domingo, 6 de novembro de 2022

CASADINHA "À MODA DA CASA" : CORRIDA NO CAMINHO DA PAZ E PEDALADA DE AMARGOSA A SALVADOR

Sérgio, Naldo, Manu, eu e Joanildo

Reunindo praticamente o mesmo grupo que havia ido ao Caminho da Paz por ocasião do dia dos pais em agosto último, neste feriado de finado, retornamos ao Vale do Jiquiriçá.

Desta vez a diversão seria uma casadinha  com a cara deste nosso cantinho aqui (Corridas e Pedaladas), com a seguinte estrutura:

Correr os trechos 3 e 4 do Caminho (Alto da Lagoinha/Mutuípe/Jiquiriçá/Cachoeira dos Prazeres) com aproximadamente 41k de serras e estradas rurais;

Voltar pedalando de Amargosa, cidade onde montamos nosso QG, para Salvador (140k aproximadamente).

A VIAGEM

Caminho da Paz é sempre sinônimo de reflexão profunda.

À medida que vamos nos embrenhando pelas estradas rurais e vivenciando o sobe e desce incessante das  belas e desafiantes, tudo ali só aumenta nossa conexão com o Criador.

Paisagens verdejantes, barulhinho bom de água correndo, voos de pássaros, canto de cigarras, a Natureza vai nos engolindo, o resto é o resto.

Há mais de uma década apresentando o Caminho para outras pessoas, foi com a expectativa de recarregar as baterias e estreitar ainda mais os laços de amizades que "pegamos' a estrada para a cidade de Amargosa.

A CORRIDA

Ainda estava escuro quando deixamos a "Cidade Jardim" em direção ao Alto da Lagoinha onde iríamos fazer nossa largada.

Dia amanhecendo lindo, partimos...

Aos poucos fomos nos separando e na passagem em Mutuípe, 17 km depois, lado a lado seguíamos, Naldo e eu.

Ali também ocorreria o revezamento entre Manoel e Joanildo (único estreante no Caminho).

Quando estava prestes a entrar na cidade de Jiquiriçá (ótimo prenúncio para nossa pedalada no dia seguinte), fui alcançado por Manu, e juntos chegamos no cartão-postal, nosso destino final daquele dia, a Cachoeira do Jiquiriça.

Em breve todos estaríamos reunidos para partimos em busca de um recompensador almoço de confraternização.

A PEDALADA

Às 04 da manhã, após boa noite de sono, botamos (Manoel e eu) as magrelas na estrada.

Perto de amanhecer seríamos alcançados pelos amigos que retornavam de carro para Salvador, e gentilmente nos seguiram por alguns kms até o clarear do dia.

Por volta das 6h30 da manhã, saindo da sinuosa rodovia que liga Amargosa a Santo Antônio de Jesus, combinamos (Manu e eu) de almoçar em Nazaré das Farinhas.

Pontualmente às 8h, estacionava a bike na histórica cidade.

Após um excelente "reabastecimento de tanques", partimos novamente para a estrada.

Na passagem pela ponte do Funil, nova parada, desta vez para apreciar a paisagem e fazer registros.

Em pouco tempo estaríamos no Ferry Boat, curtindo a linda travessia da Bahia de Todos os Santos.

Desembarcando no Terminal de São Joaquim, agora era só seguir pelos poucos quilômetros até o Aquidabã, onde havíamos deixado o carro de Manu para fechar o pedal e partir para as atividades do cotidiano.

Graças à Deus!

Clique no vídeo para ver um pouco mais