sábado, 4 de setembro de 2021

MEIA MARATONA DE ARACAJU 2021

 

"O fogo subindo no corpo / o suor descendo no rosto / é isso que o povo quer / homem, mulher, menina, moça e rapaz'' (Dominguinhos). 

No último domingo, com o apoio da Prefeitura de Aracaju, da Federação Sergipana de Atletismo, as parcerias da Casa Esportiva  e da Conceito Soluções Esportivas, a Empresa Bruno Atleta Eventos e Viagens realizou a Meia Maratona de Aracaju.

Ô saudade que a gente estava desse clima de corrida competitiva...




* * * 

A EXPECTATIVA - 

O primeiro sentimento ao ouvir falar que haveria prova presencial no mês de agosto em Aracaju, foi a desconfiança. "Será que rola mesmo?".

Quando saiu o comunicado dizendo que a competição não mais seria na areia da praia (ao que parece, o organizador, que é de Brasília, não havia considerado a tábua da maré na eleição da data de realização), aí foi que fiquei ainda mais descrente.

Entretanto, a mobilização da FSA para realizar o evento teste no início do mês, trouxe-me a esperança de que  a prova poderia ocorrer, e só então, além da minha própria inscrição, passei a incentivar a adesão dos companheiros de treino do dia a dia. 



Confesso, contudo, que na véspera da prova, deixando Salvador na companhia dos amigos Pataro e Manoel (era o "trio nordestino" voltando às estradas), ainda levava comigo a impressão de quem estava sonhando e que a qualquer momento iria acordar.

Turma após a entrega da meia maratona em Salvador

Minutos antes, havia ajudado na hidratação da parte da turma que, não podendo viajar para a capital sergipana, simulou uma Meia Maratona, entre Stella Maris, Praia do Flamengo e Jardim de Alah.

Val  Concentração total na simulação da prova

Abastecido da boa energia colhida durante os 21,1 km dos amigos, seguia feliz, afinal de contas estava indo para Aracaju , onde, ao longo de toda minha existência, diga-se de passagem, sempre fui muito feliz. Na manga, para qualquer "zebra" teríamos a possibilidade de fazer uma simulação também. 

* * * 

A TARDE DE SÁBADO

"Trio nordestino" com Lu em Aju

Abrir um kit de corrida. Encontrar no shopping com a amiga Luciana Ramos e o casal Neusa e Samuel Pinho. Cruzar com  vários corredores de Salvador (entre eles Joanildo). Andar pelas ruas e reconhecer atletas através dos tênis e de suas camisas de corridas, e gps de pulso, etc, etc...

Tudo começava a nos fazer respirar e o velho clima pré-prova.

Encontro com \Joanildo na Pousada do Farol

Hospedados a 150 metros da largada, no fim da tarde, quando buscávamos comer algo para descansar para o grande dia, pudemos presenciar uma corrida kids com a via fechada.

Não fossem as máscaras, poderíamos dizer que havíamos voltado no tempo...

O DIA D

Aracaju amanheceu linda...



Em meio aos educativos para aquecer o corpo, ia observando as pessoas. Como era visível em todos a enorme satisfação de estar ali.

Particularmente, via como muito simbólico, o fato desse retorno  acontecer exatamente na capital sergipana, pois 'a partir de meados de março de 2020, quando o Coronavírus desembarcou no Brasil para valer, e os cancelamentos e adiamentos de provas começaram a pipocar, o primeiro deles a nos rondar e atingir foi, justamente, a suspensão da Corrida Cidade de Aracaju, a decantada 'São Silvestre do Nordeste".

Logo estávamos sendo chamados para ocupar nossa baia...


Em pouco tempo, onda após onda, as largadas  eram autorizadas. Enfim estava acontecendo. Era real.

A PROVA

A emoção era tanta que somente  alguns metros após o pórtico é que me lembrei de acionar o Garmin.


Havendo largado no pelotão D,  seguia com o coração em festa. Os cumprimentos e festejos eram constantes. Daqui pra lá, de lá pra cá. 

Lado a lado com Pataro, desde o início da prova, íamos nos divertindo com a brincadeira de reconhecer  atletas amigos pelo jeito particular de correr de cada um deles.



Apenas a partir do km 8,5, começamos a nos separar um pouquinho, e consequentemente pensar a prova mais competitivamente. 


O retorno mais concentrado acabou me proporcionando um leve (e sempre prazeroso) split negativo. Com o tempo ofcial de 1 hora, 29' e 50 segundos cruzava, graças a Deus sempre,  mais uma  pórtico de chegada.



Pouco tempo depois, toda turma que estava representando o Salvador Pró-Maratona  faria o mesmo. 

Pataro, Rô e seus  belos troféus


Destaque para os RP's de Manoel e Joanildo. bem como para o pódio de Rosana e de Pataro que correu bem próximo ao seu melhor tempo. Isso é muito representativo, quando se leva em conta o volume alto que vem fazendo desde novembro, que entre outras coisas,  tornou possível que em março último realizássemos o Projeto de correr de Salvador a Aracaju em 04 dias (olha aí uma daquelas muitas vezes que falávamos sobre ser feliz nessa linda e abençoada cidade?).

com titio


Até a próxima!




Mais fotos da meia em Aracaju


Com Samuel e Neusa Pinho
Pódio geral feminino -Vitória de Marily dos Santos

Pódio geral mascuino

Com Rebeca - vice-campeã geral

Festejando com Bené

Rosana no pódio



Pataro , pódio com excelente tempo


Luciana na batida

turma de Esplanada - BA (cidade onde viria a trabalhar no dia seguinte)


FOTOS DE TREINOS DESTA SEMANA (Pós prova)











Com Mônica Afonso

6 comentários:

  1. Campeão, é sempre motivador compartilhar uma prova vom você. Foi um dia muito especial, pois consegui fazer também o meu RP na meia. Parabéns a você pelo resultado. Show!

    ResponderExcluir
  2. Além do belo atleta, fico encantada com os textos!
    Parabéns à todos!!! Sou fã ❤
    Ass:Lay

    ResponderExcluir
  3. Essa prova foi especial, como você mesmo disse, por tudo que representou para nós que corremos e para mim, em especial. Uma amiga disse, antes da largada: tão bom ver a elite novamente! Nem tinha me dado conta disso. Veio mesmo a sensação de ter tudo de volta, foi uma festa, com a alegria de encontrar tanta gente querida de Salvador.

    ResponderExcluir
  4. Show!! Parabéns pelos 21km e pelo relato !! Já lhe falei "cadê o livro" ? Merece um, já passou do tempo👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  5. Maravilha voltar a sentir essa emoção de uma bela prova, super organizada e numa cidade linda! Acho que essa prova veio pra ficar. Belos registros! Que venham as próximas !

    ResponderExcluir