domingo, 9 de outubro de 2011

MARATONA DE BUENOS AIRES 2011

03h12m36 até que não é um tempo tão ruim assim para 42,195km, mas com certeza ficou bem aquém do que poderia ser feito numa prova tão perfeita como é a Maratona aqui na capital portenha.

Pela tranquilidade na entrega do kit, que aconteceu em uma feira onde se encontrava, além de uma grande diversidade de produtos, teste de pisada e personalização da camiseta (ambos gratuitos e sem grandes filas), dava para adivinhar quão organizada seria a corrida hoje.

Alguns detalhes que fazem da Maratona de Buenos Aires um sucesso, além da temperatura agradabilíssima (em torno dos 15°), e do percurso plano em quase sua totalidade são:
· Largada cedo (7:30) e setorizada, com currais separando  os corredores por ritmo/tempo estimado de prova;
·    Hidratação abundante (desde o km 7,5 já ofereciam Gatorade);
·    Vários postos de frutas e de esponjas e um com carboidrato em gel.

Por causa da semelhança tanto no clima quanto na organização, muitas vezes me veio à cabeça a Meia Maratona Corpore (que é realizada no mês de abril em São Paulo).

O dia amanheceu perfeito para correr (e manteve-se assim por todo o tempo da prova), entretanto, enquanto seguíamos do Hotel para a largada já comentava com a titia Lalá que, por conta da STIT que venho administrando nos últimos dois meses (e que se agravou nos últimos 15 dias), não nutria grandes esperanças de conseguir um sub-3 e que teria muita sorte se conseguisse o plano B (fazer um RP).

Não era exatamente um "jogar a toalha", mas buscaria correr com cuidado e sentir o que poderia ser feito durante a Maratona. Em voz alta pedi aos céus que me permitissem sonhar um pouco. Queria ao menos começar a correr sem dor (“quem sabe até o km 21?”).

Bem ao pé da letra, tive atendidas minhas preces.

Comecei a correr sem dor (graças a Deus) e no km 5, seguindo o ditado popular “faça por ti que eu te ajudarei” tomei um antiinflamatório.

Ainda sem dor, as passagens dos quilômetros 10 (43:54), 15 (01h06m12) e 20 (01h20m32) injetavam em mim uma esperança de poder  chegar ao fim com um novo recorde pessoal. Apenas 1km à frente já cruzava o pórtico da meia maratona tendo que arrastar a perna direita, que mais adiante perderia por completo a capacidade de flexionar-se por conta da inflamação na lateral do joelho.

Sorri com a “coincidência” e ainda tentei negociar com o Todo-Poderoso alguns quilômetros mais sem dor. Não deu certo. “Palavra de Rei não volta atrás”. Era preciso lançar mão do Plano C (chegar vivo rs) e, cerrando os dentes, usei de toda concentração que podia para manter um ritmo próximo aos 4:30/km até o fim.

É uma sensação meio desesperadora. Sentia-me descansado, forte e pronto para acelerar e, com a biomecânica da corrida prejudicada pela tendinite, não podia avançar da forma que me achava capaz.

A culpa toda era minha (aliás, essa história de merecimento é uma das coisas boas desse esporte). Não posso culpar meu querido joelho. Há menos de 1 mês (entre uma inflamação e outra) conseguimos fazer uma excelente meia maratona (com recorde pessoal) e não lhe dei o devido descanso para obter o êxito para o qual me sentia preparado no dia de hoje.

Fica a lição. Poucas vezes em minha vida de corredor estive numa competição  para baixar tempo  (no caso de Maratona é a primeira) e não consegui o resultado, mas isso acontece  (infelizmente  até o Marilson do Santos enfrentou esta situação hoje  em Chicago). Agora é aproveitar umas semanas de férias e cross training para reequilibrar a "máquina" e voltar mais forte.


Contudo, como ia dizendo no começo, 03h12m36 até que não é um tempo tão ruim para 42,195km (só que eu sinto que poderia ser bem melhor rs) e o que me resta é comemorar minha primeira maratona internacional, agradecer a Deus pela saúde e rezar para que no próximo ano possamos estar aqui novamente.

Boa semana!
Retornando ao Hotel

12 comentários:

  1. Parabéns Roberto por mais uma conquista!
    Sempre procurando ignorar as dores... Correr desse jeito deve ser emocionante...rsrs
    Você merecia um record pessoal nesta prova, mas acredito que esse record vai sai na hora mais inesperada...rsrs pra ser mais um fato inesperado do mundo do atletismo.

    ResponderExcluir
  2. Salve meu irmaozinho

    Passei por aqui ainda de madrugada, mas na hora de digitar aquelas letrinhas malditas deu um erro... como o boiola do morfeu estava batendo o pé e impaciente a meu lado, obedeci e fui dormir...
    fico feliz pelo amigo ter concluido sua prova, mesmo com todos os contratempos que teve desde a vespera... JOELHO? quem liga pra joelho? bota pra lá nessa zorra rapaz :D... heheheh veja se agora da uma folga meu irmaozinho... Na F1 por exemplo, ja temos um campeao... entao nao adianta mais ficar naquela correria toda... a nao ser quem ainda ta ali querendo ser vice, todos ja estao em ritmo de ferias... copia os caras... nao da mais pra baixar as 2:03h do tal de Usain Bolt np 45km né? :) (ao menos nao este ano)
    Hei... aproveita a estadia ai e diz pro maximo de "hermanos" que puder que Péle ainda hoje é muito melhor que maradona e messi juntos... :D (seu seguro de vida esta em dias né?)
    Cara, aproveita o passeio por ai... abraços pra larissa

    Rodrigo

    ResponderExcluir
  3. Parabéns!!!
    Baita tempo.
    abraço.

    ResponderExcluir
  4. Grande Roberto,

    Parabéns pela prova, por essa estréia em Maratonas no exterior. Que bom que conseguiu concluir e muito bem essa marvada ai!

    E como Alan disse, quando menos se espera surge o recorde pessoal!!

    Abração!

    ResponderExcluir
  5. Agora chegou a hora de puxar a orelha, né? Tomar antiinflamatório pra conseguir terminar uma corrida é demais, não? Por acaso depende disso pra viver? Ai, ai...enfim, parabéns por ter conseguido terminar e vê se agora escuta mais o seu corpo...vc tem bons ouvidos pra ele, então dê a devida atenção!!!!!
    Beijinhos e nos vemos por ai. Agora que está de descanso, um pedal vai bem, né?
    Aninha

    ResponderExcluir
  6. Oi tio

    Nossa o senhor ainda ta com o joelho machucado? o meu ja sarou, depois vou perguntar pra minha mae o nome do remedio que ela passou no meu machucado e so ficou uma marquinha de nada.
    Olha perguntei pra meu pai e ele disse que buenosares é um pouco longe mas da pra ir num dia porque pernambuco nao é tao longe assim. mas ele disse que nao vai me levar primeiro porque eu nao sei pedalar direito ainda e tabem porque eu nem posso correr uma maratona. tio nao pode ser mais perto?
    Olha mais tarde volto pra falar o nome do remedinho que minha mae passou no meu joelho viu? e nem foi de injecao

    vou almoçar agora
    tiau
    Pedrinho

    ResponderExcluir
  7. Meu amigo! Me empresta esse joelho. Se assim você fez esse tempo, imagina se tivesse bom.
    Parabéns e melhoras.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Roberto por mais uma conquista, venho acompanhando teu trabalho através de um grande amigo seu, adorei o seu blog, vou visitá-lo mais vezes. Um grande abraço. Uma admiradora de vida saudável

    ResponderExcluir
  9. Olá, Pessoal!
    Muito obrigado pelos comentários.
    Já já estaremos juntos novamente!
    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Parabéns meu caro... Tempinho??? Nunca! Muito bom o seu tempo. Está certo com relação ao descanso para o corpo... Temos que ceder um pouco para recuperar.
    Sábado dia 08/10/11 cair da Bike no COE. Não me machuquei muito mas umas raladuras que incomodam um pouco e uma dorzinha no quadril. Já estou melhorando.

    Melhoras pra vc...

    Quero participar de uma prova internacional. Quem sabe não vou a Argentina com seu grupo da proxima vez.

    Abraço,

    Luciano Bressy

    ResponderExcluir
  11. Parabéns Roberto pelo seu excelente tempo...ainda que esteja machucado seu tempo foi maravilhoso.

    Abraços

    ResponderExcluir
  12. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    --ooO--(_)--Ooo--
    Guerreiro mesmo vc sentindo dores durante o percurso para mim vc foi guerreiro e campeão...Parabéns...Agora ve se descansa um pouco, pois descanso também é treino e ve se nesse descanso vc cuida desse joelho pq quero ver vc correndo muito...Ficou bem detalhado o relato e as fotos...Pelo que tenho lido realmente os organizadores de Corrida do Brasil deveriam tomar uma aulas com os organizadores de provas internacional...

    Um abraço,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir