domingo, 1 de setembro de 2013

MARATONA CAIXA DA BAHIA 2013



Veio enfim o dia da Maratona e a festa não poderia ter sido melhor.

Desde a largada (que poderia ser mais cedo caso o chip fosse entregue no dia anterior junto com o kit) era visível a emoção que envolvia toda a comunidade corredora.

Confirmando nossa teoria de que já estava mais do que na hora de termos a oportunidade de correr a rainha das provas em casa, muita gente ali estava prestes a partir para seus primeiros 42,2k.

A emoção, porém, não era privilégio apenas dos noveis corredores, confesso que mesmo depois de tantas Maratonas o sentimento dessa vez tinha um tom especialmente diferente de tudo que já vivi. João Paulo, com quem fiz os primeiros quilômetros (e que emplacou um maravilhoso sub-3) foi outro que fez questão de mostrar quão arrepiado estava por fazer parte desse momento histórico.

Sem ter treinado especificamente para a Maratona e enfrentando uns problemas com o abdome inferior nas últimas semanas, sabia que dificilmente conseguiria superar o tempo de Brasília em maio (3h01), mas apesar de tudo, como não sou de perder jogo no primeiro tempo, larguei num ritmo ideal para uma tentativa.

No começo da prova o que chamou mais atenção foi a dianteira que Ronaldo – o corredor mais rápido do nosso CT Pinicão – colocou para o restante do pelotão de elite.

Ronaldo e Valdir voando em nosso CT.
Eu e com certeza muita gente pensamos logo: “Ele não vai aguentar esse ritmo”. Engano geral, felizmente, Ronaldo foi campeão da prova com 2 horas e 32 minutos e “uma semana” na frente do segundo lugar.

 
Ronaldo chegando pra vencer a prova

Até o km 15 segui próximo a João Paulo e Carlinhos (inimigo de faixa rs), depois fui controlando o ritmo para passar a meia na casa de 1h e 29.

Exatamente na marca da meia, pelas passadas, reconheci a aproximação do outro arqui-inimigo de faixa, Chico (é duro ter esses amigos na mesma categoria rs).

Peguei uma carona com Chico até o km 25 e quando nos aproximávamos da área da largada (km 26) o tempo já estava em 1h 52.

Dali pra frente teria 8 km de contra-vento e a temperatura já estava acima dos 30º, juntando tudo avaliei que não teria condições de manter ritmo para RP e deixei Chico ir embora.

Com dois concorrentes de faixa à minha frente, o negócio a partir dali seria apenas administrar para não ser passado por mais ninguém da categoria 45/49. O sonho: fazer um pódio triplo com os meus amigos e companheiros de treino Chico e Carlinhos.

Mesmo diminuindo (e muito) o ritmo cheguei ao km 34 sem ser ultrapassado por ninguém e superando alguns corredores. Aliás, o único CARA que não deixou cair o ritmo nesse trecho foi o monstro João Paulo.

No km 36 vi aproximar-se e ir embora um possível inimigo de faixa (rs), queria muito lutar mas estava preso ao ritmo que vinha imprimindo, fiquei um pouco chateado comigo mesmo só com a remota possibilidade de  estar perdendo a chance do pódio triplo.

Em ritmo de “trote”, mas sem ser ultrapassado por mais ninguém (acredito que cheguei em 22º lugar), a 100 metros da chegada dei-me ao luxo de fazer uma parada para dar um beijo na tia “Lalá”, mas fui logo avisando: “não acostuma que não é todo dia que vou chegar assim... rs”.

Fechei a Maratona e a primeira coisa que fiz foi matar a curiosidade quanto à idade do corredor que havia me ultrapassado, Manoel Menezes: “tenho 42 anos”.

Opa! ainda tinha chance.

 
Corredora feliz completando a prova com mais de 5 horas
Depois da prova fui tomar um banho, retornando mais tarde para o pórtico de chegada onde deixei-me ficar até o meio-dia registrando a expressão genuína de felicidade das pessoas que verdadeiramente haviam superado os 42,2km (e deliciando-me com isso).

A premiação por categorias começou e o sonho de subir com Carlinhos e Chico ruiu quando chamaram Raimundo César – campeão da faixa com 2h e 57 (mesmo tempo do J.P).
 
Pódio Categoria 45/49
É claro que gostaria de estar lá com eles, tenho certeza que faríamos um pódio bem barulhento, mas saber que eles conseguiram também é motivo de muita alegria.

De mais a mais, concluir a prova em 3h e 18 (desde 2008 não faço um tempo alto desse), não me estava fazendo merecer troféu.



O resultado não saiu ainda e nem sei se realmente fiquei em quarto lugar na categoria, mas só posso agradecer mais uma vez a Deus por tudo. Acabei feliz, sem dores, entre amigos e pronto para começar uma preparação em busca do sub-3 em Curitiba.

Mas isso é estória pra outro momento.

Mesmo afirmando a todo momento que se trata de uma vitória coletiva, fui hoje muitas vezes parabenizado pela chegada da Maratona e não custa nada dizer mais uma vez:
Quem acreditou na ideia é tão importante quanto quem a concebeu!
 
com Pataro


Todos nós estamos de parabéns, mas preciso deixar um carinho especial aos amigos Pataro, Gil e Deja, que estão neste sonho desde o primeiro momento.

 
Gil, Deja, Amâncio e Analice

Até a próxima Salvador!

Ângela, Amâncio, Deja, eu, Cristiano, Chico, João Paulo, Suely e Everton

Grande Amâncio e Jeferson Pataro

Com Pataro e o Prof. André Araújo (Corpus Vitalle) no sábado

Rubem

Pataro

Joel

Gil

Deja

Chegada de Chico

Chegada de Carlinhos

Joel, Admilson e van


Ivan

Ivan prestes a fechar seus primeiros 42,2

O maratonista Ivan e o ciclista Jair



Prof. André e a doce rotina de entregar troféu a sua esposa Prof. Ângela

levados para o pódio

Carlinhos e Chico

JP no Pódio 30/34

Cristiano


Maratona dedicada ao filho e nora



15 comentários:

  1. Foi um dia muito especial onde presenciamos a conquista de amigos e principalmente pela fechamento com chave de ouro de um projeto que foi a realização de uma maratona aqui em Salvador. Parabéns a você em especial e a todos os amigos por essa conquista dos corredores de Salvador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samuel,
      Fizemos uma bela festa. Com número de concluintes (apesar de algumas desistências) maior que o de algumas Maratona que já estão sendo realizada há mais tempo.
      Parabéns pela linda homenagem feita ao filhão e à futura nora.
      Abraços!

      Excluir
  2. Parabéns meu caro Roberto! O grande vencedor desse evento é você e com certeza tem o agradecimento de todos. Salvador finalmente teve sua maratona de volta, graças ao seu empenho e de todos que contribuíram para tal. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  3. Amâncio,
    Parece que nem leu o texto...rs NOSSA LUTA!
    Vc é um dos melhores "jogadores" deste time.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Roberto e amigos de Salvador,
    Valeu pela campanha.
    Pelo jeito foi um grande dia de festa.
    Espero participar dessa maratona em 2014.
    Abração!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  5. Gilmar,
    Na próxima semana estaremos de férias em Maragogi e pretendemos fazer alguns treinos (O arqui-inimigo de faixa Chico também vai com a esposa) interestaduais:
    Barra de Santo Antônio - PE / Barra de Santo Antônio - AL.
    MARAGOGI - TAMANDARÉ -
    Bem que a gente podia reunir uns acorjeanos para brincar juntos. Que tal. O treino maior, com certeza o mais interessante para a Família Acorja, poderia ser no Sábado dia 14-setembro.

    ResponderExcluir
  6. Amigo,
    Obrigado pela iniciativa, e por nos fazer acreditar na possibilidade de realizacao de sonhos. Mais uma vez vimos que sonhos impossiveis nao existem, e o esporte e os amigos nos mostraram isso...
    Mais uma vez, Obrigado mestres, em seu nome agradeco a todos do movimento, e vamos continuar nossos encontros e projetos.
    Valeu

    Bruno Fraga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Bruno,
      Valeu. Por falar em continuar nossos encontros já temos um agendado para o próximo sábado: RESSACA DA MARATONA - Contamos com sua presença.
      Abraços!

      Excluir
  7. Parabéns Roberto e toda família Salvador Pró-Maratona!
    Essa prova era esperada por muitos, e não seria diferente comigo. Minha 3ª maratona e a 1ª em casa, tendo o apoio dos amigos e do sol (eu sabia que ele iria aparecer... kkk). Você Roberto e Carlinhos já viraram meus "amuletos da sorte", um RP nos 21km ao seu lado na Meia da Corpore - SP, que posteriormente o tempo foi superado ao lado de Carlinhos na Meia da Caixa - BA e agora tive o prazer de correr ao lado dos dois, nessa que foi a prova mais dura que realizei, mesmo com todas as dificuldades consegui colocar em pratica os treinamentos de Rafael Peralva e alcancei meu RP nos 42km e para melhorar o que já estava bom, o prazer de subir no pódio com a 2ª colocação na faixa 30/34.
    Salvador precisava desse evento, e você com toda a turma lutou, suou a camisa e literalmente correu em busca.
    Obs.: ficou falando com todos que passavam no inicio da prova e faltou gás no final? rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. JP.
      Você bem sabe que tempo é sempre resultado de treino. Não era minha prova principal e levei na manha, claro que pegar sua carona por quase 15 km e um pouquinho mais com os olhos..rs já foi um grande negócio pra mim.
      Quem disse que o negócio de responder cumprimento foi só no começo da prova? Só de acenos e "vamos lá" acredito ter superado a casa de 1 milhão, e isto por si só já representou uma grande felicidade.
      Na próxima vou tentar ser mais mal-educado..rs e colar com você por mais kms.
      Parabéns pela grande evolução. Vai com calma que seu caminho ainda é bem longo e se o trilhar com inteligência não tenho a menor dúvida que vitórias ainda mais marcantes virão.
      Abraços e transmita também meus parabéns a Peralva. Seguimos na torcida para que ele retorne logo

      Excluir
    2. Com certeza Roberto, treino é tudo. Os km que rodei ao seu lado foram importantes para segurar a emoção e encaixar o ritmo certo. Coloca um óculos escuro e finge que não viu. rs
      Receber elogios de uma pessoa que tem a quilometragem que você tem é muito gratificante.
      Mando sim, na próxima ele estará junto. Ele sempre pergunta por voce e Carlinhos.

      Excluir
    3. Valeu, JP.
      E já sabe se quiser aparecer junto com a Ângela no sábado para a RESSACA DA MARATONA tenho certeza que a brincadeira ficará ainda melhor.
      Abraços!

      Excluir
  8. Parabéns Roberto vc foi uma peça muito importante.Tudo de bom
    abraço Barbara!!!!

    ResponderExcluir
  9. Roberto, em primeiro lugar agradecimento especial pela grande conquista que, com toda certeza, teve você como mola mestra. PARABÉNS por mais uma Maratona e que Deus continue abençoando e protegendo seus passos e de toda a família Salvador Pro Maratona. Sonho que se sonha junto tende a se tornar realidade e com certeza foi o que aconteceu com a 1a. MARATONA DA BAHIA que teve você como mentor e os companheiros como adeptos da ideia. E que venham outras, se Deus quiser. Grande abraço a todos dessa turma maravilhosa.

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito da corrida, porem a organização da prova pecou quando deixou de fazer uma distribuição melhor da agua, pois as pessoas que ficaram no fim da prova, tanto no retorno do farol da barra para o jardim de Alá e do sesc para o jardim de Alá ficaram se beber agua em determinados postos.

    ResponderExcluir