segunda-feira, 30 de julho de 2012

DOMINGO NO PARQUE COM O SALVADOR PRÓ-MARATONA


A paixão pela corrida e a crença de que nossa cidade merece uma Maratona foram os principais ingredientes responsáveis pelo sucesso no encontro do Salvador Pró-Maratona dentro Parque Metropolitano de Pituaçu neste domingo. 

Com a "titia"Lalá no show Conceito.com
Às 5:00 da manhã fui prematuramente arrancado da cama (havia chegado do show de Zeca Baleiro e Lenine há apenas 50 minutos e tencionava me "esbaldar" na cama até às 5:10 rs) por um telefonema de um dos integrantes do Movimento.

Curtindo Lenine e Zeca Beleiro com a filhota
Envolto numa bruma pesada, tive enorme dificuldade para responder algo compreensível, mas, após algumas breves ligações, dirigi-me ao banheiro para uma chuveirada fria, confiante que a chuvosa noite de sábado não provocaria tantas baixas em nosso evento.

O treino de 30k seria dividido em duas voltas no Parque e dentro do horário previsto já estávamos lá providenciando os últimos detalhes, como pendurar faixa, arrumar os itens de hidratação na bike e ministrar curso de “direção em meio a corredores” (rs) a Júnior (filho de Joel), que substituiria nosso querido ciclocinegrafista Rodrigo.

Pataro, Éverton, Chico, eu, Cris, Ivone, Alan, Edmilson, Carlinhos, Vitório, Marcelo, Valdir, Ângela, Deja, Lucas, Gil, Joel e (na bike) Júnior
Aos poucos iam chegando todos que estavam previstos para sair na primeira volta. Embora dividido entre recepção e ajustes, é impossível não notar a indisfarçável felicidade do grupo pelo reencontro, que rapidamente contagia até mesmo os "novatos”.

Às 6:40, após os registros de costume, foi dada a largada dos primeiros 15km. Surpreendentemente a maioria estava ali para duas voltas e esse crescente aumento de pessoas que estreiam novas distâncias em nosso Movimento, junto com as amizades construídas durante estes desafios, são os maiores frutos colhidos em nossa luta até aqui.



Finda a primeira volta, por conta de compromissos e/ou momento do treinamento individual, alguns tiveram que nos deixar, mas expressões ouvidas por lá como: "vocês salvaram meu domingo", "ganhei o dia" só confirmavam a mensagem que vinha estampada no rosto de cada um.

Cris, Ivone e eu
Éverton e Lucas
Quem não resistiu à tentação foi o Marcelo, da Zum Zaravalho, que, animado com a parceria que fizera na primeira volta, resolveu ficar para a segunda e completar, pela primeira vez, 30km.

Marcelo Mercês e Vitório Gauss
No momento em que a galera liderada por José Amâncio ingressou no grupo para fazer a segunda volta pude ouvir outra frase que representa bem como chama atenção a nossa felicidade por estarmos ali:  "Que galera animada, nem parece que já fizeram 15k!".
Preparando-se para a segunda volta com a chegada de Amâncio, Palmira, Dielmo, Luís Brito,  Délio Pinho e Ellen
Mesmo sem conseguir explicar, nós corredores sabemos quanta força e entusiasmo pode gerar um simples grito de incentivo, então é importante ressaltar que, principalmente para os que iam fazer os 30km, a visão de "sangue novo" na brincadeira representa uma senhora injeção de ânimo e justifica completamente a felicidade.

Após reabastecermos a "aerobike" com água e gatorade e fazermos novos registros, uma vez mais,  partimos.


Sabendo que Amâncio e sua trupe tinham ido para fazer 10km, eu e Gil, retribuindo o carinho do pessoal por ter marcado presença conosco apesar do pouco tempo que dispunham no dia de ontem, estivemos com eles até a placa do km 5, onde fizeram meia volta e nos despedimos. Sorri para o amigo Gil dizendo: "Agora é a gente". O riso é porque já sabemos que nestes encontros, em que costumamos nos revezar entre fotografar e incentivar os que estão mais lentos, o fartlek é garantido e havia chegado a hora da aceleração.


Imprimindo um ritmo forte, somente no km 11 fomos alcançar o grupo (Pataro, Ivone e Deja) que ia à nossa frente. Alegres com o reencontro ajustamos o pace com a galera e logo depois alcançamos Vitório e seu novo amigo Marcelo. Novo ajuste e, afinados, nós 07 fechamos mais essa maravilhosa festa.



O segredo de tanta felicidade? As palavras de Palmira Farias (que esteve conosco pela primeira vez) com certeza podem aclarar o caminho para a descoberta:
"Correr com vocês no Parque Pituaçu entre árvores, sentindo o cheiro de terra úmida, cheiro de folhas, CHEIRO DE PESSOAS QUE SÃO FELIZES FAZENDO COISA TÃO SIMPLES E MARAVILHOSA COMO SIMPLESMENTE CORRER... Foi tudo de bom!"


Elias (que ajudou com a bike na segunda volta) Júnior, Angélica (esposa de Gil e a galera das 02 voltas (30k)
Obrigado a todos!













quarta-feira, 25 de julho de 2012

SALVADOR PRÓ-MARATONA FESTEJANDO AS OLIMPÍADAS (CONVITE)

retirado do site www.melhorescoisas.com

Apesar de ser 27 de julho o dia oficial da abertura das Olimpíadas de Londres, hoje já começou a luta pelas medalhas. Com uma sonora goleada na seleção de Camarões (5 x 0), o time de Marta e Cia anunciou aos brasileiros que é chegada a hora de torcer e vibrar por nossos atletas nessa que é a maior festa do esporte mundial.

As provas do atletismo acontecerão entre os dias 03 e 12 de agosto e terão como ápice a Maratona masculina (a feminina será um domingo antes) que, como sempre, fechará os Jogos Olímpicos.

Nos próximos dias novas histórias serão escritas e os olhos de todo o mundo estarão voltados para a Capital Inglesa. 


Ninguém consegue ficar imune à magia Olímpica. Mesmo quem não tem o esporte como sua praia transforma-se em ferrenho torcedor-atleta-técnico e, para celebrar este tempo mágico, o Movimento Salvador Pró-Maratona fará neste domingo um treino de 30km no Parque Metropolitano de Pituaçu.

Serão necessárias duas voltas no Parque para completar o treino. Para quem não quer ou não pode fazer os 30km, resta ainda a possibilidade de participar do Evento fazendo apenas uma volta (15km).

Não foram feitas camisetas específicas para esta data. Sugerimos o uso de camisas de eventos anteriores e, aproveitando o ensejo, que se use e abuse do verde e amarelo.


Providenciaremos água, gatorade e maltodextrina e, a despeito de podermos deixa-los no estacionamento, estamos tentando fechar com nosso staff-ciclocinegrafista para que ele conduza a bike acompanhando os participantes dentro da trilha. De toda forma é aconselhável que cada um use seus habituais cintos e/ou mochilas de hidratação.

Pedimos aos interessados que confirmem sua presença até o próximo sábado, aqui ou através do email bikeselva@hotmail.com, informando-nos qual(is) volta(s) pretendem fazer. 

PROGRAMAÇÃO:

29/07/2012 (Domingo)

06:00 / 06:25 - CONCENTRAÇÃO (próximo ao km 0)

06:30 / 06:35 - LARGADA DA PRIMEIRA VOLTA

08:00 / 08:10 - LARGADA DA SEGUNDA VOLTA (nova passagem no km 0)




Todos são muito bem vindos!!!

Festejando a dobra da meia Farol a Farol


II Corrida Circuitos da Folia


Dunas 7 set




Add caption
Largada da Maratona do dia 15/11

domingo, 22 de julho de 2012

"DESCANSO" ESTRATÉGICO / TRIAÇÃO DE FEIRA DE SANTANA

Imagem retirada do blog Revista Desafio

Com sessões de tiros de 400 e 1.000m (terça-feira) e de 2.500m (sexta-feira) foi dado o pontapé inicial para os 10km de Jacobina no dia 26 de agosto.

Já há alguns anos venho utilizando a estratégia de destinar os meses de julho e agosto para treinos que visam “baixar tempo” nessa distância que é referencial para qualquer corredor (quem é que nunca fez ou ouviu a pergunta: “Qual seu tempo nos 10”?).

De janeiro a junho foram 06 competições (todas com RP e/ou pódio – vide tabela abaixo) e após um primeiro semestre inteiramente dedicado a treino para provas de longas distâncias, essa “pausa” servirá também para reenergizar corpo e mente, preparando-os para enfrentar os desafiantes treinos para as 24h de Campinas (em novembro), principal objetivo deste segundo semestre.

A primeira grande mudança sentida nestes meses é a diminuição do treino semanal, que cai para “apenas” 04 dias, com sessões mais curtas, porém (glup! rs), muito mais intensas.

O lado bom é que sobra mais tempo para a famigerada (rs), mas tão importante musculação, que no meu caso substituo pelo Body Pump.

O outro lado não tão bom é o medo que estes intervalados me inspiram. Costumo dizer que em vésperas de longão durmo e acordo feliz, já quando no outro dia a planilha marca tiros de 400 metros, por exemplo, além da insônia, quando chega a hora de sair da cama o temor vai crescendo e muitas vezes me pergunto se não dá para “passar nessa”. Uma voz lá de dentro me responde com outra pergunta: “Não é para baixar tempo (ainda que sejam alguns segundinhos)?”.

Convencido de que não há como fazer uma omelete sem quebrar os ovos, sigo para o cadafalso, digo, a Pista de treino.

Bem, mas se há algo que torna esta tarefa mais fácil é ter companhia para executá-la e disso não posso reclamar. Há um mês e meio fora de casa, nas últimas semanas venho tendo o privilégio de correr com a galera da Triação de Feira de Santana.



O grupo é grande e com bons corredores, conheci-os num destes dias de trotes pós-double. Havia saído para um treino de 30 minutinhos quando avistei, vindo na direção contrária, umas pessoas correndo num ritmo bem uniforme, apesar da timidez, gritei para o pessoal que ia pegar “uma carona com eles”, dei meia volta e lá se foi por água abaixo o trotinho de meia hora (rs). Na hora da separação recebi convites para aparecer no próximo treino.


Claro que não perdi a oportunidade e naquele sábado já estávamos juntos novamente num treino de 17km. Como chegara em cima da hora, só no retorno é que fui apresentado ao responsável pela equipe, o Professor Cleyton Medeiros, por quem fui acolhido com muita simpatia.

com Alexandre

Havia apenas uma semana desde a double 84, como eu já havia falado dela com seus alunos, o Cleyton começou a me fazer perguntas, ora sobre a prova ora  sobre meu treinamento.

A conversa estava tão boa que, embora estivesse com pressa para ir ao Fórum Eleitoral iniciar os trabalhos com as urnas eletrônicas, fui-me deixando ficar por ali enquanto o pessoal começava a bater em retirada, e foi assim que acabamos tendo uma enorme surpresa (Senta que lá vem estória!).

Falando sobre a prova do Rio, num dado momento dizia para o Cleyton da coincidência de haver terminado os últimos 07km ao lado de um vizinho (ler post anterior) que fazia parte da Triação de Salvador. “O nome dele é...... Éverton” (lembrei-me).

Para meu espanto o Prof. Cleyton exclamou:
“- É, o Éverton e fulano de tal estavam fazendo a Maratona.”

E acrescentou:
“- Encontrei com ele no Leblon”.

Surpreso, pois até aquele momento não havia entendido que o Cleyton estivera na Capital carioca no domingo passado, devolvi-lhe:
“- Ah! Você estava lá também?”

Concomitantemente ao sim que ouvia como resposta, me dei conta de que no Leblon eu já estava ao lado do Éverton e perguntei-lhe se não teria me visto. Foi quando finalmente caíram nossas fichas (ou baixaram os créditos): não era a primeira vez que estávamos nos vendo ou conversando.

Simultaneamente exclamamos:
“- Ah, foi você... (rs)”.

Foi tão engraçado que os últimos corredores que por ali estavam aproximaram-se para tentar entender o que estava acontecendo.

Lá no Rio, logo que passei a correr ao lado do Éverton, apareceu “um cara” da Equipe perguntando-lhe em tom meio preocupado se estava tudo bem com ele.

Ouvi o Éverton dizendo que sim, enquanto enaltecia minha presença ao seu lado e virei-me para ratificar sua resposta, observando para o inquisidor que da forma tranquila que vinha correndo e papeando o valente Éverton, ninguém poderia supor que era apenas sua primeira maratona.

Sorrindo aliviado, “o cara” entregou-nos duas garrafinhas com líquidos alaranjados que, mesmo sem saber exatamente do que se tratava (até hoje ainda não sei rs), mandei goela abaixo e, diga-se de passagem, caiu muito bem naquele momento, e seguimos nosso caminho.

Já adivinharam não é? O “cara” era o Cleyton. Êita mundo pequeno!

Prof. Cleyton
Rimos muito da coincidência. E é claro que o testemunho do Professor deu maior credibilidade à estória dos 84km que aquele “forasteiro” contara.

***

O trabalho aqui em Feira está com os dias contados. Agradeço a companhia da galera da Triação nesses dias (ainda temos treinos juntos), mas não vejo a hora de voltar a correr pelas ruas de minha cidade, onde hoje aconteceu a Meia Maratona Caixa da Bahia, com a presença de diversos amigos tanto de lá quanto de cá.

Boa semana a todos!

CORRIDAS 1º SERMESTRE 2012
JANEIRO
12 - Corrida Sagrada: 6,8km em 25’15 (RP)
22 - Beach Cross Jd de Alah: 5,5km em 33’41 (RP e Pódio - 1º na categoria 40/44)
MARÇO
04 - Meia Maratona Internacional de São Paulo: 1h24min23 (RP)
17 - Corrida Cidade de Aracaju 25Km: h45min55 (RP)
ABRIL
1 - Maratona de Santiago: 03h05min45 (RP)
JUNHO
3 - 29ª Maratona de Porto Alegre: 03h03min31 (RP)
9 - Meia Maratona Running Daventura: 01h41min57 (Vice-Campeão 40/44)



à direita Dr. Fábio Falcão da Zona  Eleitoral - 74 - Ipirá
Rafa e Luan Habib's de Feira