primeiro trimestre), neste sábado, aproveitando a distância natural entre Stella Maris e Jardim de Alah, despedi-me dos chamados treinos de qualidade com um tempo run de 15 km.

Com um pace apenas ligeiramente mais rápido que o pretendido na Maratona, esse tipo de treino é muito bom para trabalhar ritmo de corrida.

Além dos ganhos fisiológicos e de ser uma excelente referência para as competições, o grande barato desta espécie de intervalado de longa duração é a força que ele pode exercer na mente do atleta, aumentando a auto-estima e a confiança na hora de correr.

Como se trata de um treino com foco em velocidade, portanto, em alta intensidade, costumo encará-lo com a mesma seriedade de uma prova, cercando-me de cuidados como dormir mais cedo na noite anterior, hidratação, educativos, aquecimento etc., para só então acionar o cronômetro e partir concentradíssimo para a execução.

“Treino é treino e jogo é jogo”. Quem nunca ouviu esta expressão?  Mas fazer estes 15km em 1 hora e 03 minutos às vésperas da viagem aumenta bastante a confiança no sucesso nos 42,2km do próximo domingo, principalmente levando-se em conta que ontem, diferentemente de um tempo run que fiz no mês passado (antes da Meia de SP), não forcei tanto a barra, já que estava correndo em meio a carros e um número cada vez maior de atletas que colorem nossa cidade.

Zé Amâncio, "Tia" Lalá e eu

Aliás, “meio de rua”, trânsito e orla no final de semana não são os lugares mais indicados para treinos de ritmo. Na falta de pistas de atletismo em Salvador, geralmente busco fazê-los no Parque de Pituaçu, sobretudo por conta das placas de quilometragem, ou no Pinicão onde multiplicamos voltas de 500 metros, mas ontem, além de fazer meu treino também tinha o compromisso de acompanhar a tia Lalá nos seus 40’ de grama no Jd. de Alah, o que já funcionaria como “desaquecimento”.

Mas não foi bem isso que aconteceu.

Cheguei lá e nada da tia Lalá (parece que eu tava rápido mesmo rs) e, quando finalmente ela estacionou seu carro, para seu azar e felicidade minha (rs) já havia me encontrado com o sempre simpático e alegre José Amâncio, com quem desfrutei de uma boa conversa enquanto a minha "atrasadinha favorita" fazia suas voltas no Coqueiral.


Jd de Alah
Somente nos minutos finais do treino da Titia, após “Seu” Amâncio ir embora, é que a acompanhei. De lá voltamos voando para casa, ainda a tempo de encontrar os meninos dormindo.  Não resisti. Descanso também é treino. Após repor as energias com um relaxante banho, deitei-me e adormeci ao lado dos moleques.

O dia ainda seria bem longo...



Papai e os 03 filhotes na Saraiva



Boa semana!

5 comentários:

  1. Gostei da "aula" campeão! É muito bom aprender com você. Muito obrigado pelo "simpático e alegre". A recíproca é verdadeira! Agradeço também por ter disponibilizado o link de meu blog neste post. Quem sabe receberei alguma visita de seus amigos rs rs rs. Desde já desejo-lhe sucesso na maratona de Santiago. Com certeza você vai "arrasar". Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo excelentíssimo treino. Digníssimo.

    Abração e desejo uma excelente corrida em Santiago.

    ResponderExcluir
  3. Boa sorte na corrida ...
    Cuida o chip hei... brincadeira.
    Boa corrida.
    abraço

    ResponderExcluir
  4. Como sempre estamos torcendo por você e com a certeza de que seus objetivos serão alcançados.
    Tenha uma ótima viagem e uma excelente corrida. Estamos no aguardo do relatos.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Dart, Cris, Samuel e Zé Amâncio!

    Muito obrigado pela palavras de incentivo.
    Se Deus quiser será mais uma boa corrida e o que quer que eu consiga por lá será também conquista de todos que torcem e acreditam.

    Abraço!

    ResponderExcluir