domingo, 3 de novembro de 2013

DESACELERANDO

Parque de Pituaçu  com os meninos e a "titia" Lalá

Já em ritmo de “esperando Búzios”, os treinos deste primeiro final de semana de novembro foram bem mais tranquilos que todos do mês passado.

Sexta-feira
4:1 (40km de bike + 10km de corrida)
De olho na maratona buziana, e para aumentar ainda mais a sensação de descanso, o 4:1 desta semana foi antecipado para sexta-feira.

Ao lado de Rubem, que graças a Deus está cada vez mais entusiasmado com o Projeto, às 5:00 da manhã partimos de Cajazeiras para nossa “volta” de 40km.

O percurso foi bastante parecido com o da semana passada, mas como não podia deixar de ser, trouxe algumas surpresas.


A primeira delas foi a passagem dentro da cidade de Simões de Filho (o que já é suficiente para classificar nossa pedalada como intermunicipal  rs) e a outra foi a decisão de retornar pela Estrada da Pedreira, que desemboca na Barragem do Joanes / Boca da Mata, nosso local oficial para treinar barro e ladeiras.


Acostumado a voar por aquelas paragens nos treinos de corrida, Rubem estranhou, mas curtiu, as muitas derrapagens com sua bike de pneu fino e, entre uma quase queda e outra, tivemos o prazer de encontrar o Mestre Carlinhos, que estava indo à praia correndo e resolveu fazer um “atalho” por ali.

Retornamos a Cajazeiras em menos de 2 horas e, deixando as bikes na Casa do Pão com nosso amigo Chico, fizemos a transição.

Chico "Casa do Pão"

Nosso percurso seria idêntico ao da Corrida de Cajazeiras, entretanto, como precisávamos completar 10km, precisávamos incluir mais 02km na brincadeira. Na hora certa apresentaria a Rubem a proposta.


Partimos em ritmo tranquilo e com 10 minutos passamos a fazer um fartlek: 4-3-2-1.

Entre acelerações e trotes, fechamos o primeiro bloco exatamente na entrada do CT Pinicão. Era chegada a hora.

Usaríamos o CT para fazer os 02 quilômetros adicionais e fechar nosso treino, isso já era fato, mas a pergunta que fazia naquele momento, enquanto apresentava as possibilidades, era outra: - De que jeito?


E Rubem, que é dos meus e não é dado a moleza, decidiu: - 2 tiros de 1.000.

Rubem fechando o primeiro tiro de 1.000
Dando entre eles um descanso de 2 minutos nossos tempos nesses tiros foram os seguintes:
Eu
3’28
3’25
Rubem
3’52
3’58

Uma coisa interessante que tenho sentido nessas combinações bike/corrida é que depois que encaixamos a corrida, por mais tempo que tenha sido gasto na pedalada, nem lembramos mais que estamos há tanto tempo em atividade, ou seja, pelo menos por enquanto, a cabeça está jogando, e muito, a favor.


Alguns minutos mais e já estávamos desfrutando do maravilhoso café-da-manhã da Casa do Pão.

Sábado
Pedalando no Parque

- “06 quilômetros pedalando?” Chego a ouvir a voz de um certo amigo (bem chatinho às vezes rs) dizendo: - “Pra fazer só isso nem me chame pra sair de casa“.

Tia Lalá, Rafa e Luan

Quem nunca ouviu falar dos benefícios do descanso ativo? Eles vão bem além do físico, principalmente quando nesta atividade está incluída parte dos seus tesouros.

Junto com a paciente “tia” Lalá e os molequitos Rafa e Luan, sábado foi dia de respirar ar puro no Parque de Pituaçu.

A galera na hora de fazer meia-volta
Muito “feliz pelo Senhor ter me concedido o dia para ir ao” Parque dar uma voltinha de bike com a família voltei pra casa de baterias recarregadas para o último treino “mais ou menos duro” antes da prova de Búzios.

Domingo
19,7 KM (dunas, asfalto e grama)
O treino deste domingo buscava ficar o mais próximo possível de uma prova country.

Entre Carlinhos e Pataro - Dunas em frente ao Parque de Exposição
Há 20 dias havia feito parte dele com Chico (infelizmente ele não participou hoje a fim de resguardar seu joelho, que andou reclamando um descanso nos últimos dias), mas nesta manhã meus companheiros de treino Pataro e Mestre Carlinhos ainda teriam uma surpresinha no final.

Chegando na Lagoa do Abaeté
Sob muita chuva, largamos na entrada das Dunas e após atravessamos 2,5km de areia chegamos ao Abaeté.

Dali descemos em direção a Cira e, alternando asfalto e grama, chegamos novamente ao local da largada (7,5km) na Alameda Garapuá.

Tornando a entrar nas Dunas, na hora em que chegamos ao Abaeté pela segunda vez, mudamos um pouco.

subindo a Lad. do Abaeté (2ª volta)
Desta vez subimos em direção ao fim de linha de Itapoan e saímos na Avenida Dorival Caymmi (na altura de Nova Brasília). Seguindo pelo gramado canteiro central, alcançamos a entrada do Parque de Exposições, por onde acessamos as Dunas.

Por essas “novas areias” chegamos ao ponto de partida de nosso tradicional circuito nas Dunas (13km).
"novas" areias
Com uma hora e quinze minutos de treino apenas, não tinha nem como pensar em dar por encerrada a parada, ainda mais que Carlinhos (o tal amigo chato rs) estava lá, então lancei as opções:
a)   Fazemos aqui uma das nossas voltas da areia (+ 2,7km)
b)   Saímos novamente via Abaeté, como na primeira volta, e fechamos na entrada das Dunas (+ 6,7km).

A alternativa “b”, claro, venceu. Fechamos nossos quase 20km de treino em 1 h e 51 minutos e, em paz com nossas consciências, fomos ao nosso café-da-manhã.


Deus, família e amigos, muito obrigado!

Até a próxima!




BR 324 - Polícia Federal



Com o Mestre Carlinhos








Rótula da Anira





Tia Lalá e a verdadeira sobrinha (de sangue) Bia.

10 comentários:

  1. Ainda tô procurando um tempinho para poder me encaixar em um desses passeios de bike e corrida. Enquanto isso vou lendo e vendo as imagens dos treinamentos. Em breve quero me dá esta oportunidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samuel,
      Não demora muito não porque as distâncias estão subindo e pegando do começo fica muito mais tranquilo. No próximo mês já temos uma pequena viagem agendada usando bike+corrida.
      Abraços!

      Excluir
    2. Muito bom! Um treino desse só para campeões mesmo. Parabéns!

      Excluir
  2. Compartilho com todos que acompanham o blog Corridas e Pedaladas, a enorme felicidade que tenho em participar do projeto 4:1. Um projeto que me conduz a reafirmação de que sonhar e realizar é possível, e que criamos as nossas próprias limitações, a evidência disso e que depois de pedalar 40 km, Roberto lança as surpresas e ao final consigo realizar e permanecer feliz com sabor de quero mais.

    " Sigamos para o alvo "180 km de bike e 45 km de corrida" com direito de bode assado na brasa no café da manhã. (não esqueci da promessa)


    Rubem Fernandes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se é para compartilhar, vamos lá. Sua parceria no Projeto já está fazendo ele valer muito a pena. Até de chegarmos nos "180 bike + 45 pedal" ainda teremos muitas estações e uma delas, aqui está lançado o Convite Oficial, será comemorar o seu aniversário de 40 anos com 160 de bike (SSA/CONDE) + 40 de corrida (CONDE/INDIAROBA/SE).
      Por enquanto o bode assado ainda está longe, mas já para o próximo dia 22 (lá vai convite) vamos ter uma boa oportunidade (pedalando + - 70 e correndo + - 20) de escolher entre comer uma maniçoba ou uma mariscada. Salvador/Santo Amaro/Cabuçu. Vamos?

      Excluir
    2. P.S. - Depois te passo a logística pra gente discutir.

      Excluir
  3. P.S.2 - Onde se lê "próximo dia 22" leia-se: próximo dia 23 (sábado).

    ResponderExcluir
  4. Roberto,

    Como não aceitar convites de programações, que quando praticamos me proporciona muita felicidade? Vou responder todos os convites com uma frase " Missão dada é missão cumprida"


    Vamos nessa!

    ResponderExcluir
  5. Salve meu irmaozinho... parabens pelo "passeio" do 4x1 e tbm com titia lala e os meninos :D
    assim q minha bike estiver "online" novamente voltarei a pedalar com vcs no 4x1... se bem q no meu caso tera de se 2xMEIO :)

    abraços fraternais

    Rodrigo

    ResponderExcluir
  6. "Dói, um tapinha não dói"... Desculpe, blog errado. Pensei que esse fosse um blog funk. Encarnação, só de olhar suas fotos perco alguns quilos e ganho a certeza de que minha "praia" é, literalmente, outra.
    Saudades. Deus continue te dando energia. See you.

    ResponderExcluir