sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Desafio Trilha 2Reis (3ª Edição - Fazenda Martinelli)

Lema da Trilha 2Reis - Esta , como a maioria das fotos desta postagens foram disponibilizadas pelos fotografos : Jhony Pinho e Fernanda Piê

O último domingo, foi dia de participar do Desafio Trilha2Reis, excelente prova organizada por Flávio Silva e o casal Adriano e Aline Reis, e o  paraíso da vez, foi a fazenda Martinelli, localizada na zona rural de Camaçari.

Apesar de pouco conhecida entre os corredores, o local  é point dos ciclistas da região, apaixonados por Mountain Bike, em especial os praticantes de XCO (abreviação de cross country olympic), provas disputadas em circuito variados de 6 e 20 quilômetros de distância por volta, com descidas técnicas, trilhas estreitas, caminhos rochosos e até obstáculos artificiais, como rampas.

Se a prova se resumisse "apenas" ao circuito, já seria garantia de diversão e alimento para o espírito de todos os participantes. Os organizadores, porém, conseguiram deixar a coisa ainda melhor, quando tiveram a excelente sacada de adicionar um trecho de cerca de 2km, por eles batizado de "lado oculto", que fica do outro lado da Fazenda Martinelli.

Beto Maia puxando um bloco numa das subidas mais íngremes do "lado oculto'.

Recheado de situações mais próximas das encontradas nas provas de corrida, o "lado oculto" foi, sem dúvidas, ingrediente que trouxe ainda mais sabor à 3ª edição do Desafio Trilha 2Reis.

* * *

Em carona solidária (ao lado de  Pataro, Manoel e Val), por volta das 5h 30, chegamos na Fazenda Martinelli. 

Prontos para a largada

Após carimbarmos o passaporte, e enquanto  recebíamos as entusiasmadas  boas vindas de Aline (marca registrada da organizadora da prova), nossa alegria ia subindo de tom, tanto no reencontro com amigos, quanto por um simples sorriso de cumprimento de um novo rosto. 

Com Aline (alma da Trilha 2Reis)

Essa conexão de vibração e de energia faz com que nos sintamos parte de uma tribo especial, e naquela manhã de domingo, naquele belo lugar, não havia como não estar com o coração aos pulos.

* * *

Como na edição anterior, a prova foi dividida em loops e cada atleta
poderia optar por realizar 1, 2, 3 ou 4 voltas, o que abre um excelente leque para todos os níveis de condicionamento momentâneo de cada um.

Entretanto, apenas os atletas que fizessem a prova full (e que apesar de ter sido anunciado como 30k, deu um pouco mais de 27k) é que estariam concorrendo aos títulos de Rei e Rainha.

* * * 

Utilizando a Trilha 2Reis como marco inicial dos treinos para a UAI Reverse em novembro, parti com a certeza de que aproveitaríamos muito bem nosso luxuoso pontapé inicial.


Em ritmo confortável, completei o primeiro loop em 7º lugar e a temível (rs) passagem na tenda do carimbo foi pra lá de rápida.

A segunda volta seria uma inversão da primeira, mantendo, ou até aumentando, como dito pela Organização, o nível técnico da corrida.

Galgando posições de forma natural, iniciei o terceiro loop, acreditando-me já na quarta posição.



No meio da volta, porém, fui informado por um dos atenciosos staffs (que me havia nos pedido que desse uma "segurada" para que ele usasse o leitor de QR Code)  que ocupava o terceiro lugar.

Não havia ultrapassado ninguém, porém nosso amigo Valdeci, então atual Rei e bicampeão da competição, por precaução, sentindo o joelho, resolveu fechar a participação com 2 voltas.

Da mesma forma natural que estava correndo até ali, a informação de que poderia estar no pódio, levou-me a entregar um pouco mais de cara feia no sobe e desce da estrada rs.

E estava mais que justificado, sabia que a qualquer momento poderia ter, nada mais, nada menos, que o amigo (um dos meus ídolos no esporte) Marcos Paulo na cola. E num "pau a pau" na última volta, dificilmente iria conseguir segurar a fera rs. Como diria tio Clóvis "Ou medo, ou respeito".

 Àquela altura da prova, sabia que à minha frente havia uma dupla  de muito peso:
Léo usando a técnica para vencer mais uma subida

Léo Nascimento -  que viria a se sagrar campeão da prova -  e de quem, num dado momento de passagem na área de largada/chegada tive a breve ilusão de estarmos próximos. Qual nada, rs. O atleta arraialense, apesar de estar no mesmo loop, naquele momento, já estava era voltando do "lado oculto", enquanto eu ainda iria percorrê-lo;

George , lado a lado com Valdeci
George Mercês -  que viria a ser o vice-campeão da prova - Amigo e parceiro de alguns treinos, atleta forte em qualquer distância e piso para o qual ele se dedique; 

Portanto tratei de acelerar o máximo que pude naquele restante de terceiro loop. E, por que não confessar rs? Rezando pra não avistar, ou não ser avistado por,  Marcão antes de findá-lo. A gente sabe como "por os olhos" no adversário, principalmente  em prova de trilha (quando geralmente não se tem um horizonte grande), faz com que cresçamos na "caçada".

Bem no momento da grande subida, para finalizar o loop, pude constatar que minhas preces não haviam sido atendidas. De relance, notei que o 4º colocado estava terminando de descer a pirambeira, e como havia previsto era exatamente Marcão.

Detalhe importante de ressaltar é que o amigo havia chegado em cima da hora da largada e isso havia feito com que ele saísse atrás, o que tanto o fez forçar nos kms iniciais, como também pegar maior "trânsito". 

Do meio da ladeira ouvi gritos de incentivo ao quarto lugar "Encarnação tá logo aí na frente". Faz isso não, Chama o cara para apreciar a natureza. Pensei, rs.

Marcos Paulo 

Por todas essas coincidências de estar no lugar e hora certos, apertei ainda mais na subida. Nenhuma possibilidade de ficar chateado, caso fosse ultrapassado, a felicidade de estar correndo não pode, não deve ser medida por tempo ou colocação, mas o prêmio: "ir ao pódio geral no meio daquele "zoológico" de atletas", fazia tudo valer à pena. 

Vitório Gauss

O 4º loop  tinha uma distância menor que os três anteriores, e fazia com que voltássemos pelo o caminho inverso daquele que estávamos fazendo no terceiro. 

Naquele momento, já havia parabenizado Léo, que passara por mim, voando para sua mais que merecida vitória. 

Val, na batida para mais um pódio geral 

Pouco tempo antes cruzara com Val, atual campeã e rainha da Trilha 2Reis, que em seu jeito concentrado seguia também na batida de um pódio feminino que viria a se confirmar depois com sua chegada em terceiro lugar geral feminino.

Manu

Cruzaria também mais tarde com Manoel. Aliás, essa inversão de direção a cada loop foi outra ótima sacada da organização, pois, principalmente os atletas que foram até a 3ª e 4ª volta, podiam aproveitar esse momento pra festejar e incentivar uns aos outros.

A esperança de "pôr os olhos em George" acabou quando ainda serpenteando para chegar na área de largada, ele descia já na volta final, absolutamente inteiro. Fatura liquidada. Parabenizei-o pelo segundo lugar e tratei de manter o foco na briga pelo "último lugar ao sol".

A carimbada do terceiro loop durou uma eternidade(pelo menos na minha sensação rs), mas sabendo-me pronto para  aumentar o ritmo tratei de me mandar o mais rápido possível dali.

Na saída para a volta "boa", aproveitei para dar aquela espiadinha no Garmim e vi que estava marcando 22,4km. Em minhas novas preces (rs) queria buscar a passagem pelo quarto lugar pelo menos com 500 metros (o que representaria 1km de frente) e tudo que havia sido conservador na largada da prova, entreguei naquela nova relargada.

Pataro - 5 lugar masculino

A passagem por Marcão iria se dar exatamente no mesmo ponto em que George havia passado por mim (com pouco mais de 1.000 metros ). Logo atrás dele, seguia Pataro numa briga de passa, repassar que iria durar até o fim da prova. Ficando Marcão em 4º  e Pataro em 5º lugares gerais. 

Cumprimentando os dois amigos, segui em frente. A partir dali fui por assim dizer "levando o carro na ponta dos dedos". Administrando com paciência cada curva do caminho e aproveitando para dar início à parte regenerativa do nosso pra lá de especial, treino de luxo.

George preste a finalizar sua missão 

Aproximando-se com tranquilidade, o vento nos trouxe a comemoração da chegada de George Mercês. Uma olhadinha no relógio, vi que o amigo havia fechado sua prova com 2h38. Em breve seria nosso nome a ecoar pelos alto-falantes 

Com o tempo de 2h 46' 04 segundos passava pela derradeira vez, naquele dia, no pórtico de chegada. .

Avisado de que era necessário tocar o sino para dar como encerrada a participação na 3ª edição da Trilha 2Reis, dei meia-volta, e com um salto, como quem está subindo para testar uma bola para o gol, (religioso que vinha, ainda tive tempo de rezar/pensar: "Tomara que isso não doa" ), mandei ver uma cabeçada no sino.

Pódio geral masculino

Passo bem, rs. Fiquem  em Paz!

Pódio geral feminino - Campeã Daiane, vice Carla, 3a. Val


Até a próxima!

Flávio e o casal Aline e Adriano com os novos Rei e Rainha da Trilha 2Reis

Léo, festa e emoção na chegada (fiquei doido para achar uma foto minha achando o sino rs)



mais fotos da prova
























































Aline e Léo com Prof. Hércules, seu treinador






Adrian Bolt na chegada com Daiane, a nova Rainha