segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

DE SALVADOR A BARRA DO JACUÍPE / FAMÍLIA

Ângela e Pataro na Estrada do Coco

Luan, Rafa, eu, Tia Lalá e sua mãe (Tia Têtê) em Praia do Forte
O trajeto do longão deste domingo, que marcava a despedida dos treinamentos do período de Base, foi escolhido levando em conta um passeio pré-agendado com minha namorada em que nos faríamos acompanhar, além dos famosos moleques Luan e Rafael, da tia Tetê (minha sogra) e de  Lara (afilhada da “titia” Lalá).

Todo praticante de esporte de longa duração conhece o desafio que é harmonizar a rotina de treinos com a convivência familiar. Como ninguém deseja ver a saúde e o prazer proporcionados pelo seu esporte transformados em problemas, o melhor caminho para esta conciliação, parece-me, é a combinação de diálogo e bom senso (além dos malabarismos).

Então, aproveitando que iríamos viajar para o Litoral Norte (novamente Imbassaí, mas desta vez sem a bike), convidei Pataro e Ângela para fazermos nossos 33 km na estrada, avisando-os que de lá eu seguiria viagem enquanto eles voltariam de ônibus para Salvador.

Apaixonados por esse tipo de corrida que vai de um ponto a outro, meus convidados toparam na mesma hora.

Pataro,  Ângela (prima) e eu saindo no estacionamento no KM 0 
6:00 da manhã, sob uma forte chuva, demos início à nossa jornada no Km 0 da Estrada do Coco, o que não impediu Ângela de dar logo aquela disparada costumeira.

Nossos longões são sempre recheados de muitos causos. A gente não se cansa de contar e recontar estórias enquanto as pernas seguem trabalhando. É apertar o cronômetro e ligar a matraca, mas com “Anjinha” não tem isso não. Para ela tanto faz sair para correr 5 ou 50 km, o ritmo é sempre o mesmo. É vacilar distraído com alguma estória e quando a gente se dá conta ela já está lá na frente. O mais engraçado é que sempre tem um para passar buzinando ou gritando coisas do tipo: “Tá perdendo pra mulher” (rs).
"pega ela aí, pega ela aí"
 Já estávamos correndo há mais de uma hora quando a chuva resolveu dar uma trégua e fomos brindados com um maravilhoso arco-íris.


Na passagem por Arembepe liguei para casa para ver como estavam os preparativos da galerinha e descobri que já estavam com tudo no carro e que sairiam tão logo terminassem o café-da-manhã.

Faltando menos de 1 km para chegar a Barra do Jacuípe a Titia Lalá nos alcançou. Fiquei superfeliz porque estava torcendo para que os meninos vissem o papai ainda em ação. Pedi-lhe que seguisse adiante (até a passarela) e aguardasse nossa chegada.

Antes de finalizar o treino, a menos de 200 metros de onde me aguardava o carro da família, ouvi que me gritavam de um mercadinho à beira da estrada; quando me virei para olhar, demorei até para entender o que estava acontecendo.

Ao mesmo tempo, num mesmo lugar, duas pessoas que não se conheciam me acenavam, uma delas era tia Marli (acompanhada da neta Mariana) e a outra era Machado, um amigo e vizinho de bairro. Ambos estavam veraneando ali. Desviei o caminho para cumprimentá-los e corri para alcançar meus parceiros de corrida que já se aproximavam da linha de chegada.

/Registrando a chegada - Após 3:h e 19 minutos: : Ensopados e Felizes
 Debaixo de uma gostosa chuva comemoramos o final de nosso delicioso longão e nos despedimos. Enquanto Pataro e Ângela atravessavam a rodovia para pegar condução de volta a Salvador, eu assumia o volante do carro e, antes de seguir viagem, acatando a intimação de tia Marli, fizemos uma paradinha na casa dela, onde aproveitei para trocar de roupa e fazer uma boquinha.
Mariana, Luan e Rafael e a Família Batata em Jacuípe
 É muito bom ter o apoio da família!











5 comentários:

  1. Família é TUDO na vida Roberto. Que belezão de treino...com direito a arco-íris não tem coisa melhor.

    Abs

    ResponderExcluir
  2. Grande Roberto,

    Temos que ter esse jogo de cintura para não deixar nada de lado e a família apoiando fica melhor ainda!

    Que beleza o longão junto com Pataro e Ângela, só ultras!! rsrs

    Bons treinos!!

    ResponderExcluir
  3. Roberto fazer um belo longão desse e ainda mais aparecendo o arco íris e depois desfrutar das belezas de Salvador descansando nesse resort isso não tem preço parabéns meu amigo e eu ainda nem comecei o período de base por causa que estou cuidando da lesão na perna...
    Valeu campeão...boa semana e bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  4. valeu betinho foi muito bom esse treino
    ate o proximo
    um abraço
    assinado :anginha

    ResponderExcluir
  5. Oi. Pessoal.
    O arco-íris sempre serve para nos lembrar da presença de Deus.
    Dart, nosso próprio treino já estava sendo em família... Ângela é uma prima e Pataro um desses irmãos que a vida me trouxe.
    Jorge tenho certeza de que a lesão da sua perna já foi embora e que seja pra não mais voltar... Bons treinos!
    Lucas a gente está esperando você para brincar num destes longões.
    Abraço a todos!

    ResponderExcluir