segunda-feira, 28 de outubro de 2013

NO MEIO DO LONGÃO PARA BÚZIOS E DO PROJETO 4:1 HAVIA O 3º PASSEIO CICLÍSTICO DA WORKING SPORTS


Tocar dois projetos juntos é uma boa garantia, se não de sucesso nas empreitadas, de muita movimentação e, às vezes, de algum dilema. 

Vejamos:
Não sem um pouco de temor, desta vez resolvi inverter a ordem dos treinos, realizando o 4:1 no sábado (com 36km de bike + 9km de corrida) e deixando para o domingo o último longão preparatório para a Maratona de Búzios.

Tomar esta decisão não foi nada fácil, afinal, nos 40km em fartlek (3km forte X 2km fraco) de ontem teria a companhia do temível Chico, o que costuma  aumentar o  grau de dificuldade dos treinos e recomenda (a toda pessoa sã da cabeça) o máximo de descanso no dia anterior.

Entretanto, no sábado o pessoal da Academia (Working Sports) iria fazer um passeio ciclístico no Parque de Pituaçu e, com certeza, se deixasse o treino com Chico agendado para o mesmo dia (o cara é terrível mesmo rs), era quase certo de que não estaria vivo, digo, presente.

Deus que me ajudasse (ainda mais) no domingo, mas não queria furar com a família WS, então bateu-se o martelo.

Sábado
36km de bike + 09 de corrida
Rubem, eu e Deja
Às 5:00 horas da manhã, junto com Rubem (já parceiro oficial do Projeto 4:1), Joel e Deja, partimos de Cajazeiras para nossos 36km de bicicleta.

Como de costume o trajeto traçado foi um círculo: Águas Claras, BR 324, Estrada do Cia (Simões Filho), Rótula do Aeroporto, Paralela, Estação Mussurunga, Estrada Velha do Aeroporto, Barragem, Boca da Mata, Pistão, C.T. Pinicão.

Rubem e Joel saindo da Estrada Velha do Aeroporto para a Estrada de Boca da Mata
Exatamente com 35km passávamos pelo C.T. Pinicão a caminho da casa de Rubem, onde pretendíamos estacionar as bikes para fazer os 09km de corrida num novo percurso giratório, mas nosso C.T. estava tão cheio de amigos e animação que resolvemos seguir um pouco adiante apenas para completar a distância e, dando  meia volta, paramos lá mesmo para cumprir a parte da corrida.


Com Rubem no C.T.
Àquela altura (1h e 35min de pedal) estávamos apenas eu e Rubem. Joel, que viera apenas para o pedal, já tinha seguido para o trabalho e Deja, atrapalhado pelos equipamentos, acabara ficando pra trás e, infelizmente, por conta do compromisso de logo mais no Parque de Pituaçu, não foi possível esperá-lo.

Começamos nossas voltas de 500 metros em ritmo bem tranquilo, dando ao corpo um tempo para se acostumar com a transição. 


Enquanto isso víamos passar à toda um bloquinho que continha nada menos que Adautro, Carlinhos, Morcegão e Valdir e, animado por toda aquela correria, após um certo tempo propus um treino flutuante: 1km abaixo de 4’ x 1km abaixo de 4’45, e nesta brincadeira os 09 quilômetros passaram tão rápido que Rubem deu o maior grito de espanto (jurando que achava ser muito mais tarde) quando lhe disse que ia embora “porque já era quase 07 e meia”.

Em Pituaçu
Galera da Academia Working Sports pronta para dar início a volta de 15 km no Parque de Pituaçu
Após passar em casa para fazer uma boquinha, tomar banho e trocar de roupa, eu e a tia Lalá fomos de carro para o Parque de Pituaçu.

Encontramos a turma liderada por Paulo Jacob & Cia pronta para iniciar a volta de 15km do Parque. Escolhemos lá nossos “camelos” de aluguel e nos juntamos ao grupo.
Paulo nas trilhas do Parque de Pituaçu
O passeio foi bem alto astral e, apesar de não se tratar de nenhuma corrida, o desempenho da galera durante a volta foi muito bom.

Feliz por ter conseguido participar da brincadeira, ao final do percurso despedi-me da família WS e corri para casa, era hora de desacelerar. Chico vem aí... brrrrr - pensei.

Domingo
40 km de corrida em fartlek



Às 5:40 da manhã chegava com Chico no C.T. para darmos início aos 40km de fartlek.

Deja, Cristiano e Chico prontos para o combate
Ainda de longe pudemos reconhecer Cristiano e Deja. Embora não fossem ficar até o fim (ambos estão treinando para a Wine Run), a perspectiva de ter a companhia de amigos para enfrentar a missão trouxe-nos imediato incentivo.

Após acertamos os detalhes do treinamento: tempo de aquecimento, ritmo pretendido nas acelerações e nas desacelerações, intervalo para mudar o sentido das voltas de 600 metros, desaquecimento, etc., começamos o treino.

Cristiano, que ia trabalhar, fez algo em torno de 19km (sempre puxando na frente os quilômetros fortes) e foi embora mais cedo. O sempre solidário Deja, além de fazer uns 24km, ficou por lá até o final do trabalho.

Com Chico mantendo o ritmo até o fim
Continuando o treino sozinhos e nos incentivando mutuamente, Chico e eu mantivemos o trabalho num nível muito bom, praticamente segurando a mesma pegada do começo ao fim do treino.

Os tempos da tabela abaixo contam um pouquinho disto, mas o melhor mesmo é a sensação que restou de relativa tranquilidade para executar a tarefa.

4km - aquecimento - 24'35
3km fortes
2km fracos
12’52
10’20
12’24
10’55
12’21
10’50
12’10
10’57
12’26
10’51
12’33
11’00
12’49
---
18’ – desaquecimento - 3 km



Deus sempre ajuda!

P.S. - Tendo sido "deixado na mão" por minhas máquinas digitais,  todas as fotos desta postagem foram "doadas" por amigos, aos quais aproveito para agradecer por mais esta.


Deja - um dos doadores de foto na Estrada do Cia em sua bicicletada solitária - 

Até a próxima!

terça-feira, 22 de outubro de 2013

3 TIROS DE 10KM + 4:1 (30KM DE BIKE - 7,5 KM DE CORRIDA)


Mantendo o mesmo pace, mais uma vez o Projeto 4:1 e os treinos para a Maratona de Búzios preencheram a planilha do final de semana.

Sábado (3 X 10km)

A estrutura do treino deste sábado, após o aquecimento, era a seguinte:
3 tiros de 10km com 20 minutos de descanso entre eles.

O ritmo almejado durante os tiros era algo próximo ao de meia-maratona e o tempo de “descanso” seria dividido em 5 minutos de trote (desaquecendo) + 10 minutos para hidratação + 5 minutos de trote (reaquecendo).


Longe de ser um descanso, esse intervalo de 20 minutos só “ajuda” a piorar as coisas (simulando as dificuldades encontradas numa maratona) já que provoca um enrijecimento nos músculos, principalmente os das pernas.

Junto com Chico nos primeiros 10 km
Não bastasse tudo isso, para executá-lo teria como companheiro o impiedoso (rs) Chico.

Pouco depois das 5:00 da manhã eu e meu arqui-inimigo de faixa iniciamos nossos giros em torno do C.T. Pinicão.

Mestre Carlinhos já em nosso treino de barro/ladeira  de hoje (terça-feira)
Para cada tiro foram necessárias 20 voltas, mas a tarefa ficou muito mais aprazível com a aparição do Mestre Carlinhos, que mesmo impossibilitado de correr tão forte quanto nossos 3 tiros exigiam, deu o maior show de solidariedade, alegria e motivação ficando ao nosso lado (e berrando em nossos ouvidos) até o final do treino.

1º tiro
40’10
2º tiro
40’30
3º tiro
43’42

Domingo (30Km de bike + 7,5km de corrida)

Continuando sua escalada paulatina, o 4:1 desta semana baseou-se em Stella Maris e mais uma vez contou com a participação do corredor-ciclista Rubem Fernandes.

Para facilitar a participação do amigo, evitando que acabasse pedalando mais do que o combinado, comprometi-me a ir de carro buscá-lo (junto com sua bike) em sua casa.


Com Rubem em Buraquinho
Às 6:00 da manhã partimos de Stella para uma viagem circular de ida e volta à Praia de Buraquinho, indo pela Paralela / Estrada do Coco e retornando pela orla.

Em pouco mais de uma hora já estávamos de volta.

Estacionadas as bikes, era hora de zarpar para nossos 7,5 km de corrida e a tia Lalá, que por não se tratar de repetir cidade nos treinos, havia aceitado meu convite (a última corrida foi há uma semana entre Tucano e Caldas do Jorro, rs), já nos aguardava pronta para o passeio.


Titia Lalá chegando para fazer os 7,5 km da corrida
Apesar de ser em ritmo muuuuito mais tranqüilo, o percurso utilizado para cumprir a parte de corrida foi o mesmo utilizado para correr com Chico na última quarta-feira (naquela ocasião fizemos duas voltas) e mesclou asfalto e dunas.

Atravessando as Dunas
Entramos nas Dunas pela Alameda das Praias e (novamente de uma forma circular) retornamos para casa via Abaeté, Farol de Itapoan, tendo, na passagem pela Praça do Poeta, aproveitado para prestar nossa homenagem/reverência a Vinícius de Morais pelo seu centenário de nascimento.




Até a próxima!



No C.T. com Chico e  Valdir que também estava treinando por lá

Saindo do asfalto

Trilha para o Abaeté



Linda

Chegando na Lagoa do Abaeté


Novamente no asfalto

No CT sendo ajudado por Rubem (que fez 20 km ) para evitar o "capote" de Chico no 3º tiro de 10k





Passando pela praia de Ipitanga



passando em Vilas



Quase chegando



Rafinha preste a retirar do ouvido um objeto estranho









Luan

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

PELAS ESTRADAS

Rafinha e Luan
O Dia das Crianças deste ano caiu justamente em um final de semana em que os pequeninos não seriam “meus”, restando-me então o consolo (depois de ficar o máximo possível agarrado a eles na sexta-feira) de poder viajar ao interior do Estado para encontrar a “tia” Lalá, e, claro, como não podia deixar de ser, mandar uns treininhos pelas estradas.



Sábado: Valente x Tanquinho (4 vezes)

O longão desse sábado prometia novas emoções. Na planilha enviada por Marcelo Augusti constavam 40km (alternando 3km fortes com 2km fracos).

Nunca havia corrido tantos quilômetros em fartlek e sequer poderia imaginar um treino assim, mas é incrível o poder que exercem em mim as palavras do Mestre, basta trocar alguns emails e, simplesmente, mais que sair convicto de que poderei cumprir a missão, começo a achar que não será tão difícil.

Só para ficar em dois exemplos, foi assim nos 92km do Dique e nos 7 tiros de 5km.

Garrafas d´agua penduradas atrás da placa
Para facilitar a logística da hidratação escolhi na BA-120 um trecho de 5km entre Valente e o entroncamento de Tanquinho, deixando em cada uma das extremidades do percurso (por sinal, bem servido de ladeiras) 1 litro de água.

Em frente a Pousada Boi Valente comemorando os 40k
Cada ida e volta perfaziam 10km (6 fortes / 4 fracos) e as parciais foram as seguintes:
1ª volta
48’44
2ª volta
50’19
3ª volta
53’18
4ª volta
55’10
Total: 3h27’31
40km
Abaixo, um vídeo do Circuito.

Finalizado o treino do sábado, seguimos viagem para a cidade de Tucano. Ali, além do almoço em família, à noite participaríamos da festa de 10 anos de Rafael (um dos afilhados da tia Lalá) com direito a D.J. e tudo mais.


Mas não era só isso, cumprindo a sina de colocar gente pra se movimentar, disparei convite para a amiga e colega de trabalho Mirela para dar uma “desenferrujada” nas pernas numa corridinha entre Tucano e Caldas do Jorro.

Domingo: Tucano x Caldas do Jorro

Depois de deixar um carro no Jorro (olha a logística aí, gente!) voltei a Tucano com a tia Lalá para o local combinado com Mirela para fazermos nossa largada.

Na Praça em Tucano prontos para largar

- Há dois caminhos para chegar a nosso destino, qual iremos fa...?
Antes de completar a frase, a titia, que não costuma repetir cidades nos treinos e ultimamente nem mesmo Estados (a última corrida dela foi em Alagoas, no mês passado) foi logo respondendo:
- O menor, o menor!

Sensibilizado com os gritos de pavor, deixei de lado as informações relativas a tempo estimado, distância, etc e puxei o time para o Jorro via caminho mais curto.



Foi perfeito!

Trote ultragostoso, conversa boa e um apoio incrível dos motoristas na rodovia (passei mais de 03 horas correndo à beira da pista no dia anterior e não recebi nem metade das buzinadas), acho que o povo daquelas bandas aprecia por demais o esporte (rs).
As meninas fazendo a alegria dos camioneiros
Com pouco mais de uma hora e um gosto muito bom de quero mais, fechamos os 8,5km de corrida, encerrando nosso passeio com um gostoso banho nas águas termais (48ºC) de Caldas do Jorro.


No paraíso das águas quentes

Até a próxima!
Pedrinho e Rafael

Treino com Chico no CT Pinicão, único off-road da semana. Neste dia, sem contar as pequenas pausas  foram 10 km  de tiros em 35'

Voando no CT (e quase o short indo junto) que teve a grama recentemente cortada

Meninos exibindo seus presentes

Não confundir com Tucano (por causa do nariz) este Ginásio fica em Valente



Com Rodrigo no 4:1 desta semana (26 bike - 6,5k correndo) debaixo de muita chuva







Miranda (pai da tia Lalá) entre as meninas