segunda-feira, 31 de agosto de 2015

30ª CORRIDA DUQUE DE CAXIAS - JACOBINA/BA


Nesse domingo aconteceu em Jacobina a tradicionalíssima corrida Duque de Caxias e, mantendo a tradição, mais uma vez a “São Silvestre do Nordeste” reuniu o maior exército de canelas-fina de toda a região.

A prova, realizada na bela Cidade do Ouro chega à sua 30ª edição, infelizmente ainda cometendo erros do seu tempo de “infância”, alguns detalhes seguem necessitando de reparos, entre os quais destaco dois: a inexplicável ausência de tapete no pórtico de largada, numa corrida em que se usa chip para fazer apuração, e o sempre lamentável atraso na hora da largada.


É a 4ª vez que participo desta corrida e, além da Tia Lalá, como de costume arrastei alguém para conhecer esta festa do esporte, que tem seu ponto alto na linha de chegada, feita dentro do Estádio (quem nunca se sentiu um corredor olímpico correndo ali?). Pataro foi o convidado da vez.  

Foto em homenagem a Bolt que conquistou mais 03 medalhas de Ouro esta semana no Mundial de Atletismo

Tendo ambos treinado e realizado já 2 maratonas e 1 ultra no ano de 2015, o mês de agosto foi reservado para “limpar a máquina” de todo desgaste de treinos / provas, mas também, aproveitando a oportunidade da diminuição do volume, para trabalhar um pouco mais a intensidade. Resumo: um descansar carregando pedras.


A Prova

O dia amanheceu bonito

Acordei me sentindo muito bem. Na bagagem para Jacobina não havia levado nenhuma pressão e por isso mesmo sentia que faria uma boa corrida.

A primeira dezena de agosto fora destinada à regeneração dos 100k do Frio, então o negócio era se divertir e tentar fazer ali o melhor que podia tendo feito apenas (graças a Deus rs) 2 semanas de treino de velocidade.

Com Tia Lalá, Pataro e Alfredo de Maceió/ N. S. daGloria
Ainda assim, na área de largada tive que travar a velha luta com a agonia que, já sei, só é remediada quando tocam a buzina. Ela soou e aí sim, desejando boa sorte a todos que estavam mais perto, parti feliz para minha viagem de 10k, que durou 38’41 (meu melhor tempo na prova de Jacobina) até a sempre apoteótica chegada num lotado Estádio Manoel Rocha.

A Tia Lala, que emplacara um 31’07 nos 5k já estava por lá. Nada mal para quem não corria desde a Baltazar da Silveira no dia 1º de maio. Não demorou muito (41’12) e Pataro, cheio de elogios à prova, também concluía sua missão.

Boa semana a todos!


P.S. Não se esqueçam do nosso próximo encontro: 20/09 8h -TREINÃO DO BRASIL. Em Salvador a corrida simultânea em prol da PAZ acontecerá no Dique do Tororó. Acesse a postagem anterior para ver mais detalhes

P.S.' O Grupo Corredores de Salvador está fazendo um projeto para arrecadar brinquedos que serão doados no Dia das Crianças e segundo os organizadores, o Treinão da Paz será o primeiro ponto de encontro para coleta destas doações. Fiquem atento para as postagens do Grupo  no Facebook para confirmar esta informação e conhecer as demais datas e locais de doação.

Não custa lembrar que para o TREINÃO DA PAZ a doação é facultativa e as únicas obrigações são vestir-se de branco e levar pensamentos positivos ao Dique do Tororó.

Nos próximos dias faremos uma postagem exclusiva para o TREINÃO DO BRASIL, aguardem!

Abraços!

Com o Prof. Renato Maia num dos treinos para Jacobina




Giomar de novo

Marily também..rs


Alfredo - que na Quinta passada estava dando tiros consoco na pista da UFBA - Um senhor exemplo de vida

5 comentários:

  1. Maravilha campeão! Parabéns! Infelizmente essa corrida é sempre realizada numa data inconveniente para mim (próximo a 28/08, que é aniversário de minha esposa), mas no próximo ano farei tudo para participar. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amâncio,
      Aniversário de D. Graciene? Então já tá marcado. O próximo a gente comemora em Jacobina. Ela vai gostar! Até o dia 20/09 no Treinão da Paz.
      Abraços!

      Excluir
  2. Parabéns Roberto pela participação. Nossa olhando as fotos fiquei com uma pontinha de saudades e vontade de estar lá. Mas confesso também acho que eles ainda cometem erros bobos que poderiam ser sanados. Um deles foi nesta etapa terem engolido sem justificativa plausível as categorias mais novas. Transformando de 20 a 34 em uma. E criando uma de 18-19. Achei isso horrível, quando nas demais seguiram de 5 em 5 anos.
    Espero que repensem para os próximos anos. Pois conheço muitos novos que ficaram de fora por conta disso.

    Mas no mais vale a pena participar.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Dart,
    Esta categoria 20-34 foi, naturalmente, alvo de espanto e muita reclamação.
    A prova está confusa mas o passeio em sua linda cidade faz valer a pena.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Valeu Mega! Foi maravilhoso conhecer e participar desta festa! Quero voltar. E parabéns pelo resultado, pois estamos voltando de uma corrida longa na estrada. Um abraço! Pataro

    ResponderExcluir