sábado, 8 de setembro de 2018

MEIA MARATONA (SHOPPING DA BAHIA) FAROL A FAROL

Farol de Itapuã

No último final de semana, aconteceu em Salvador, a prova de maior apelo turístico de nossa cidade: A Meia Maratona - Shopping da Bahia - Farol a Farol.

O grande atrativo da Farol a Farol é o fato dela se desenrolar inteirinha na orla marítima, num único sentido, entre os decantados bairros de  Itapuã e Barra.

Numa ótima sacada, os organizadores anunciaram para o próximo ano um "De la para cá, Daqui pra lá", ou seja, em 2019, em celebração aos seus 10 anos de existência, a competição irá rolar nos dois sentidos, uma em maio, outra em setembro. 

10 anos... o tempo passa...

Para os integrantes/simpatizantes do Movimento Salvador Pró-Maratona, a Farol a Farol tem um sabor ainda mais especial, pois entre tantas ações do Movimento, dobrar a farol a farol por dois anos seguidos, ficou como principal marco de nossa luta para mostrar aos organizadores que merecíamos ter uma Maratona em nossa cidade.


Modéstia à parte, no ano de 2011 e 2012 já fazíamos este "De la para cá, de cá para lá"m rs. 

Largando de forma gradativa (os mais lentos primeiros, os mais velozes depois) a partir das 4h 30, a galera do "Pró-Maratona" ia deixando o Farol da Barra para que todos estivessem em Itapuã na hora da largada da Farol a Farol, e completassem os 42 km, retornando com os demais participantes da prova oficial.

Voltando a 2018...

Joelson e Val (Farol de Itapuã ao fundo) prontos para curtir os 21 km em direção a Barra
O domingo amanheceu com uma chuva gostosa que passou rapidinho, e na largada dava para sentir que a temperatura ia ficar amena. Pensei, (pelos excelentes resultados depois pude comprovar), que seria um bom dia para  os amigos Val e Joelson que correriam aquela distância pela primeira vez.

Bem na hora da largada, pasmem ( dei tanto conselho aos estreantes... rs), notei que havia esquecido de levar carboidrato e fui salvo pelo amigo Pataro,  que me deu um dos seus géis, bem no instante em que soava a buzina.

Muitas outras vezes estive ligado a Farol a Farol, mas  este seria o primeiro ano que iria encarar os 21 km com algum compromisso de tempo.

Na verdade, um treino de luxo para Maratona de Salvador (que acontecerá no próximo dia 23), e que consistia em correr 16 km em ritmo de maratona e 5 km em ritmo mais forte.

Parti de forma, mais ou menos tranquila, rs, e logo me vi ao lado das líderes da prova feminina, que iam levando a prova em banho maria, pois haviam chegado de Aracaju, onde haviam competido na tarde do dia anterior.

Com  Edna, Marily, Eliane e Ediane
Depois de me divertir um tempinho com os altos papos das meninas (nem pareciam que estavam correndo, rs), por volta do km 6, resolvi arriscar a me desgarrar do forte pelotão. Mais tarde, como quem passeia no parque, Marily me passaria, vencendo a prova feminina.

Cumprindo o receitado pelo Prof. Marcelo Augusti, algumas centenas de metros após haver passado pela marca do 10 km, soou no Garmim o alarme de 42'.  Contente comigo mesmo pela obediência tática, sorri.

A distribuição dos postos de hidratação na Farol a Farol foi ponto positivo para a Organização. E ter recebido um saquinho de gatorade no quilômetro 12, propiciou-me aguardar um pouco mais para devorar o único carboidrato que trazia comigo.


Perto de chegar no Rio Vermelho, prestes a completar 15 km, sentindo-me extremamente bem, decidi-me por antecipar o "tiro" de 5 km. 

Na minha cabeça, arranjara uma desculpa para a desobediência que funcionava assim: Se tudo der certo, irei forte até o 20 e depois faço o último na recuperação.


Aumentar ritmo depois que você estabilizou numa velocidade, nem sempre é uma tarefa simples, então era tentar ver no que daria.

E fui...

Correr mais forte num momento em que boa parte dos atletas está começando a sentir a prova, traz sempre uma sensação muito boa.

Rebeca, também treinando para a Maratona de Salvador, estabelecendo nova marca pessoal na Farol a Farol
De quebra, os quilômetros que iam passando cada vez mais rápidos e felizes, traziam consigo uma bela renovada na chama da esperança de fazer uma Maratona consistente no dia 23 de setembro.


Fui vendo gente a ultrapassar, e ouvindo gritos de incentivo. Desta forma cheguei ao 20, e completamente esquecido da promessa feita a mim mesmo, segui ainda mais forte para a meta.
Chegando empurrando o amigo Valdetário (cat. 55/59)
Com direito a um chegada que  empolgou a galera nos metros finais, num pega "coreografado" com meu amigo Valdetário, (pega que, diga-se de passagem, não fui vencedor, rs), completamente satisfeito com a missão do dia, cruzei o pórtico com o tempo de 1h 27' 06 (29º no geral e 4º na categoria 50/54).

Após breve confraternização com os atletas/amigos que haviam chegado na mesma batida, restava agora ir dar uma força aos amigos, principalmente aos estreantes.
Com o super nutri e amigo Jonathan Merlo
Antes mesmo de sair da área de chegada, Pataro, que também está treinando para a Maratona de Salvador, esbanjando a felicidade de sempre, fechava sua participação na Meia Farol a Farol.



Correr em nossa cidade é sempre especial. E embora meu destino fosse ir em busca da turma com quem dividimos os treinos no dia-a-dia, a toda hora era preciso parar para cumprimentar alguém, correr um pouco com outro, etc.


Com Manoel e Pataro
Nessa corrida iô-iô, o mais longe que chegamos foi  até o km 19. 


Val seguindo firme para completar seus primeiros 21K
 Dentro do tempo esperado, a turma toda ia passando, mas a festa realmente só ficou completa com a chegada dos novos meio-maratonistas. 

Os seus semblantes legitimavam, sem sombra de dúvida,  todo o tempo que haviam dedicado à preparação para aquele grande dia. Parabéns! Parabéns! Parabéns!


Joelson, prestes a cruzar a linha de chegada.
Até a próxima!



                                                     Clique na seta para assistir

Turma do TREBA
Bressy
Suzy Pataro e Sonia Lago

Chicão

Gaspari

Fred

Ivan



Bressy e Val na mesma batida
Com Joelson e Manoel



acompanhando o experiente Hector 

Rogério na área



16 comentários:

  1. Muito bom, aliás como sempre. Com um sabor a mais por fazer parte disso. Minha primeira meia...emocionante demais. E muito agradecida por seu apoio e constante incentivo. Devo muito dessa conquista a esses tantos novos amigos... em especial, você, Pataro e Joelson.

    ResponderExcluir
  2. Grande Robert,em 2019 serão duas! Estaremos juntos e obrigado pelo apoio de sempre!
    Gaspari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E vamos fazer antes um evento no seu aniversário..se Deus quiser.Valeu, Gaspar.

      Excluir
  3. Sempre bom participar de provas com os amigos, Roberto tenho certeza que fará uma boa maratona em nossa cidade, pela dedicação nos treinos! Parabéns por ser esse atleta, amigo incentivador! Manoel Lima

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela prova e pelo apoio aos amigos! E que venha uma excelente maratona!

    ResponderExcluir
  5. Você brocou amigo. Vai fazer uma excelente maratona em nossa cidade. Parabéns

    ResponderExcluir
  6. É isso aí Roberto! A narrativa de uma corrida por um atleta leva o leitor uma leve sensssen de participação!
    Continue com passadas fortes e letras firmes!

    ResponderExcluir
  7. Estamos juntos Mega! Massa ver a corrida crescer em nossa cidade . Nosso movimento Salvador Pro Maratona dobrando essa meia maratona farol farol, treinamos juntos para fazermos uma Maratona em nossa cidade com muita alegria e energia, grato pela orientação do nosso Mestre Marcelo Augusti.
    Um forte abraço! E vamos que vamos!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Roberto!! A sua dedicação e pro atividade, principalmente com os amigos que estão começando nessa estrada do "Running" é simplesmente contagiante e motiva muito! Show!! E que venha a Maratona pra comemorarmos a sua marca! Grande abraço!
    Eugênio.

    ResponderExcluir