Após três semanas consecutivas de volume crescente (chegando a quase 100k na última) pintou na planilha uma semana regenerativa e para este domingo o longão que baixou para "apenas" 25k acabou sendo transformado em treino de ritmo de maratona.
E mais uma vez estivemos (Pataro e eu) enfrentando e exorcizando as voltas de 5k do COE com sua famigerada ladeira de 600 metros, vento e, nos últimos tempos, o dilúvio que vem caindo em Salvador.
Pataro fechando seus 25k com 1h e 57' |
O Pilates foi criado em 1920 pelo fisioterapeuta Joseph Pilates e apresenta como principal benefício o fortalecimento do Core. Além disso, o método trabalha o alongamento e o fortalecimento de todo o corpo, promovendo flexibilidade, harmonia e equilíbrio muscular e pode ser praticado por pessoas de qualquer idade e/ou condicionamento físico.
Proteção da coluna pelo fortalecimento da musculatura responsável pela estabilização do tronco, aumento de flexibilidade, propriocepção, melhora na respiração e na postura são algumas das vantagens do Pilates para corredores.
Com 4 hérnias de disco, detectadas logo nos primeiros meses de corrida, e pouquíssimas queixas relativas a dores (sem esquecer de mencionar jamais que também devo muito da minha felicidade no esporte à Quiropraxia e ao Quiropata Dr. Douglas Hora), creio que posso me dar como exemplo do quão benéfico pode ser o Pilates para quem pratica corrida.
Aliás atire a primeira bola suíça o corredor que nunca precisou da ajuda de um Fisioterapeuta.
Obrigado, Pró Quele Mercês |