domingo, 8 de janeiro de 2012

PARQUE DE PITUAÇU EM DUAS ETAPAS

Chegando no Parque 

Com a “Corrida do Bonfim” batendo às portas e no intuito de trabalhar também velocidade no treino, neste final de semana resolvi alterar a planilha, que indicava um longuinho entre 20 e 25km, para incluir um tempo run de 5km e uma pedalada. Como não tenho CREF, não posso dizer que farei os 6,8km da Corrida Sagrada mais rápido, mas que o treino ficou muito legal, ah isso eu posso dizer que ficou.

Vejamos:
Sábado, 6:30 da manhã, um pouco tarde para nosso padrão, mas também já pensando em treinar num horário que fosse próximo ao horário da corrida, encontrei com o amigo Pataro no Parque Metropolitano de Pituaçu. Era a primeira vez no ano que iríamos treinar juntos e isso por si só já era motivo de muita satisfação.

O belo Parque de Pituaçu, apesar de todas as dificuldades para correr, como piso irregular, muitas curvas, abafamento, etc. (sem contar a pouca segurança), sempre é um lugar que procuramos quando queremos correr de olho no relógio. Com placas de 500 em 500 metros por toda extensão da trilha de 15km que circunda a Lagoa, fica muito mais fácil o controle do ritmo. Um bom argumento para treinar ali é saber que por conta destas dificuldades, todo tempo que se consegue durante os treinos com certeza será baixado nas Provas.

Ontem, em ritmo confortável, corremos até o Km 7. Enquanto subíamos íamos deixando copinhos d’água, que seriam utilizados na volta, sobre as placas dos Km 2 e 4. Com 37 minutos alcançamos o lugar de retorno. O caminho inverso (do 7 ao 0) estava divido em um tiro de 5km e um trote de recuperação nos últimos dois quilômetros.

Após umas esticadas zeramos o cronômetro e demos início à parte mais veloz do treino. Aquecidos que estávamos pelos 07km da subida, largamos forte, sabendo que teríamos um copinho de água para cada um com 3km de corrrida e outro no final da nossa prova de 5km. E num passa e repassa alcançamos quase juntos nossa linha de chegada no Km 2 (Pataro com 20min e eu, 19min49).
Tempo Run
Km
Tempo
1
03:49
2
03:55
3
03:57
4
04:04
5
04:02

Contentes com nosso treino, fizemos os últimos 02km de recuperação envolvidos no velho e bom converseiro de sempre. Causos e mais causos. Pataro precisava ir embora para levar a esposa ao trabalho. Eu ainda iria para a segunda parte...

com Adenísio (Loca Bike)
Dentre outras coisas, no Parque de Pituaçu existe um lugar onde se podem alugar bicicletas. Então fui matar a saudade de andar na trilha pegando uma das bicicletas da Loca Bike com meu amigo Adenísio. A Loca Bike funciona todos os dias das 07h às 17h. As bicicletas, apesar de não serem as mais novas do mundo, sempre estão com a manutenção em dia, o que dá ao usuário segurança para desfrutar da beleza do Parque.

Em pouco mais de 45 minutos de muito verde e oxigênio, completei os 15km da volta e dei por cumprida minha planilha.

Boa semana a todos!
trechos da trilha


7 comentários:

  1. Roberto vamos marcar um dia um passeio de bike por aí. Assim além de fazermos um ótimo passeio ainda locamos bike na mão do seu amigo.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Boa lembrança de lugar agradável em Salvador...e como é que está a segurança do Parque?

    ResponderExcluir
  3. Grande Roberto,

    É tempo de volta aos treinos buscando os objetivos de 2012 e nada melhor do que começar na companhia de um grande amigo.

    Fiquei com água na boca mas não poderei participar da corrida sagrada, terei que trabalhar no dia.


    Abs

    ResponderExcluir
  4. Treino com vocês é sempre um bom treino, ainda mais num lugar desses, mas hoje passou um reportagem na Tv que a segurança no parque não está sendo uma das mais confiáveis.
    Bons treinos!

    ResponderExcluir
  5. Pessoal!

    A segurança do Parque realmente é algo que está entre os problemas mais graves daquele belo lugar. Entretanto, não me parece tão difícil de resolver. Bastaria vontade política. Aliás isso ficou bem claro nas ocupações lá no Rio de Janeiro.
    Afora o primeiro Morro retomado, em todos os outros casos não foi preciso disparar um só tiro para expulsar os bandidos. Foi só o Estado dizer vou entrar e pronto. Aliás temos aqui mesmo em Salvador exemplos como o Nordeste e o Calabar. É uma área muito linda, poderia ser revitalizada e tornar-se um ponto de encontro das pessoas de bem que vivem nesta cidade.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. sim o parque é o centro de lazer mais bonito de salvador se loka bike anda-se de pedalinho desfruta-se de um verde de oxigenio puro cheiro de saude,devemos alertar os politicos veredores e policia que a segurança ta precaria risco de assalto é constantes temos que mudar pra melhor não podemos deixar esse lugar morrer eu ja vestir a camisa e voce!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. David Perkan.
    Seria uma vitória para todos nós que gostamos de natureza e esporte.
    Conte conosco!

    ResponderExcluir