quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

II CORRIDA CIRCUITOS DA FOLIA

Pose para foto oficial da Largada em Ondina

"Mais uma vez no cenário das ruas de São Salvador" conseguimos realizar uma grande festa. A II Corrida Circuitos da Folia foi o maior Carnaval!

A chuva forte de verão que despencara por toda madrugada, e lamentavelmente havia feito várias baixas em nossa linha de largada, dera uma trégua, mas o vento frio e o céu coalhado de nuvens ameaçadoras indicavam às pessoas ali reunidas que logo, logo estaríamos todos dentro d’água, misturando "chuva, suor e gatorade".

Então o negócio era botar logo o "bloco" para andar e foi assim que, pontualmente às 7:00, após fazermos os registros de praxe, demos início ao nosso desfile, saindo da Praça das Gordinhas em Ondina com os seguintes foliões: Joel, eu, Ronaldo Oliveira, Landeiro, Ivone, Ângela, Pataro, José Amâncio, André Vinicio, Eduardo Braga,  Alan, Guilherme, Deja, Van, Gil e o nosso famoso hidrociclocinegrafista (rs) Rodrigo.


Nem bem havíamos corrido um quilômetro e a chuva voltou a cair lavando a alma da galera. 

Não demorou muito para que a Ala "apressadinhos" (puxada pelos famosos Mestre Sala Alan e Porta Bandeira Ângela) sumisse lá na frente e o pessoal da "Velha Guarda" começasse a reclamar do ritmo. Pedi-lhes paciência com aquelas crianças voadoras da frente, prometendo-lhes que buscaríamos um jeito de harmonizar o ritmo após nossa parada no Farol da Barra, onde acreditávamos que novos foliões passariam para o lado de dentro da corda.

Pataro, Ivan, Ronaldo Oliveira., Van, eu, Ângela, Zé Amâncio, Luciana, Ivone, Guilherme, Gil, Alan, Deja, Eduardo Braga., André, Landeiro, Joel e Augustinha
 Impelidos pelo vento, pela chuva e pela ausência de novos integrantes no Farol fizemos um rápido registro e, com o pessoal todo reagrupado, retomamos a levada em direção ao Campo Grande.

Os 900 metros da Ladeira da Barra foram a conta certa para trazer sintonia ao Bloco Salvador Pró-Maratona e escrevermos um novo Enredo.
bloco afinado
Era possível notar que aos poucos aquele grupo tão heterogêneo (apesar da união em torno de uma mesma paixão: a corrida), com vários desconhecidos entre eles, ia virando uma boa mistura, uns ajudando aos outros.

O tempo individual de cada um deixara de ter o valor costumeiro. Aquilo não era uma corrida, era uma Comunhão, em que se podia alegrar-se com a superação de um (vencer uma ladeira, alcançar novas distâncias), contagiar-se com a alegria e simplicidade do outro.
Gil e Deja
É sempre muito prazeroso ver algo que você imaginou um dia tornando-se realidade. Em alguns momentos, embalados pelas músicas de antigos carnavais, pude com muita satisfação ver todos correndo sorridentes, brincalhões, dançantes, completamente olvidados de tempo, planilhas ou frequência cardíaca.


À nossa passagem deixávamos um enorme rastro de alegria:
  
Um Operário que deixou seus companheiros para vir correr/sambar conosco;

folião na área
Uma repórter que fazia uma gravação na Praça Castro Alves deu uma pausa no seu trabalho para nos perguntar "até onde íamos com tanta alegria";

Na descida da Barra, três senhores trocaram a caminhada que faziam para correr ao nosso lado ao ver/ouvir a festa que fazíamos;

Pessoas nos pontos de ônibus, seguindo a pé ou de carro para seus trabalhos, policiais, vendedores ambulantes, ninguém ficava indiferente àquele bando de malucos correndo felizes e enfeitados pelas ruas da Folia. Os sorrisos se multiplicavam no rosto de todos.


Na Av. Sete, Léo, amigo de Pataro, ingressara no Cordão e com mais esse folião alcançamos o Terreiro de Jesus, local onde o bloco faria a meia volta.




Cada vez mais afinados fizemos o caminho de retorno com algumas rápidas paradas para fotos. No Porto da Barra ainda tivemos a aparição de Eduardo, que apesar de estar indo trabalhar, desceu da condução para correr conosco por alguns quilômetros.


O final estava chegando e a levada ia diminuindo, talvez num inconsciente desejo de prolongar um pouco mais este dia tão especial que deixará saudades. Mas se Deus quiser ano que vem teremos mais!


Agradecemos à Pombo Correio pelo apoio dado ao Evento e a todos que participaram ou mesmo tencionaram participar da II Corrida Circuitos da Folia. Em breve a nossa luta para trazer para Salvador uma Maratona ganhará novo capítulo e todos estão convidados a ingressar conosco nesta jornada.



Que a paz, a felicidade e a energia desta manhã se espalhem por todos os cantos de nossas cidades durante o Carnaval!

Todos que sairam da Praça das Gordinhas cumpriram os 16,5 km de ida e volta
Eta, Sergipe que dá coisa boa
Alan e Ângela (Casal de Mestre Sala e Porta  Bandeira

12 comentários:

  1. Roberto meu amigo parabéns pelas fotos eu mando um abraço ao atletas de Salvador, em abril tem ultramaratona em Porto Seguro quero ver todo mundo lá. vou divulgar amanhã. abraços e ótimos treinos

    ResponderExcluir
  2. Muito bom mesmo, me deixou um pouco de inveja. Sei que preciso de um grande capricho para ingressar no seu grupo rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Roberto, Parabéns pelo treino. Como sempre muito unido e caloroso.

    Um excelente carnaval a todos!!! De muita energia boa e também de corridas ao longo destes dias. Bom carnaval a você, tia Lalá e sua família como um todo.

    Forte abraço

    ResponderExcluir
  4. Fazer algo novo, diferente, que saia da sua rotina é algo que faz a gente se sentir capaz de ir além. A corrida tem me propiciado momentos que eu nunca imaginei vivenciar, o treino de hoje foi um deles. Agradeço a todos pela oportunidade de ter visto a cidade com outro olhar, de ter feito novas amizades e de perceber como coisas simples podem nos tornar mais felizes. Até a próxima!

    ResponderExcluir
  5. Maravilha grande Roberto! Você, além de excelente maratonista é também um ótimo narrador! Que beleza! Participar do seu grupo, receber o carinho de todos vocês, foi fantástico. Jamais esquecerei e aqui faço um vaticínio: Essa corrida ainda vai ser oficial e que ninguém tente se apoderar da idéia. Ela é sua meu irmão! Parabéns!!! Vamos q vamos.....

    ResponderExcluir
  6. A corrida foi maravilhosa ao lado de pessoas com maravilhoso astral que se mostrou nas foi nosso bloco da folia com corrida no pé! E esse relato do fato incentiva muitos a participarem da próxima! Vamos marcar a próxima!


    Ótimo carnaval a todos com muita paz e alegria!

    ResponderExcluir
  7. Enquanto a chuva molhava vcs correndo nós aqui no Rio na semana passada também tivemos uma bela corrida na marques de sapucaí onde o sol estava de rachar, parabéns a todos que contemplaram nesta corrida Roberto.

    Bom Carnaval e bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  8. Excelente iniciativa! gostei muito! Com chuva, sem chuva mas com o principal: Uma galera animada e motiva com um único objetivo! completar bem a II Corrida Circuito da Folia! Parabéns a todos e aos idealizadores!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns Ultra! Todos os eventos Salvador Pró-Maratona estão sendo bastante prazerosos! E cada vez mais pessoas passam a integrar esse grupo.
    Um abraço
    Pataro

    ResponderExcluir
  10. Sempre muito bom fazer parte dos treinos inusitados que Roberto inventa... ainda mais com essa galera que se topa tudo quando o assunto é corrida.
    Bons treinos!

    ResponderExcluir
  11. Muito obrigado a todos tanto pela participação quanto pelos comentários.
    No ano que vem, se Deus quiser, teremos mais corrida Circuitos da Folia.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Nossa que legal amei seu excelente comentario parabéns Roberto muitas historia pra contar pra nós e msravilhoso correr assim em grupo de corredores fantastico a corrida se torna prazelosa pra se completar todo o percurso bem.um forte abraço a todos.Vanuza Lins

    ResponderExcluir