quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

VII CORRIDA CIRCUITOS DA FOLIA


Carnaval taí e novamente o mais esperado treino-festa organizado pelo Salvador Pró-Maratona espalhou sua alegria genuína pelos Circuitos da Folia da Capital Baiana.

A brincadeira, que mescla esporte, solidariedade e diversão e que, ao som de música de carnavais de todos os tempos, faz viagem de ida e volta do Farol da Barra ao Pelourinho segue cumprindo sua sina de contagiar todos à sua passagem.



Em alguns momentos a euforia é tanta que chega a ser possível, e até divertido, ver nos olhos dos transeuntes e dos foliões que ingressam no meio da festa, a seguinte pergunta:
"-É água mineral mesmo o que esse povo bebe durante o percurso"?



Mãos dadas, quantidade e qualidade, a Corrida Circuitos da Folia, graças à Deus, continua crescendo. Sempre fizemos questão de ressaltar que não se trata de uma corrida propriamente dita, mas de um evento pré-carnavalesco organizado por e para corredores. Fruto disso e do passar dos anos, nesta sétima edição, a energia pra lá de positiva de praticamente 100% dos participantes, demonstrava que o espírito do evento já está amplamente compreendido: Esporte, Diversão e Solidariedade.

Falando em solidariedade...

Entrega das doações a D. Fátima no Asilo São Lázaro
A nossa festa estabeleceu um novo recorde, alcançando arrecadar mais de R$1.800,00 (mil e oitocentos reais), devidamente transformados em compras orientadas pelo Asilo São Lázaro, instituição eleita para receber as doações dos corredores-foliões-solidários este ano.

A visita e a entrega das doações à unidade situada na Estrada Velha do Aeroporto, aconteceram em duas etapas (quinta e sábado) e temos a convicção de que todos que ali compareceram saíram com a sensação de ter ajudado uma Casa que faz um trabalho muito sério e relevante.
D. Terezinha (85 anos em 18 de fevereiro)
Coincidentemente, a matriarca e diretora do Asilo São Lázaro (D. Terezinha) completava 85 anos no sábado. Hoje em dia, entretanto, a liderança é exercida pelas suas filhas Vanda e Fátima que, seguindo os passos da mãe, dão continuidade à nobre missão daquela Casa.

De volta à folia...

Por volta das 06:30 da manhã do domingo chegávamos ao Farol da Barra...

"Está tudo lindo", dizia um Bruno Fraga bastante empolgado.

Não era pra menos. Ao lado dos valorosos Patrulheiros do Pelotão Águia (a quem todos nós agradecemos muitíssimo) dezenas de corredores-foliões-solidários já enfeitavam o Largo do Farol com suas belíssimas fantasias. 

E pensar que tudo isso começou com meia dúzia de pessoas...

Galera festejando  e agradecendo o trabalho do Pelotão Águia
Para chegar ao modelo de hoje, muita coisa foi sendo testada ao longo do tempo:
Local de largada (saímos das Gordinhas dois anos); dia da festa (era quinta-feira até 2013); saíram camisas, estimularam-se fantasias e adereços, etc.

Apesar do sucesso deste ano, retornando para casa brotaram algumas ideias para testar/implantar, se Deus quiser, em 2018 (rs).


Este ano duas foram as novidades que, a nosso ver, passaram no teste com grande pontuação: a premiação com troféus para as duas melhores fantasias e a "Van Elétrica".

A Van elétrica...

Desde a primeira edição, quando cumprimos os então 16km do percurso, "levando" as músicas de carnaval apenas no gogó, passando por caixinha de som na mão, caixas de som na bicicleta, na moto, etc, o som na Corrida Circuitos da Folia é item em constante evolução.

Não queremos perder a simplicidade da festa (por isso a recusa às propostas de  Bel e Ivete rs) mas a Van agregava outras utilidades que já enxergávamos antes (local para levar a hidratação, troféu etc) e outras que só descobrimos lá na hora: transporte para os profissionais que iam cobrir a festa.

Aqui fica inclusive nosso agradecimento a Léo Trindade (olhonoatleta), Carolina Silvério e Dudu Ruiz (truckmidia), que através de suas sensíveis lentes conseguiram captar e ajudar a eternizar momentos de muita descontração desta sétima edição da Corrida Circuitos da Folia.

Voltando à Van...

"Tá certo, testaremos a Van, mas aproveitando que em alguns locais não poderemos contar com ela, vamos manter nosso som 'caseiro'''. 

Êta casamento que deu certo (rs).

video

Nosso "trio" foi um gol de placa, vimos isso logo que ele entrou em ação, após a primeira parada para hidratação no Corredor da Vitória (água mesmo, tá? rs), e seu condutor "Moisés" parecia já fazer parte da festa desde seu gênese.

Mas foi tão bom e tão gratificante ver a mesma alegria de sempre "atravessando o mar" pelos rostos sorridentes das pessoas enquanto subíamos, entre deboches e tititis, a Ladeira da Barra, embalados "tão somente" por uma caixa de som puxada por um carrinho de feira. 


Não era menos que isso o que esperava, mas de verdade, aquilo foi bom demais e mesmo com pensamentos em português senti vontade de filosofar:

"A felicidade está dentro de nós mesmos e independe do tamanho e do volume do som".

"Permitir que a alegria venha à tona, dando-lhe a possibilidade de  espalhar seus vírus enquanto se contagia de outras felicidades, é criar um circulo virtuoso e crescente de boa energia que ao final deixará todos afinados num mesmo tom, numa mesma altura".

Pensando bem, melhor deixar esse troço com os alemães mesmo (rs).

As duas melhores fantasias.


Eleição pensada como forma de estimular ainda mais o lado folia do nosso evento e, claro, buscando ressaltar a diferença de nossa brincadeira para uma corrida competitiva, arranjamos, na verdade, uma gostosa dor de cabeça.

Princesa Leia e o homem morcego
Como escolher apenas duas  em meio a tantas maravilhosas e criativas fantasias?

A bailarina Isis \Matos, o inrreconhecível Valson Santana e a índia Bruna Freitas
Só para citar algumas que não foram premiadas mas estavam lindas, tinha Princesa Leia, Homem de Ferro, Batman, Pirata, Rainha Elsa, She-ra e até um certo jovem senhor da Organização que estava vestido de Cem Tons de Coisinha (rs).

 O Capitão América Bruno Sodré, Marquinhos com o votadíssimo Homem de Ferro e Cristina Cangussu como Rainha Elsa
Durante sondagem no meio da festa, ficou bem claro que o Rei da Circuitos da Folia seria o Catador de Latas/Morador de Rua, interpretado (esta é a palavra mais correta) por Henrique da Hora.

Henrique da Hora numa de suas performances durante a folia
Não havia como não ser, até mesmos pessoas mais próximas do campeão, levavam um certo tempo para reconhecer que aquele homem de camisa rasgada, touca na cabeça e um saco de lixo na mão era mais um dos participantes da Corrida.















                                                                                                                                  

A decisão do segundo lugar ficou entre a Índia (Bruna Freitas) e Osama (Jorge Carneiro) e assim que chegamos ao Porto da Barra, jogamos nas mãos dos corredores-foliões (nas mãos, no gogó, nos braços rs). De forma apertada o vencedor da disputa foi Osama, que ficou com o título de Príncipe dos Circuitos da Folia.



Feita a eleição restava despedir-se da Van Elétrica (não sem antes consumir - agora sim - a caixa de cerveja deixada para o final da festa) e, novamente embalados pela velha caixa de som, de forma apoteótica, juntos Realeza e Plebe, finalizarmos a Corrida Circuitos da Folia no Farol da Barra.

"Vale a pena ser feliz, vale a pena acreditar... deixe o coração mandar".

Antes de passar às fotos a missão de contar o resto da estória, deixamos nossos sinceros agradecimentos a cada pessoa que contribuiu para nossa festa, em especial a equipe do Salvador Pró-Maratona que esteve diretamente envolvida com os preparativos e/ou desenrolar da Edição 2017 da Corrida Circuitos da Folia!


Bom Carnaval!





























OUTROS DESTAQUES DE FANTASIA























Outras fotos

















CORRENDO E DANÇANDO



























17 comentários:

  1. Muito bom poder participar desta festa que vai muito além da diversão, porque podemos nos fazer presentes na vida de algumas pessoas para dizer, estamos aqui e nos importamos com vocês. O Asilo São Lázaro também já está na rota do Bahia Correndo em Ação e não queremos ficar de fora das ações as quais o Movimento Salvador Pró-Maratona tem feito em favor daqueles precisam. Juntos sempre seremos mais fortes! Obrigada por tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito grata por ter participado deste encontro, que mistura alegria, cidadania e solidariedade.

      Excluir
    2. Me sinto agradecida por ter participado desta folia, que mistura alegria, cidadania e solidariedade.

      Excluir
  2. Sem palavras para descrever a emoção vivida e as lembranças no momento desta leitura. Obrigado, obrigado e obrigado

    Bruno Fraga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno,
      Bons momentos nós passamos. OBRIGADO, OBRIGADO, OBRIGADO!

      Excluir
  3. A cada ano o Circuito da Folia me surpreende pela alegria e criatividade. Na minha 5° participação foi a primeira vez que fiz uma fantasia especialmente para esse evento.
    Parabéns Roberto pois, sei que você divide seu tempo entre trabalho e longas provas para nos proporcionar essa festa. Sem deixar de fora também a sua equipe de apoio: Pataro, Seja e Gil.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns campeão pelo belíssimo trabalho nessa mistura de alegria e solidariedade e que vai crescendo mais e mais a cada ano! Que venha o próximo pois você já deve estar bolando algo novo rsrs... E que maravilha isso!!!!
    Beth

    ResponderExcluir
  5. Parabéns campeão! A festa foi um retumbante sucesso! Você faz acontecer! O valor arrecadado foi significativo e certamente "fez a festa", talvez mais animada ainda, do pessoal do asilo. Isto é ação e atitude!

    ResponderExcluir
  6. Foi uma linda festa... é adorei ter estado lá. Parabéns a você e a toda equipe!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns!campeão pelo circuito lindo da folia que contagia muitas alegrias solidariedade, a todos e maravilhoso,e fantástico.Vanuza Lins.

    ResponderExcluir
  8. Gente,
    Tenho ouvido muita gente dizendo que a Corrida da Folia eh o seu Carnaval, por falta de coragem de ir na festa oficial. Preciso confessar, para mim também é assim e mesmo tendo a natural tensão de quem está organizando me divirto muito na companhia de todos vocês. É como se fôssemos transportados pela música para décadas atrás quando a violência não era uma sombra tão presente. Obrigado novamente a todos. Sentimos a falta de muita gente boa que não pode ir, mas curtimos mesmo o grupo que se reuniu para esta brincadeira solidária. Fizemos a festa!

    ResponderExcluir
  9. Beleza de festa! Emocionante! Só alegria! Viva Salvador Pró-Maratona!!! Parabéns Roberto! Um grande abraço! Pataro.

    ResponderExcluir
  10. Que baita festa. Parabéns.


    tutta/Baleias-PR
    www.correndocorridas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir