quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

O PÓDIO GERAL NA SEGUNDA EDIÇÃO CORRIDA DAS DUNAS



E chegou o dia da segunda edição da Corrida das Dunas...

Quis o destino que novamente a data da Beach Cross, prova mais "fofa" da FBA  (e que mora em meu coração) coincidisse com a Circuitos da Folia.

Então a corrida que acabou entrando meio que por acaso em meu calendário competitivo no ano passado, uma vez mais foi a salvação do quesito "pôr à prova os dois meses de treino de base".

A CORRIDA


Cheguei à linha de largada com a tranquilidade de quem sabia que faria uma boa prova. Os treinos indicavam que iria baixar alguns minutos em relação ao ano passado, entretanto, sabia que manter a "coroa de rei" das Dunas (apelido ganho desde a vitória na 1ª edição), seria uma missão quase impossível.



Havia pelo menos uma dezena de nomes com totais possibilidades de vencer a competição, e isso, por incrível que pareça, sempre me deixa mais à vontade, rs.


Soada a buzina, e sentindo-me finalmente livre da sensação de “leão na jaula”, Deixamos a Lagoa do Abaeté com velocidade apenas suficiente para não pegar um engarrafamento na primeira garganta.


No morro do Boas Vindas, marca do km 1, encontrava-me na sétima colocação, e a fila indiana liderada por Deilton (nome mais cotado para vencer a prova) estava bonita de se ver.

Entre os km 2 e 3, Jocy (outro dos favoritos para vencer) iniciou  uma acirrada briga pela ponta. Àquela altura, nosso fila indiana estava reduzida a 05 atletas, e seguia, marcado muuuuito de perto, em terceiro lugar.


O início da subida do Morro do Urubu marca exatamente a metade do circuito, e antes de chegar ao seu cume, pela primeira e única vez,  passei a ser o vice-líder da prova. 

Nutria a esperança de conseguir acompanhar Deilton, mas na verdade, dali por diante, o que aconteceria mesmo era uma sucessão de ultrapassagens, entre eu, Fábio e Jocy.

A batida que me foi exigida para me manter entre os meninos cobrava um preço e no sobe e desce da prova, buscava mais equilibrar a respiração do que apertar.



Nessa toada chegamos de volta ao Boas Vindas. Faltava apenas um quilômetro e, pra ser sincero, longe de "jogar a toalha", já tava feliz com a quarta colocação naquela prova tão acirrada.

De toda forma, mantive a pegada na pequena trilha, lembrando do quanto no ano anterior, quando eu era o caçado, havia me esforçado para sair do raio de visão do corredor que vinha atrás de mim.

Corredores são bem parecidos rs, a viradinha de rosto de Jocy, arrisco a dizer, foi exatamente no mesmo ponto. 


Putz, ele me viu e vai aumentar ainda mais o ritmo. - Pensei!

Procurando absorver o máximo de ar possível (e haja caretas, rs), apertei ainda mais o ritmo. 

O esforço foi recompensado, a menos de 400 metros do fim, voltei a ocupar a terceira colocação.
Sendo escoltado pela PM logo após voltar ao terceiro lugar

Consciente do enorme potencial do corredor que acabara de ultrapassar, multi-campeão de provas de diversas distâncias, apesar de ouvir, a passagem de rádio de Varolli me dando como terceiro lugar, tratei de voar (quanta diferença do ano passado)  em direção ao pórtico de chegada no Abaeté. 



Em relação ao ano anterior, o tempo de prova baixara na casa de 4 minutos, mas somente ao cruzar o tapete, com apenas 7 segundos de diferença, é que pude  abrir o sorriso e comemorar, a vaga no pódio geral cavada nos últimos metros. 


Joel, Pataro, Val, eu, Foguetinho e Valdir

Depois foi só aguardar a chegada dos amigos que haviam feito parte de toda a preparação (todos com baixas expressivas no tempo em relação ao ano passado) para a festa ficar ainda melhor.


O Campeão Deilton, com Fábio em 2º e eu em 3º

Axé!

Valdir campeão cat 60 - Val vice cat 45/49, Vanuza Vice-Campeã Geral Feminina, Pataro , vice cat 55










3 comentários:

  1. Você é um grande campeão Roberto, não apenas pelos resultados obtidos em circuito, mas pelo respeito que tem pelos concorrentes e a seriedade nos treinos com sua equipe, sem fins que não seja a paixão pelo esporte. Muito satisfeito em aprender um pouco mais contigo ainda que não tenha conseguido alçancar meu objetivo nessa prova pelo fator saúde. Show!!!

    ResponderExcluir
  2. Foi uma linda prova, como sabíamos que seria. Parabéns mais uma vez! Vc arrebentou! E obrigada pelo incentivo de sempre! Gratidão eterna!

    ResponderExcluir