segunda-feira, 6 de junho de 2022

IV MEIA MARATONA DE FEIRA UNIÃO MÉDICA



Neste domingo, após 2 anos de suspensão por conta da pandemia, a meia maratona de Feira União Médica voltou a colorir e encher de alegria as ruas feirense.

A excelência na organização e a premiação em dinheiro (somadas  ao fato da Princesinha do Sertão ser o maior entroncamento rodoviário do Norte Nordeste) fazem com que  a prova atraia um grande número de corredores competitivos, sobretudo do interior do nosso Estado. 

A uma semana da Maratona de Porto Alegre, poder contar com uma prova tão bem organizada a apenas 110 km da Capital é realmente um verdadeiro luxo. 

no aquecimento com a turma

Após aquecimento com a turma do Salvador Pró-maratona, todos inscritos nos 21k (a prova também oferece as distâncias alternativas de 10k e 5k),  buscamos nos posicionar de acordo com a meta de cada um na competição.

Na 4ª dição da Meia de Feira éramos 10 (adianto que todos conseguiram atingir seus objetivos), uns correndo, como eu,  visando "apenas" treinar o ritmo da Maratona na capital gaucha no próximo Domingo, outros, a maioria, buscando seus recordes pessoais.


A PROVA

Iniciei as primeiras passadas com  cuidado redobrado por conta do piso molhado pela chuva que caíra durante toda noite e cessara  apenas momentos antes do horário da largada.

Percurso plano, clima favorável, pelotões que se vão formando naturalmente (é inevitável a comparação com Poa rs) e a missão de correr no ritmo pretendido vai sendo facilitada.



Em geral, o script nessa prova tão próxima  da maratona alvo do semestre é 17 + 4. Dezessete em ritmo de Maratona mais 4 (obviamente se ainda tiver de onde tirar) em ritmo de meia.

A escolha do km 17 não é por acaso, coincide com o único "aclive" considerável da prova, o viaduto que atravessa a BR do Contorno e liga as avenidas Getúlio Vargas e Nóide Cerqueira, onde rola toda a prova.

Sempre bom poder correr "em casa"...

Correndo e festejando os encontros/reencontros, ainda mais leve, a gente vai curtindo o caminho.

Não obstante o vento contra, com bastante  tranquilidade, seguia mantendo o ritmo pretendido.

Em meio  à prova, defini  mentalmente que apertaria o ritmo mais cedo e após passar os 10k para exatos 42', aproveitando que já estava chegando perto  da meia volta, dei início a  um incremento na velocidade.

Zuzu

Feliz com a constatação que o vento agora nos iria ser favorável, fazia questão de gritar "a boa nova" para todos os amigos que ainda estavam correndo na direção contrária.

Na cabeça,a ideia de seguir naquele "modum" até passarmos novamente no viaduto (na ida ele fica na altura do km 4) e,  dali em diante, aumentar um pouquinho mais.

Seguia muito feliz e agradecido a Deus por estarmos ali novamente, mas era preciso manter o foco para não sair muito do missão do dia que era buscar alcançar a linha de chegada com um tempo condizente com que se pretende na cidade gaúcha no próximo dia 12, como quem ainda restasse fôlego para cumprir mais 21k.

Reta final (ao fundo a campeã feminina dos 21k , Taiane Neto Lima

Por isso ou por aquilo, apesar de chegar forte, não me cobrei tempo específico nos kms finais.

Então com o tempo oficial de 1h27'15 , cruzava  o pórtico de chegada da meia maratona de Feira União médica, com direito a medalhas diferenciadas Top 50 e por ficar em terceiro lugar da categoria 50/54.



Agora era aguardar a chegada dos nossos amigos, destaque especialíssimo, para Sueli Mascarenhas,  que chegando na 6ª colocação geral (o que lhe dava imediatamente o título de campeã da sua categoria) detonou em 4' seu o antigo recorde pessoal, estabelecendo sua nova marca em 1h36'14

Su festejando sua nova marca com direito a título na categoria

A festa geral estaria feita em breve com a chegada um a um de todos os amigos e parceiros de treino do Salvador Pró-Maratona . 

com o Mestre da Cerimônia de Premiação - Amaury Júnior

Após, a cerimônia de premiação, realizada com celeridade, leveza e descontração (mais um ponto para a Organização) pelo Sr. Amaury Júnior, missão cumprida, hora de voltar pra Salvador.

Graças a Deus!

No pódio com o campeão da nossa categoria - Reginaldo Amorim

Até a próxima!



















almoço já em Salvador com Joanildo e Manoel


18 comentários:

  1. Não me lembro de ter participado de uma corrida tão organizada, e sem nenhuma reclamação de colocação, ( podium ).
    Fiz essa corrida sem sufoco, na maior tranquilidade.
    Só tenho a agradecer em especial a Roberto, e aos meus amigos de treino e pelos estímulos.
    Obrigado de coração ❤️❤️❤️.

    ResponderExcluir
  2. A prova foi top!!! E você como sempre um grande exemplo e incentivador da galera Pro Maratona Salvador!!! Deus abençoe!!!

    ResponderExcluir
  3. A prova foi bem organizada, hidratação, sinalização, no retorno dos 21km no km 10 tinha a auferição pra garantir que a pessoa fez o percurso completo. A Rg + está de parabéns! Gostei muito. E o melhor foi conseguir o tão sonhado RP sub 1:40, agora quero sub 1:36 kkkk…obrigada Roberto e amigos do salvador pro maratona pelo incentivo e cia nos treinos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Su! Derreter 4 minutos num tempo pessoal, ainda mais se tratando de alguém que já corre muito bem há tantos anos, é realmente um senhor ponto fora da curva, parabéns pela dedicação e esforço.

      Excluir
  4. A organização do evento está de parabéns! Essa programação de incentivar, apoiar e promover saúde ganham toda população e corredores. Super concordo com as palavras de Roberto, bem técnicas que nos ajudam entender como aconteceu e se concretizou nesse evento maravilhoso. Só agradecer essa oportunidade, contem sempre com minha presença.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns! Tenho a certeza que o fruto do seu empenho será coroado com um grande resultado em POA. Parabéns a todos os integrantes do grupo que mandaram super bem. Show!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pra todos, sempre buscando o melhor de vcs, é isso ai 👏🏽💪🏽👏🏽💪🏽💪🏽💪🏽💪🏽

    ResponderExcluir
  7. Um prazer ter feito parte do último momento da preparação. Vocês são fera, leveza para treinar que faz a gente topar as empreitadas tranquilamente. O tempo de Sueli reflete isso! Acreditamos nela e ela foi confiante nesse treinamento leve e toda essa torcida.

    Arriscando-me a dizer que essa é a melhor meia maratona da Bahia; mais um ano sem falhas relevantes como nesse e eu falo isso sem medo de oposição.

    Sucesso em POA. Estaremos torcendo daqui, sem dúvida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é uma prova especial. Com certeza , está entre as melhores mesmo em nível nacional e, Jhony foi bem feliz lá em cima, quando ressaltou o inusitado de uma premiação por categoria ocorrer sem nenhuma reclamação, o traçado ida e volta, mais a disposição dos tapetes, contribuem muito para isso também.

      Excluir
  8. Parabéns meus queridos

    ResponderExcluir
  9. Parabéns Mega, pelo bom resultado, pelo belo relato ( como sempre) e a todo o grupo Salvador Pró Maratona, fruto da dedicação aos treinos, a confiança , incentivo e inspiração que vc nos trás! Um forte abraço , Pataro

    ResponderExcluir
  10. Parabéns a todos!👏👏👏❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em provas como esta a gente sente ainda mais sua falta... volta logo.

      Excluir