domingo, 12 de fevereiro de 2023

CORRIDA DAS DUNAS 2023

 

"Prepara-se o cavalo para o dia da batalha, mas o Senhor é que da a vitória'' - Provérbios 21:31

E chegou enfim, o dia da quarta edição da Corrida das Dunas...

A prova organizada de maneira excelente por Eduardo Varoli e Weider Polha, veio de novo nos salvar no quesito “pôr à prova os  treinos do período de base”.

Com uma nova redução na quilometragem da prova principal e o nível competitivo cada vez mais alto, cheguei na área de largada, consciente que entregar os atuais 6k da prova brigando por colocação seria algo bem distante de algo confortável, 

Manoel, eu, Josenilton, Ramon, Sérgio, Lourenço, Val, Ivan, Alan, Su e Pataro

Como diria o filósofo Bambam, "faz parte! (rs). O importante mesmo era/é agradecer a Deus (sempre) a oportunidade de estar ali,  no aguardo do soar da buzina, ao lado de tantos amigos dos treinos do dia a dia, com a boa sensação que estávamos todos  tranquilamente preparados para dar nosso melhor.



5,4,3,2,1 fommmmmm.... e lá fomos nós.

Mesmo saindo bem mais tranquilo que no ano passado (esse ano fora retirado o trecho de single track logo do começo), sem forçar a barra, em menos de 500 metros assumi a dianteira do pelotão.



Não era exatamente o que queria, os caçadores eram muitos, mas com ritmo razoavelmente controlado (nível de careta baixo ainda rs), segui sem me intimidar com a situação.

O tempo mostrado no relógio ao atingir a marca do km 1, era exatamente o que havia definido nos treinos como alvo.



Seguindo o plano traçado mentalmente, apertei o passo no km2. Aos poucos senti que ia me desgarrando do pelotão.



O som de uma pisada  familiar imediatamente após os meus passos, indicava que o amigo Davi  (não disse que tava cheio de feras) seguia ali por perto para me dar o bote, como havíamos nos  prometido nos treinos.

Próximo ao km3, no último morro antes da  passagem na Mãe Stella, dois outros atletas chegaram para a festa. 

Numa rápida conferida, vi que um deles era o Marcelo dos Santos, atual vice-campeão da prova, com quem minutos antes da largada havia trocado umas palavras, dizendo da felicidade dele não estar inscrito,  Ledo engano, rs.

Naquele momento, julgamos  (Davi e eu) que ele estava apenas "puxando" o colega de equipe, quando na verdade era exatamente o contrário. Tarde demais, principalmente para Davi que havia partido atrás do cara errado.

Apenas na chegada do km 4, durante a subida do Morro do Urubu, maior da prova,  confirmaria com Marcelo quem era o verdadeiro inscrito.


Durante a descida do morro, quando se tem um grande campo de visão, nenhum atleta aparecia podia ser visto. O que implicava que nos 2km finais, teríamos ali entre nós a decisão dos 03 primeiros colocados.

Novamente lamentei a retirada do sobe e desce dos morros. Chororô à parte, naquela batida seguimos até o fim, onde cruzamos a linha de chegada, separados por 20 segundos, todos na mesma casa de 33'.


Ao nos aproximarmos do Abaeté, aumentei o nível de caretas e parti para tentar, pelo menos, chegar brigando com o amigo Davi. 


O negócio é ali pertinho, mas fica looonge. Marcelo havia vencido, o vice já estava em ótimas mãos.

Feliz com a corrida que havia entregue, reduzi o ritmo para,  "de berimbalha", cruzar o pórtico em terceiro lugar geral.

Com Macson em 4º e Bené em 5º, no pódio geral que este ano premiou os 05 primeiros

Assim que cheguei, tratei logo de dividir, num breve relato via aplicativo de mensagem, a nova conquista com o Mestre Marcelo Augusti. 

 Agora era esperar a turma do Salvador Pró-Maratona. 

Missão prazerosa que passou rapidinho. Logo estávamos todos euforicamente reunidos. 


Destaque especialíssimo para Sueli Mascarenhas, campeã geral feminina.








Lourenço e Josenilton



Homenagem da corrida a filosofia Salvador Pró-Maratona

Josenilton e Ramon

chegada de Val, garantindo o título da categoria



Pataro e Alan










6 comentários:

  1. Parabéns, Beto!!!!! Brocou ao reduzir seu próprio tempo e chegar em 3o lugar ao podium. Show!!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns 👏 👏 👏 👏 👏

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Roberto ! Obrigado pela participação , você fez bonito !

    ResponderExcluir
  4. Sucesso!!!! 👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  5. Parabéns! Vocês arrasam 🤌👏🎉❤️

    ResponderExcluir