quarta-feira, 18 de setembro de 2019

MARATONA DE SALVADOR 2019 / PATARO X MARCONDES: O PRIMEIRO ROUND JÁ FOI...


E chegou o grande dia...

Correr “em casa” uma prova tão desejada segue parecendo um sonho (como é bom!!!), mas na verdade a Maratona de Salvador já é uma realidade no cenário nacional, e com alguns naturais ajustes, tem tudo para um dia estar entre as melhores do país. 


Rebeca (e o belo visual do Cristo)  perto de fechar sua 5a. Maratona
A evolução é visível, e não há como negar o bom trabalho que está fazendo a Prefeitura Municipal. Os pontos positivos são muitos, mas sempre há o que se aprender com as provas já consolidadas. Uma coisa que, particularmente, julgo crucial, é a divulgação da data, e concomitante abertura das inscrições da próxima edição, o mais próximo possível do término da Maratona.

Isto facilitaria a programação tanto do calendário pessoal de treino de cada atleta, quanto dos gastos com passagens, hospedagens, que sabidamente ficam mais baratos à medida que podemos antecipá-los.


Em destaque (de azul) O Assombrado Marco partindo para sua primeira missão de 42,2 km
Seguindo na toada de dar um feedback, uma coisa que nos chamou atenção foi o quão estreitos estavam os tapetes de cronometragem. Não podemos afirmar que isso tenha relação com a divulgação do resultado cheio de inconsistências ao final da prova (eu mesmo aparecia como 2º lugar na categoria e terceiro no geral, rs), mas foi bem estranho ver todos passando pelo pórtico tentando botar pelo menos um pé no tapete, que não tomava toda sua extensão, na busca de se "garantir".

Bandas ao longo do circuito foram boa sacada, e no momento em que passávamos por elas, imediatamente lembrei-me do primeiro texto do Salvador Pró-Maratona, escrito nos idos de 2011, de onde, por acreditar ainda pertinente, transcrevemos o seguinte trecho:




"O apelo turístico em nossa Capital é muito grande. Entre outras coisas, é famosa a receptividade dos baianos, a musicalidade, a culinária e a beleza de nossas praias. Tudo isso poderia ser explorado no percurso com, por exemplo, trios-elétricos nas ruas, apresentação de capoeira (Buenos Aires tem casal dançando tango e diversas outras manifestações artísticas durante todo o trajeto da Maratona), água-de-coco nos postos de hidratação, talvez até um acarajé no kit pós corrida (rs). Brincadeiras à parte, acredito que um trabalho sério poderia, em pouquíssimo tempo, fazer da Maratona de Salvador uma das mais procuradas no calendário nacional".


Vantagens de correr em casa - Pataro ganhando uma força de Eugênios nos kms finais da Maratona

Estamos num bom caminho...

A PROVA 


Largada - Ao fundo Pataro e Marcondes numa mesma tomada
Com os olhos já voltados para as duas próximas competições (ambas fora do asfalto), como prometido no post anterior, os 42,2 km do último domingo foram um maravilhoso treino de luxo entre muuuuitos amigos. 
Entre amigos
Parte da viagem foi feita ao lado de alguns, outros tantos cruzaram conosco em algum momento dela, mas o carinho foi sempre a tônica, até uma água de coco ganhei de presente na altura do km 32 com um entusiasmante "Você merece, Encarnação!".



Com pouquíssimas consultas ao Garmin durante o caminho, correndo de forma tranquila e linear, com 3h e 13min cruzei o pórtico de chegada, obtendo a terceira colocação na Categoria 50/54 (apenas o primeiro está sendo premiado com troféu, algo que poderia ser revisto), inegavelmente feliz e agradecido a Deus por mais essa conquista.



Naquele momento me fazia a mesma pergunta que vocês devem estar se fazendo agora? E a disputa Pataro x Marcondes (Salvador x Maceió)?



Menino, a briga foi pra lá de boa...


Pataro e Marcondes no começo da prova
Em Itapoan, na virada da meia maratona, havia tido a grata surpresa de ver que todos dois estavam pouco atrás de mim. Marcondes liderava a peleja com uma frente de mais ou menos 500 metros.


Virada da meia maratona, seguido de perto pelo dentista João Laporte
Logo que peguei minha medalha, parti buscando assumir meu lugar no "camarote" para ver o resultado da "luta".
Nem deu tempo sentar e já ouvi pessoas gritando "lá vem Pataro", enquanto saudavam sua vitória neste primeiro round. 
Chegada de Pataro  ao lado de Carla Barbosa
Interessante dizer que tanto no dia da prova, quanto nos subsequentes (o que também se verificou nos relatos dos dois amigos sobre comentários ouvidos no percurso) o povo entendeu e aderiu à brincadeira.

Pataro fez 1 x 0 para Salvador, jogará pelo empate lá em Maceió (podendo perder por diferença inferior a 1 minuto segundo a única regra da disputa:

"Se a diferença de tempo entre os dois atletas for inferior a 1 (um) minuto, a "partida" será considerada empatada".

Que venha a Maratona de Maceió  ...
Registre-se porém que o "jogo" aqui não foi nem um pouco tranquilo. Basta dizer que até o km 32 Marcondes me seguia de perto e que, empolgado pela possibilidade de estabelecer 3h15 (o que representaria novo RP), seguiu dando seu máximo, até que veio a quebra no km 35, coisa que aliás aconteceu com muitos outros bons corredores, e somente no km 38, Pataro, sempre gentil, depois de tentar reanimar o rival-amigo, foi aconselhado por este a seguir seu caminho.

Ou seja, a disputa está em aberto. Marcondes tem total condições de fazer o "dever de casa" em sua terra, e quem sabe não precisemos de uma partida extra para decidir a peleja. Pensando bem, acho que vou inserir mais uma regra nesse duelo. (rs)

Até a próxima!





Gilson, outro Assombrado a estrear na Maratona

Galera dando uma força na prova


Val voando nos 10 km.
Regenerativos da Semana
Segunda - 20' de terra batida em Stella


Quarta (hoje) 8 km entre trote e caminhadas na Ribeira  com Eli, Sera  nosso próximo Maratonista?


E o mais novo dos recovery do papai..



17 comentários:

  1. Parabens, vocês são campeões!vi uma postagem de vocês do ano de 2011, voces fizeram 50 km na canela ( SSA- Praia de Itacimirim,no mesmo dia retornaram de bike para Salvador (55 km ) até estela meses. Vocês são ultras.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado!...Da próxima vez, deixa seu nome na mensagem.

    ResponderExcluir
  3. Que bom que a semente plantada por vcs vingou!
    Corri duas meias e a maratona de 2017 e 2019 em Salvador, e é sempre muito bom correr aí, junto de amigos acolhedores. Falando nisso quero agradecer a forma com que fui recebido pelo amigos baianos e principalmente a vc Roberto pela acolhida. Qto ao desafio? Fico lisonjeado em participar junto de vc e Pataro (sempre referências para mim). Parabéns para Pataro pelo 1° round, mas ainda não me dei por vencido rsss. Sejam bem vindos a Maceió. Aguardo vcs meus amigos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Marcondes. Já recomendei a Pataro que não aceite nenhum tipo de água ou comida aí em Maceió, rs.... Pra não ficar como o Branco naquele jogo contra a Argentina. rs

      Excluir
  4. Mais um relato incrível do nosso amigo blogueiro e ultra corredor. Concordo plenamente com você, a prova está se consolidando e amadurecendo sim. Com certeza a divulgação prévia da data trará mais competidores para nossa linda cidade.

    ResponderExcluir
  5. 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽...aguardando post dos próximos capítulos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cássia,
      O segundo round será, sob a permissão de Deus, no dia 13 de outubro.

      Excluir
  6. Parabéns pela prova e pelo posto vocês são referências pra muita gente, inclusive eu que comecei a correr aos 54 anos hoje aos 63 anos completei a minha 6° maratona sendo quatro em Salvador e duas no Rio de Janeiro esse ano com direito ao desafio da Cidade Maravilhosa.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom poder ver tudo isso de perto. Uma emoção imensa ver a chegada dos amigos, depois da expectativa... indescritível. Certamente, nada se compara à emoção de fazer uma maratona, rs.
    Sou feliz por poder vivenciar momentos tão ricos. Parabéns, Roberto, Pataro, Msrcondes, Rebeca, pela prova!!!! Q venham outras tantas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Val,
      Cada distância tem sua emoção, mas para quem entende o verdadeiro espírito da Maratona (acredite, é muito mais que completar os 42,2, há que se aprender a se divertir na construção do caminho e amar o que faz) é realmente algo de difícil comparação. EStou certo que sua dedicação, seu olhar atento, e mesmo esse estar na linha de chegada vendo as expressões emocionadas de cada um, no momento certo, levarão você a se decidir a por o pé nesse caminho.
      Parabéns pela excelente prova nos 10k.

      Excluir
  8. Como sempre, muito feliz nas suas dissertações, a maratona evoluiu, isso é sinal de que estão nos ouvindo, não podemos comparar com outras maratonas já consagradas, espero ansioso pela divulgação da proxima

    ResponderExcluir
  9. Obrigado pelas palavras. Está rolando um zumzumzum que a Maratona já foi confirmmada para 2020 e que já existe uma data. Importante que abram logo (um lote prommocional seria uma boa opção) as inscrições.
    P.S. Da próxima vez lembra de colocar seu nome na mensagem .

    ResponderExcluir
  10. Que maravilha Roberto! Alguns anos atrás sonhando em correr uma maratona em casa , hoje uma realidade! E com tantos amigos!!! Viva Salvador Pró-Maratona. Parabéns Roberto pela perseverança, disciplina e incentivos a todos! A Marcondes e todos os amigos presentes muito obrigado! E vamos que vamos! Um forte abraço Mega!

    ResponderExcluir