segunda-feira, 28 de abril de 2014

DE PORTO SEGURO A TRANCOSO (TROTANDO PELAS PRAIAS)

Costão que separa as Praias do Taípe e do Rio da Barra

Após intensa semana de trabalho aqui em Itabela, cidade localizada no extremo sul da Bahia, chegou enfim o weekend e com ele a grande oportunidade de dar os famosos dois passos em direção ao Paraíso.

“Longe de casa há mais de uma semana, milhas e milhas distante” dos meus amigos e amores, não poderia perder a oportunidade de ir a Porto Seguro, afinal de contas, não é sempre que se pode chegar àquela cidade com uma passagem de ônibus no valor de R$16,00.

Desta forma, no domingo acabei descobrindo um percurso maravilhoso para fazer correndo / trotando: de Porto Seguro a Trancoso pela areia da praia.

O trajeto cheio de beleza e de relativa facilidade é daqueles que a gente faz desejando que todos os amigos estivessem ali também. Recomendo a todos os corredores que forem passar ou ficar em Porto Seguro.

Entretanto, como já dizia (ou pensava) o velho filósofo, “antes do domingo, vem o sábado” e foi neste dia que aconteceu o treino Itabela - Guaratinga.

Sábado




Postada ao pé do belo e intrigante Pedra do Oratório, a Cidade de Guaratinga também faz parte da 189ª Zona Eleitoral e, como dedicado servidor, devia-lhe uma visita.

Uma mudança de tempo repentina fez o dia amanhecer bastante diferente. Sair do hotel às 5:30, dar de cara com uma chuva fina e com a noite ainda reinando foi mesmo uma surpresa e exigiu-me um retorno ao quarto para ensacar os já tão sofridos celular e máquina digital.


Sem pressa, comecei a cobrir os 28km que separam as duas cidades e logo já seguia completamente sintonizado na viagem. O tempo até melhorou, mas quer saber? Nada mais importava...


Domingo
Sempre ouvi dizer que para “pinguço” (bebum, pau-d’água, pé-inchado, etc.) não há jeito, se está frio ele bebe pra esquentar, se está quente “o negócio é tomar uma para refrescar”, mas deixe-me registrar uma coisa, corredores são farinha do mesmo saco. rs

Achou estranho? Digo que há inclusive outras interseções entre bêbados e corredores. Por exemplo: nós corredores acordamos bem cedo não é? Lembra aí então. Qual é a turma que você costuma encontrar muitas vezes já (ou ainda) de pé (mesmo que cambaleantes)?

“Eu corro sim. Estou correndo... “

Estou certo que ninguém que sonha com Porto Seguro se vê lá num dia de chuva, talvez fosse mais sensato ficar “em casa”, mas era exatamente ela (a chuva) que me dava mais força para ir à cidade berço do Brasil:

“Por ter que me deslocar apenas para isso, lá o meu comprometimento com a corrida do dia seguinte será ainda maior, ressalvadas apenas as hipóteses de terremoto, tsunami, tornado, furacão e afins para não que não vá às passadas”.

Poder treinar na areia da praia, piso que encontrarei abundantemente em minha próxima prova (Running D’aventura), também foi usado na briga de auto convencimento, mas com toda sinceridade, os aproximadamente 18km de areia (sempre dura) não valeram um treino físico. O que encontrei por lá foi um enorme afago nas retinas, no espírito e na mente, mas todo corredor sabe (ou acabará descobrindo um dia), o psicológico responde por, pelo menos, 50% do seu rendimento.


A partir daqui deixarei às imagens (e suas legendas) o trabalho de contar sobre o caminho entre Porto Seguro e Trancoso. Depois, respondam-me se puderem: Valeu a pena o "esforço" ?!



SAINDO DE PORTO SEGURO / AV. DOS NAVEGANTES



INDO PELO CALÇADÃO ATÉ A BALSA (1K











Guichê de passagem (R$ 3,50)




Travessia de 10' (funciona 24hs) - Rio Buranhém

Logo depois que sai da balsa pega-se um beco (lado esquerdo) que leva até a Praia do Apaga-Fogo
PRAIAS ARAÇAÍPE/DELEGADO


PRAIAS MUCUGÊ/PARRACHO
Vista da Praia de Mucugê do Centro Histórico de Arraial D'ajuda




PRAIA DE PITINGA










PRAIA DA LAGOA AZUL






Lama no tênis para entrar na trilha e conhecer a Lagoa que já não é tão zul







PRAIA DO TAÍPE

alguns braços de Rio no caminho


Costão separando as Praias do Taípe e do Rio da Barra




É interessante saber o horário da maré para chegar neste ponto antes que ela esteja no máximo

PRAIA DO RIO DA BARRA




Nova travessia de rio



TRANCOSO - PRAIAS DO NATIVO E DOS COQUEIROS

Na noite anterior choveu bastante em Porto Seguro mas isso já estava esquecido

Fechando a parte de areia  com pouco mais de 2 horas  (ainda faltava 1 km até o Quadrado








QUADRADO






Igreja de São João Batista no Quadrado


Até a próxima