quarta-feira, 19 de outubro de 2011

15 DE NOVEMBRO - SALVADOR PRÓ-MARATONA CONTINUANDO A LUTA



Como já foi contado aqui em post anterior, alguns dias após a Maratona de 02 de outubro, os bate-papos entre os integrantes do Salvador Pró-Maratona revelavam que vários de nós (principalmente nos 21km de retorno dentro da Meia Maratona Farol a Farol) havíamos sido interpelados com a mesma questão: “Qual seria o percurso da Maratona de Salvador?”

Em princípio eu mesmo respondi que esse não era o ponto mais importante porque os futuros Organizadores saberiam o que fazer quando chegasse a hora. Entretanto, aos poucos fui percebendo que mesmo entre nós muitos gostariam de ter a resposta para essa pergunta e então propus que nos organizássemos para criar um trajeto de 42,2km que realmente tivesse uma vocação para oficial.

Apesar de sabermos que para correr no percurso criado teríamos que nos valer de calçadas, ciclovias, passarela, etc, já que não teremos em nossa Maratona-Protesto trânsito fechado nem batedores (à exceção do nosso querido ciclocinegrafista Rodrigo), ainda assim, na hora de criar o trajeto foram pensadas coisas como:
·         Largada e Chegada com grande potencial de concentração / dispersão;
·         Trânsito (para ser bloqueado e liberado gradativamente);
·         Passagem em pontos turísticos;
·         Bons locais para distâncias intermediárias como 21 e principalmente 10 km.

A Maratona de Salvador ficou assim:
Largada no Jardim de Alah sentido Jaguaribe para subir a Av. Pinto de Aguiar; Paralela; Av. Luís Eduardo Magalhães; Av. San Martin; Largo do Tanque; Viaduto dos Motoristas (21,1km); Av. Régis Pacheco; Calçada; Feira de São Joaquim; Av. da França; Mercado Modelo; Av. Contorno; Campo Grande; Corredor da Vitória; Ladeira da Barra; Farol da Barra (32km) seguindo pela orla até o Jardim de Alah.

Claro que não temos a pretensão de havermos pensado e/ou contemplado todas as possibilidades, mas, modéstia à parte, bem que a coisa ficou legal e já tem uma turma babando de vontade de chegar logo o dia 15 para fazermos nossa festa, inclusive prepararemos novas camisetas (que terão cor diferente da última) com a data do evento, mantendo-se, evidentemente a logomarca do Movimento.

O convite está estendido a todos que queiram participar dessa nossa Maratona no próximo dia 15 de novembro (ainda que não seja fazendo os 42,2km). Quem quiser, por exemplo, fazer “apenas” 10km, pode esperar a passagem dos “Salvador Pró-Maratonistas” na Barra. Todos são bem vindos!

Muito em breve divulgaremos a programação dos horários de largada e de passagens em alguns pontos estratégicos do percurso.

O mapa acima foi traçado no Google Earth. Quem tiver este programa e quiser visualizar melhor todo o trajeto pode deixar um comentário aqui ou enviar um e-mail para bikeselva@hotmail.com que enviaremos o arquivo.

Por enquanto quem quiser conferir como foi emocionante a festa do Salvador Pró-Maratona no último dia 02 é só aproveitar para assistir a primeira parte (Barra-Itapoan) no vídeo abaixo. O trabalho de edição do amigo Rodrigo ficou show e pode ser aquele empurrãozinho que faltava para que você entre nesta luta.

Boas corridas!
                                       No próximo post, a segunda parte

13 comentários:

  1. Parabéns mais uma vez.... Se no dia 15 eu estiver aqui com certeza quero sair para este treininho. Quem sabe uns 21k aqui se o sol ajudar.

    Abs

    ResponderExcluir
  2. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    --ooO--(_)--Ooo--
    É isso aeee Roberto manda ver na Maratona, leve faixas e se puderem fazer uma vaquinha para mandar fazer planfletos e distribuir para a galera faça isso meu amigo...Bom evento para vcs..
    Um abraço,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  3. Salve meu irmaozinho

    Cara, ficou bem legal mesmo o percurso - 42,2km parece q é chao que nao acaba mais :-D - e poderemos passar em locais bem opostos da cidade - digo socialmente - a exemplo da san martin e o corredor da vitoria... bom mostrar nossa cidade de verdade... os pontos turisticos,corredor da vitoria, ladeira da barra, o mar, resistir quem ha de?
    To ate pensando em convocar Lucas - o meu - pra filmar os 10km finais pra poder eu mesmo correr a parte final ao menos...
    42,2km pra mim? um dia quem sabe... :-)
    De toda forma, comte sempre com o irmao aqui

    abraços
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  4. oi tio

    essa maratona vai ser de bike ne?
    vai passar em itapua?
    vou pedir pra meu pai me levar mas eu so posso pedalar na pistinha de bicicleta viu?

    agora vou almoçar

    tiau
    pedrinho

    ResponderExcluir
  5. Grande Roberto,

    Estarei presente no evento, mais ainda não tenho certeza de correr os 42k. Daqui pra novembro eu te confirmo.

    Mas com toda certeza estarei presente nessa festa!

    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  6. S H O W !!!!!!!!!!!!!!!!

    Quero parabenizar o Rodrigo pela maravilhosa edição. Este vídeo estará guardado com muito carinho, pois é o registro de uma dos melhores momentos que a corrida me proporcionou.

    Embora esteja dando um recesso a corrida dia 15/11 estarei participando de mais esta festa.

    Até lá vamos acompanhando as notícias.

    Mais uma vez muito obrigado a todos por mais essa oportunidade.

    ResponderExcluir
  7. Eu vou correr os 10 km , dia 20 tem curitiba e vai ser a ultima maratona do ano
    Eduardo

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela continuidade do espetáculo, que é reunir essa turma boa, malucos por corrida!
    Sugiro para o percurso uma pequena mudança: Após contorno, fazer centenário, shoping Barra, Perini, Ir até o Porto da Barra por Dentro e seguir orla... em vez de Campo Grande e descer a ladeira ladeira da Barra.
    Um abraço
    Pataro

    ResponderExcluir
  9. Olá, Pessoal!
    Em primeiro lugar quero agradecer a grande adesão.

    Mandei para o email de alguns vocês, o arquivo com o trajeto da corrida onde é possível, para quem tem o google earth, fazer um passeio virtual em nossa Maratona!

    Em posts vindouros irei colocar as previsões de nossa passagem em pontos chaves para que os interessados em fazer parte do trajeto se organizem.

    Já temos pessoas que irão fazer 31 km, 23, 21 e 10.Eduardo e Carlinhos que irão mandar ver no dia 20 em Curitiba estão nessa turma.

    Dart, queremos vc conosco em parte do percurso.

    Samuel, seu nome está em tudo que é treino que pensamos em fazer É um dos nossos.

    Lucas, vamos que vamos, agora que é maratonista se não ficar com os 42 vai ter que ficar (rs) com pelo menos a metade.

    Rodrigo, já estou bolando uma logistica pra vc abandonar a bike na barra e fazer os 10 km conosco, não aceito recusas.

    Jorge seu incentivo sempre é importante pra gente.

    Pataro, a mudança sugerida é boa, inclusive
    lembra um pouco a meia da Bahia de antigamente, mas elevaria o trajeto para mais de 43 km (além de deixar de fora o Campo Grande e o belíssimo visual da Ladeira da Barra) e este que traçamos tem exatos 42,2 km. Sei que o seu vício é subir a ladeira da Barra deixando a galera pra trás, mas desta vez parece que vamos descê-la e aí,, cuidado com Ângela que como todos sabemos é uma bala ladeira a baixo.
    Pedrinho, meu sobrinho, esta ainda não é de bike mas quem sabe sua mamãe ou seu papai nao te leva lá para Jardim de Alah para a gente brincar um pouquinho por lá depois da corrida?

    Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  10. Estava conversando com um colega, não seria interessante um percurso mais simples? Pois esse atravessa muitas pistas, ruas perigosas, de Humaitá até o farol de itapoan, não daria uns 42km? E seria QUASE só retas!

    ResponderExcluir
  11. Olá Júlio!
    O percurso foi idealizado num formato que ficasse mais próximo de uma Maratona verdadeira numa cidade com a enorme vocação turística que tem Salvador.
    No dia 15 não teremos transito fechado e os riscos claro existem, mas não são maiores do que os do dia-a-dia. Praticamente 100 por cento do trajeto já costuma ser utilizado por alguns de nós em nossos treinos.
    Como não é uma competição o ritmo é de longao e nos pontos mais críticos usaremos os artificios de sempre: ciclovia, passarela, semáforo/faixa de pedestre e eventualmente correr no contra-fluxo,lembrando que a Maratona acontecerá num dia de feriado que tem o trânsito menos carregado.
    Na próxima semana divulgaremos a programação com horário de saída e dos prováveis horários de passagens em alguns pontos chaves do trajeto.
    Enquanto isso querendo mais informações pode entrar em contato através do email bikeselva@hotmail.com.
    Abraço

    ResponderExcluir
  12. Adorei a ideia Roberto. Vc é realmente um guerreiro. Só agora me manifestei pq estava de férias, cheguei ontem aqui em Salvador e estive um pouco fora do ar. Conte comigo para o movimento em qualquer distância que for possível no dia mas com certeza estarei presente.
    Grande abraço e que Deus nos abençoe.

    ResponderExcluir
  13. Estou colado com a galera nesta maratona novamente e pode contar comigo pro que der e vier. Deus nos abençõe para que dê tudo certo novamente ou quem sabe que seja melhor do que a outra,PARA QUE NO ANO QUE VEM OS NOSSOS ESFORÇOS SEJAM RECONHECIDOS E AGENTE POSSA TER UMA MARATONA LEGALIZADA PELA FEDERAÇÃO. ABRAÇOS! GIL.

    ResponderExcluir