segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

MEIA MARATONA NO PARQUE DE PITUAÇU / II CORRIDA CIRCUITOS DA FOLIA

Antes dos 21k no Parque de Pituaçu

Às 5:00 da manhã de ontem, após uma noite inteira rolando de um lado para o outro sem conseguir "pregar" os olhos, abandonei definitivamente a cama e tomei o caminho do Parque de Pituaçu, onde me aguardavam 21 km, que deveriam ser corridos num ritmo que beirasse os 4'/km. Não se tratava de nenhuma corrida oficial, mas o time de "coelhos" que prometera estar presente no treino de ritmo deste Domingo era mesmo de causar insônia em muito corredor bom por aí como se se tratasse mesmo de uma competição pra valer.

Às 5:30 recebi uma ligação de Pataro avisando-me que não o esperasse lá no Parque. "Coincidentemente" passara a noite em claro e, pela primeira vez desde que corremos juntos, deixaria de comparecer a um treino. Num tom resignadamente heróico disse-lhe que tudo bem, que seguiria sozinho com a missão de tentar acompanhar Adautro, Carlinhos, Ronaldo e Valdir, alguns dos melhores representantes do nosso santuário de treino: "O Pinicão".

É claro que eles estavam ali para me ajudar. Todos iriam gentilmente reduzir o ritmo para ajudar-me a cumprir a planilha. Após um bom aquecimento puxado por Carlinhos (com direito a educativos), fomos para a placa do km 0. Mais um pouquinho de água, respirar fundo, apertar o cronômetro e lá fomos nós. Seria um caminho de ida até a placa do km 10,5, de onde retornaríamos.

No final da corrida, quando estávamos bebendo água de coco, é que viria a saber que assustei meus amigos na largada. Muitos deles chegaram a pensar que eu estava maluco (rs). Parti na frente junto com Ronaldo, que iria fazer 08 km na casa dos 27' (somente após este treino é que ele se juntaria ao grupo para "trotar" ao meu lado enquanto eu me matava para manter o pace de 4'/km).
Treino misto do sábado: ciclovia/areia
Ainda bem que eu havia conversado bastante no treino de sábado na orla junto com Vitório, Gil, Angélica, Tia Lalá, Samuel e Luciana, porque não tenho lembranças de ter pronunciado uma só palavra durante a 1 hora, 26 minutos e 11 segundos que gastamos para fazer os 21 km de ontem.

Passagens nos 21km
01 - 3:55
11 - 4:10
02 - 4:03
12 - 4:07
03 - 4:06
13 - 4:09
04 - 4:05
14 - 4:07
05 - 4:01
(20:13)
15 - 4:11
(01:01:17)
06 - 4:01
16 - 4:12
07 - 4:04
17 - 4:09
08 - 4:01
18 - 4:14
09 - 4:06
19 - 4:11
10 - 4:03
(40:30)
20 - 4:11
21 - 03:54
(01:26:11)

Tendo como RP na meia maratona 1:25:53, fiquei muito feliz pelo tempo conseguido dentro do Parque, que além das muitas curvas, piso duro e do famoso abafamento, não tem, claro, os postos de hidratação que encontramos em competição. 
Ronaldo, Carlinhos, Adautro e Valdir
Obrigado, amigos!

* * *

SALVADOR PRÓ-MARATONA - II Corrida Circuitos da Folia

Aos poucos a cidade vai retornando à normalidade.

Na próxima quinta-feira, a julgar pela quantidade de e-mails e telefonemas que temos recebido, se Deus quiser faremos uma grande festa em nosso "desfile" de ida e volta de Ondina ao Terreiro de Jesus.

As músicas já estão no ponto e a bike elétrica já passou na vistoria. Sabe-se que algumas pessoas irão correr com adereços e provavelmente teremos muito mais componentes no bloco do que as 20 camisas encomendadas para esta brincadeira, o que absolutamente não é um problema.

A idéia do SALVADOR PRÓ-MARATONA é juntar pessoas para nossa luta principal: trazer para nossa Capital uma prova de 42,2 km. Teremos gente de várias idades e ritmos e respeitaremos o ritmo dos mais lentos. Existem diversas opções de distância (basta ingressar em algum ponto do circuito).

É importante ressaltar que não estaremos numa competição (nem mesmo num treino). Não teremos batedores, trânsito fechado, medalhas ou postos de hidratação.

Acreditamos que faremos todo o percurso em menos de duas horas. O ritmo será dado pelos mais lentos e, no máximo, faremos o trajeto em dois blocos: os lentos e os mais lentos ainda.

Haverá uma bike nos acompanhando e fizemos um cálculo para que nela fossem levados itens de hidratação para as 20 pessoas que pagaram os R$ 10,00 da camisa, o que não impede que possamos dividi-los fraternalmente. Entretanto, para maior garantia, sugerimos aos demais participantes (que são muito bem vindos) que corram com os cintos de hidratação costumeiramente usados em seus treinos, ou ainda, que tragam suas garrafas para depositar na bicicleta que nos acompanhará durante todo o percurso.

A largada em Ondina está marcada entre as 6:30/7:00 e nossa passagem no Farol da Barra será entre 6:50/7:20. Para outros detalhes, acessem o post publicado neste blog no dia 06 de fevereiro.

Caso sobrem camisas e alguém tenha interesse em adquiri-las, podemos entregar lá na hora, porém, ressaltamos que o mais importante é a sua presença. Ficaremos na torcida para que gostem da brincadeira e, quem sabe num próximo evento, possam estar novamente correndo conosco devidamente uniformizados.

Até a linha de largada!

Treinando no sábado com o Exército nas ruas

Com os meninos Rafinha e Luan no "descanso" pós 21 km


Tia Lalá e Luciana na areia da praia

4 comentários:

  1. Grande Roberto,

    Tenho certeza que seu RP na meia sera quebrado, depois de um treino desses então, é só questão de fazer a prova e voar baixo!!! rsrs

    E esses coelhos... sem palavras!!

    Até tentei mas não poderei participar da folia, fica para uma próxima!

    Abs e boa diversão com todos!!!

    ResponderExcluir
  2. Esse foi um treino de elite!

    Pelo estágio atual da performance, se fosse um acorrida oficial num local sem as adversidades do Parque faria certamente um tempo menor que 1h25min.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Olá Roberto

    Queria falar contigo sobre um projeto de corrida que estou desenvolvendo. Você poderia me mandar seu email? O meu é rodrigo79@gmail.com

    Obrigado
    Rodrigo Lucchesi

    ResponderExcluir
  4. Olá, amigos!
    Espero que vcs estejam certo e no próximo dia 04 a gente consiga um novo RP na meia.
    Abraços

    ResponderExcluir