quarta-feira, 30 de agosto de 2023

DO PRADO A CUMURUXATIBA PELA PRAIA (Correndo e Trabalhando no Extremo Sul da Bahia)

  

Já estávamos com saudades de “levar ao ar” mais um capítulo da famosa série "Correndo e Trabalhando" (rs).

 Ao lado dos colegas Mônica e Fernando, nossa missão dessa vez nos conduziu ao Extremo Sul baiano. 


Definitivamente não há como reclamar de um trabalho que nos “obriga” a ficar 04 dias baseados na bela cidade do Prado. 

A despeito das muitas de horas de deslocamento por estradas rurais para chegarmos aos distantes locais de transmissão remota, graças a Deus, mantivemo-nos conciliando, treino e trabalho.



Com as duas provas principais do segundo semestre batendo à porta, não havia como ser diferente. Entretanto, como foi bom poder chegar na Costa das Baleias, nesse momento da periodização, em que quase tudo está permitido, por conta das distâncias e características da UpHill e da Ultra Bertioga Maresias.

queda d'agua por entre as falésias à beira da praia

“Autorizado” (sobretudo pela UBM), desde o dia em que chegamos ao Prado busquei informações sobre a possibilidade de ir correndo pela beira da praia até o paradisíaco distrito de Cumuruxatiba.



A maior parte das informações que recebemos, punha as falésias e a maré como obstáculos que nos impediriam  de  correr a totalidade do percurso sem ter que ir à estrada de barro (um espetáculo à parte nos 30km entre Prado e Cumuruxatiba). 

A estrada de terra que liga Prado a Cumuru é um verdadeiro mirante natural

De forma combinada com os parceiros de missão, deixamos para o último dia da viagem nossa vistoria em Cumuru, e foi assim que,  ao nascer do sol (espetáculo que tivemos  o privilégio de ver nascer todos os dias nessa semana inesquecível), com a maré praticamente no máximo, botamos o “pé na areia” para descobrir a resposta a nossa pergunta.



Sim, era possível (e que viagem maravilhosa), pela praia, a distância tornou-se “apenas” 28km, Chegamos em Cumuru, inclusive, um pouquinho antes dos colegas, que, aliviados, resgataram o servidor mais feliz do mundo naquele momento rs.

Em Cumuruxatiba, com Fernando e Mônica.


Com o intuito de deixar um registro que pudesse incentivar/ajudar outras pessoas (turistas ou até moradores da região), fizemos o vídeo que está logo abaixo com informações e impressões desse trajeto  tão cheio de beleza: Prado a Cumuruxatiba beirando a praia. 

 

                                                        Espero que gostem

Axé!





































quarta-feira, 16 de agosto de 2023

CASADINHA SERRA DA JIBOIA/CAMINHO DA PAZ

Naldo, eu, Ramon, Sérgio, Josenilton, Manoel e Lourenço

Sempre agradecendo a Deus, entre os dias 04 e 06 de agosto, conseguimos reunir um bom time para a casadinha Serra da  Jiboia/Caminho da Paz. 

A escalação foi a seguinte: Manoel, Naldo, eu, Sérgio, Lourenço e os estreantes Ramon e  Josenilton.

Por volta das  13 horas da sexta-feira, lotação completa, nosso "onibus"  (Um Zafira de 7 lugares) partia de   Salvador com destino a Pedra Branca.

Dali após 13km divididos entre uma subida cadenciada e uma descida vertiginosa na Serra da jiboia, partimos para Amargosa, onde chegamos no começo da noite.

No sábado, Por volta das 4h30 da manhã daríamos iníco a uma maratona de serras entre Amargosa, Alto da Lagoinha (Ubaíra) e Mutuípe.

Sendo Manoel, o componente do grupo que mais vezes ja estivera treinando no Caminho da Paz, acertei com ele, e como bons anfitriões,  dividimos equânimemente os 42km.


Desta forma, foi possível levar o "buzu" (enquanto um corria, o outro dirigia, e virava como de costume,suporte e cinegrafista), garantir uma maior praticidade no retorno, e, consequentemente, uma tarde mais descansada em Amargosa.

Tarde muito bem aproveitada, para passeios na cidade Jardim e uma boa prosa com seu Osvaldo.

No domingo cedinho, malas arrumadas, deixamos Amargosa, com parada no Alto da Lagoinha para levar a turma para uma ida e volta ao Morrinho de São José.


Imediatamente após os 13km de sobe e desce, renovados, leves, em paz, retornamos para Salvador.


Graças a Deus!


A seguir vídeo de 10 minutinhos com um pouquinho mais do nosso fds de casadinha Serra da Jiboia/Caminho da Paz



quinta-feira, 3 de agosto de 2023

21K - Salvador ao Salvador

Josenilton, Manoel, Val, Joanildo, Lourenço, Pataro, Alan, eu, Suely e Jacson

E no domingo 23 de julho chegou a nossa vez de participar da Meia Maratona Salvador ao Salvador, competição que tem largada no Salvador Norte Shopping, chegada no Salvador Shopping e que se desenrola majoritariamente pela Avenida Paralela (Av. Luís Viana Filho para os menos íntimos rs).

Mesmo sem haver corrido a primeira edição, até pelos comentários gerais, notamos uma  evolução da prova de um ano para o outro. 


Um ponto importante para o sucesso dessa edição (e que,  a nosso ver, deverá ser observada sempre) foi a data não haver coincidido com a de alguma daquelas festas "all incluse" que costumam acabar na manhã de domingo, tornando o trânsito ainda mais perigoso.

A entrega rápida de um kit legal, com a opção de indicar na hora da inscrição, em quais dos "Salvador" preferia recebê-lo. O horário da Largada acertado e pontual. A hidratação perfeita no percurso diferente, técnico e muito prazeroso de correr. A passagem no "mergulhão". A festa na chegada no palco onde ocorreria a cerimônia de apresentação. 

No "mergulhão, Su e Karen que travaram bonita batalha até o fim da prova

Não obstante algumas inconsistências na divulgação do resultado, inúmeros foram os pontos positivos da corrida organizada pela Jardel Moura Assessoria Esportiva. 

Carlos Alberto "Aperta"


Uma coisa que poderia tornar a prova ainda mais atrativa para a próxima edição, seria realizar a  premiação por faixa etária na forma tradicional (de 5 em 5 anos).

A CORRIDA


Marco final de um ciclo de nossa tradicional transição de pisos e distâncias do segundo semestre. mais que qualquer outra coisa, a  Salvador a Salvador encaixou-se como uma oportunidade de celebrar em casa, as expressivas conquistas pessoais da primeira metade do ano.

Com essa tranquilidade, demos inicio ao nosso passeio entre os dois shoppings, e  como foi boa a experiência de correr na Paralela. 


Pra melhorar ainda mais, muitos amigos dos treinos cotidianos estavam inscritos na competição. Aliás, para ser sincero, foram eles que acabaram nos "arrastando para a Meia Salvador a Salvador.

Festa do começo ao fim. 

Manhã deliciosa e todo mundo aproveitando o sobe e desce para encaixar ótimas provas.

Com o garmim marcando 1h26'55  (no resultado oficial ficou constando apenas o tempo bruto), 4º lugar na categoria 50/59 e 43º geral entre os 1053 concluintes masculinos, fechamos nossa bela viagem de domingo entre o Salvador Norte  Shopping e o Salvador Shopping.

Regenerativo pós prova no pontapé inicial da virada de chave - "um pouco mais longe do asfalto"
Axé!











mais da Salvador a Salvador

Val no pódio 50/59