segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

DESAFIO TRILHA 2REIS

 

Val, Manoel eu e Pataro; os "filhos" de Mr. Running prontos para a diversão

No último sábado,  após 08 semanas e coroando (de verdade rs) nossa saída do período de base, foi dia de participar do Desafio Trilha2Reis, excelente prova organizada pelo casal, Adriano e Aline Reis, 

Dividida em 03 loops, cada um deles com percurso e distância diferentes, tendo sempre como ponto comum a área de largada/chegada (num formato que muito nos lembrou a Maratona da Chapada Diamantina em Igatu) o Desafio em quaisquer das opções é diversão garantida para todos os níveis de condicionamento, entretanto apenas percorrendo o circuito completo, que tem pouco mais de 24km, é que  o atleta poderá ser considerado Rei ou Rainha das Dunas. 

O dia clareava e a sensação de estar numa prova presencial novamente, trazia um gosto especial àquela manhã de sábado. 

É verdade que havíamos treinado para e simulado provas de 05 a 95 km desde o início da Pandemia, mas aquilo tinha realmente quase que um sabor de nostalgia. Seguindo protocolos que o momento exige estávamos reunidos mais uma vez.


fotos by Marcelo Malaquias

Dada a largada, iniciamos nosso passeio pela exuberante natureza onde a prova se desenvolve. Dunas, matos, estrada de barro, lagoas, areia de praia compõem o cenário

Com ritmos semelhantes, em boa parte da prova estive ao lado dos amigos Marcão e Valdeci. Momentos em que podemos ir trocando ideias e, buscando nos ajudar mutuamente.

No início do 3º loop comecei a me desgarrar dos companheiros e aí foi o meu fim  (ah se eu soubesse rs). Liderando a prova com uma distância considerável acabei perdendo a concentração, num momento em que a marcação coincidiu por algum tempo com uma trilha já  existente dentro das Dunas, só me dando conta da bobagem exatamente na hora em que ouvi o grosso latido do cachorrão (trauma desde o tempo dos treinos para a Jungle)  que lá fica amarrado numa corda de muuuuitos metros.

Havia chegado muito perto da cerca e sem saber de onde exatamente poderia sair o cachorro, já meio desesperado (já estava imaginando a manchete: corredor é morto por ataque de um fila) gritei para ver se alguém aparecia e me assegurava que ele estava preso para retornar. 

Nessa hora o que ouvi foram mais latidos e um barulho de patas correndo. Rezando para achar por onde passar, corri e me joguei por baixo da cerca saindo a uns 250 metros do ponto em que realmente deveria sair.

Uma vez que não havia como cogitar  voltar por onde havia saído, parti para tentar refazer o trecho na contramão, Na mente a ideia de correr até encontrar Valdeci e Marcão, que vinham dividindo a segunda e terceira colocação e só então retornar.

De passagem porém fui avisado pela organização de que nada adiantaria pois eu já estava desclassificado, e o amigo Robson que ali estava esperando para dar um apoio na hidratação me confirmou que o rádio com essa informação já havia sido passado.

Digamos que não foi um momento muito fácil de administrar. Mesmo ouvindo a sentença,  cheguei a me embrenhar nos matos por algumas centenas de metro. A cabeça ecoando as palavras do meu staff de luxo, fiz meia volta, e como não podia ser diferente, segui em frente para finalizar a prova.


Usei o caminho para ir diluindo a raiva que sentia de mim mesmo naquele momento, e se aqueles 5 km restantes não foram suficientes o bastante para me acalmar 100 por cento,  até mesmo as palavras dos staffs da prova trouxeram-me uma certa resignação. Minha culpa, minha culpa, minha tão grande culpa.

Não com a mesma alegria, mas exatamente como havia acontecido nos dois primeiros loops, fui o primeiro a cruzar a linha de chegada, onde Aline, a organizadora da prova, recebeu-me com palavras reconfortantes,



Bem. a missão não estava cumprida, tinha comigo mesmo o compromisso de resgatar os irmãos e parceiros de treino do dia a dia. E a alegria voltou a "reinar" em mim quando soube que Val estava liderando a prova feminina.

Pedi a Robson que me deixasse na praia e lentamente, ainda digerindo o que havia ocorrido, comecei a trotar no sentido contrário. Nesta hora encontrei vários dos amigos que estavam na competição.



Logo surgiu Val, que na velha concentração de sempre, nem se deu conta da minha presença registrando uma foto sua rs.

Naturalmente já travado do pós-prova precisei guardar logo o celular e dar no pé para acompanhar a amiga no doce caminho até sua primeira e merecidíssima vitória.

Pataro já lá estava. Faltando portanto apenas Manoel, que tendo enfrentado um problema com espinhos e outro com sinalização, pouco tempo depois, com a habitual alegria, chegou fechando a prova com direito a batedores, apitaço e muita festa.


O Desafio Trilha2Reis, tenho certeza, chegou para ficar. 

Valeu a pena!

Obrigado, turma!




A recém coroada Rainha das Dunas entre o casal Reis que estava completando Bodas de Seda

















2 comentários:

  1. O que dizer? Só agradecer! Ficou um amargorzinho... e bola pra frente! 2022 tem mais... e aí o rei irá brilhar! Valeu, amigo!

    ResponderExcluir
  2. Já passou rs e as coroas ficaram em excelentes mãos e cabeças ...

    ResponderExcluir